Acesso Rápido

    Fiikipedia: MEU FUNDO DESABOU. E AGORA?

    Fiikipedia: MEU FUNDO DESABOU. E AGORA?

    Antes de iniciar o Fiikipedia desta semana, gostaria de convidá-los a participar, ao vivo, da nossa Live logo mais, às 21h, pois teremos convidados especiais: Tiago Schietti e Rafael Giaretta, da Horus GGR, responsáveis pelo FII GGRC11.

    Na semana passada, falamos sobre Flipagem, mecanismo usado por investidores que buscam ganhos de curto prazo, o que, via de regra, provoca grandes oscilações no mercado.

    Curiosamente, hoje vamos falar sobre uma questão que pude perceber, nas últimas semanas, com certa intensidade, em alguns Fundos Imobiliários: grandes correções de preços, provocando quedas expressivas.

    Conheço uma frase e trago uma pequena fração dela a vocês: “A experiência é uma grande escola onde as lições são caras”.

    Não quero entrar no mérito caso a caso (FII a FII), mas entendo que seja nosso dever fiduciário procurar trazer sempre um pouco mais de “Luz” ao mercado, até porque SUNO, em Esperanto, significa SOL.

    A bem da verdade, nessas horas, o frio na espinha é imediato, até mesmo para investidores com mais experiência. Ninguém gosta de ver o patrimônio derreter.

    Agora, imaginem como fica o investidor recém-chegado no mercado?

    O pânico é iminente. O sono se torna mais pesado à noite.

    Eu conheço uma ferramenta importante que deve ser lembrada, a cada minuto, por todos nós: EDUCAÇÃO!

    O Conhecimento é, na maioria das vezes, o grande antídoto para as variações de mercado, pois, nessas horas, “saber o que está fazendo” é mais importante do que qualquer outra premissa específica imposta ao decidir investir em um Fundo “A” ou “B”.

    Não quero aqui dizer que todo investidor deve ficar buscando respostas a cada movimento do mercado, mas estar ciente de suas escolhas, riscos e oportunidades é fundamental.

    Como acompanho o mercado de perto, pude perceber um movimento de forte queda que, por coincidência ou não, se repetiu com 10 a 15 Fundos Imobiliários, alguns deles chegando a desvalorizar mais de 20% nas últimas semanas.

    O sinal amarelo se torna inevitável e os questionamentos chegam como uma enxurrada para todos nós, mesmo considerando que a Diversificação foi devidamente aplicada previamente.

    Curioso mesmo é perceber que muitas destas “dúvidas” deveriam ter sido esclarecidas “antes” de se investir.

    Em um primeiro momento, o comportamento óbvio e reativo de qualquer investidor “comum” é o sentimento de comprar mais para baixar o preço médio, até com a esperança de sair da posição mais adiante.

    Sim, a queda pode ser uma oportunidade. Mas nem sempre!

    A regra “caiu, comprou!” não é absoluta e deve ser ponderada caso a caso.

    Entenda que a correção dos Preços pode ser um ajuste (precificação) face à realidade e projeção futura para o Fundo Imobiliário.

    Chegamos, então, para o ponto central do Fiikipedia desta semana: Avaliar o contexto do Fundo e seus desdobramentos.

    Para muitos, isto tudo é uma grande colcha de retalhos, e, para outros, soa como música. A sintonia é conquistada com estudo, leitura e debates.

    É daí que deriva todo este processo Educativo que buscamos construir dia a dia, isto é, queremos investidores que tenham capacidade reflexiva e que sejam capazes de tomar decisões seguras e consistentes ancoradas em uma estratégia de longo prazo.

    As ferramentas estão disponíveis diante de seus olhos. Observe que as informações são apresentadas de forma cristalina e com profunda riqueza de detalhes para boa parte dos FIIs listados no mercado.

    E você… está reservando uma pequena parte do dia para cuidar do seu patrimônio? Reflita sobre isto.

    O bom e velho mantra de que “Investir é uma maratona, não uma corrida de 100 metros” deve sempre ser lembrado.

    Parabéns aos sobreviventes!

    Afinal, somos todos vencedores!

    ESPERO POR VOCÊ!

    Participe de nossas Lives, no Canal do Youtube da Suno Research, sobre Fundos Imobiliários às quintas-feiras às 21h e aproveite para tirar ainda mais dúvidas sobre tudo que foi abordado neste artigo.

    Além disso, temos Relatórios e Radares bem completos que são publicados semanalmente, trazendo destaques dos principais Fundos Imobiliários negociados no mercado brasileiro.

    Marcos Baroni
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *