Acesso Rápido

    Fiikipedia – Maratona da Quarentena

    Fiikipedia – Maratona da Quarentena

    Fiikipedia

    Prof. Baroni – 30 de abril de 2020

    Maratona da Quarentena

    Nesta semana, encerro a Maratona da Quarentena. Foram diversas Lives realizadas com objetivo único e exclusivo de trazer informações dos fundos imobiliários com base na visão de Gestores e outros formadores de opiniões do mercado. Nosso aprendizado foi incrível! Obrigado a todos que me ajudaram a desenvolver este trabalho.

    – 27-04 – Time de Gestão da Hectare (HCTR11)

    https://www.youtube.com/watch?v=7b3jT-0AFCo&t

    – 28-04 – Time de Gestão da VBI Real Estate (RVBI11)

    https://www.youtube.com/watch?v=LoIIlu7T-qA&t

    Em tempo, realizamos duas Lives nesta semana e, hoje, farei a última:

    – 30-04 – Fernando Crestana (BTG Pactual)

    https://www.youtube.com/watch?v=Y30DitY2hv4

    Minicurso: Valuation e Precificação de Ativos

    Inscreva-se no nosso minicurso gratuito de Valuation e aprenda os principais conceitos sobre como avaliar ativos e empresas do jeito certo!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Uma frase muito conhecida no mercado de capitais é que “investir não é uma corrida de 100 metros, e sim uma maratona”. Foi nisto que pensei ao decidir fazer esta maratona de Lives durante esta quarentena – mostrar a todos vocês que a nossa jornada é longa. Não há atalhos.

    Acredito que informação de qualidade é, na maioria das vezes, o melhor caminho para se tomar decisões, seja lá qual for. Cada investidor tem seu perfil e caberá a ele mesmo fazer seu próprio juízo de valor e saber como suas decisões vão proporcionar um sono tranquilo (ou não).

    O “teste do travesseiro”, a meu entender, é a premissa zero que cada investidor deve ter em mente.

    Proponho a você um desafio final: anote 03 grandes aprendizados que você obteve nesta crise e/ou durante as Lives. Sugiro que faça em formato de tópicos para facilitar e, se puder, peço que me envie por e-mail logo em seguida: [email protected]

    Tenho absoluta convicção que várias lições foram aprendidas.

    Desde os momentos iniciais desta pandemia, fiz contatos com profissionais experientes e todos eles foram claros (e unânimes) em dizer de que o impacto na vida das pessoas seria imediato e, portanto, iria acelerar mudanças em todo o planeta.

    Os negócios, os comportamentos, enfim, tudo será ressignificado.

    Os nossos fundos imobiliários passarão por testes, uma vez que os setores econômicos serão impactados de alguma forma e com uma devida intensidade. Não há imunidade. Peço que não enxerguem isto como pessimismo e sim como uma leitura da realidade.

    Sim, vamos superar as dificuldades. Paciência será o nome do jogo. Via de regra, no longo prazo, ativos reais tendem a superar ativos financeiros, uma vez que a geração de renda se torna uma força motriz de crescimento dos benefícios dos juros compostos em uma carteira previdenciária.

    Os FIIs serão testados de diversas formas. Todos os efeitos colaterais na economia real ainda não são conhecidos.

    Não quero encerrar esta quarentena tentando fazer previsões, apesar de acreditar que esta crise pode possuir 05 derivadas, embora ainda estejamos entre a segunda e a terceira.

    Por outro lado, tudo poderá mudar em segundos, assim que medicações e vacinas se tornem realidade. Estou otimista de que a humanidade encontrará uma solução nos próximos meses. Mentes brilhantes não foram destruídas.

    Vou encerrar esta quarentena com a mesma mensagem que comecei: “um dia de cada vez”.

    Bons investimentos e bons estudos a todos!

    Marcos Baroni
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *