Acesso Rápido

    Fiikipedia – Kit de sobrevivência

    Fiikipedia – Kit de sobrevivência

    Fiikipedia

    Prof. Baroni – 07 de maio de 2020

    Kit de sobrevivência

    Inicialmente, destaco uma Live realizada ontem eu canal no Youtube com meu grande amigo Danilo Bastos, co-autor do Livro Guia Suno Fundos Imobiliários. Além disto, recebemos 04 convidados os quais foram sorteados em nossas redes sociais. Foi muito legal! Vale conferir.

    E ainda: o livro (Guia Suno FIIs) pode ser baixado gratuitamente até amanhã (08/05/2020), não perca esta oportunidade:

    Live:


    Livro: https://bit.ly/3cb39XJ

    Vários investidores tem me perguntado se há algum porto seguro nesta crise. Infelizmente, esta pandemia mudou a rotina das pessoas e irá provocar um grande rearranjo da economia, perspectivas e valores em todo o planeta.

    Na prática, a percepção de segurança (e conforto) também mudará, aliás, já mudou de alguma forma. Inclusive, este foi um dos temas discutidos na Live de ontem à noite.

    Claro, poderemos ter novas mudanças após uma medicação eficiente ou a liberação de uma vacina. Contudo, até lá, é muito difícil traçarmos todos os efeitos colaterais na economia real ao longo dos próximos meses.

    Tenho comentado que esta crise tem 05 grandes derivadas, são elas:

    1. Lockdown
    2. Concessões e diferimentos
    3. Inadimplências
    4. Crise de crédito
    5. Descontrole fiscal

    E-book: Invista como Warren Buffett

    Baixe gratuitamente o nosso ebook e aprenda os conceitos por trás da estratégia de Warren Buffett, o maior investidor de todos os tempos!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Quero querer que poderemos passar pelas 05 derivadas, embora eu esteja otimista de que iremos superar em algum momento entre a terceira e quarta. Vale monitorar.

    Os fundos imobiliários não estão imunes. Afinal, somos consequência de uma economia forte. Note que os principais dois grandes bancos brasileiros anunciaram quedas nos lucros na ordem de 40%.

    O kit de sobrevivência, a meu juízo, é buscar ampliar ao máximo a diversificação da sua carteira com os melhores ativos possíveis, de tal forma que você passe pela crise, partindo do pressuposto de que a visibilidade continua baixa, embora já tenhamos alguns dados econômicos.

    Infelizmente, ainda não temos um ETF de fundos imobiliários no Brasil, mas acho que esta crise deixará uma grande lição quanto a esta classe de ativos que proporciona uma natural diversificação ao investidor de forma a ponderar os principais ativos listados, seja pelo porte (valor de mercado) ou mesmo por sua liquidez.

    Procurar escolher os melhores FIIs é difícil? Sim, de alguma forma. Porém, eu quis trazer o máximo de gestores nas Lives e, além disto, entendo que já estamos fazendo um longo trabalho educativo nas redes sociais que irá te dar o devido conforto para escolhas seguras.

    Chegou a hora de você colocar em prática tudo que tem aprendido ao longo destes meses (ou anos). Na verdade, todos nós estamos em constante aprendizado, mas é importante “colocar a teoria em prática” para que você possa consolidar sua experiência.

    Acertar ou errar faz parte da vida do investidor – o mais importante é que você tome decisões com base no seu conhecimento adquirido. Treine, pratique e vá em frente.

    Em resumo: seu kit de sobrevivência é a diversificação seletiva, ou seja, busque bons fundos imobiliários e se mantenha vivo, financeiramente, nesta crise.

    Marcos Baroni
    Compartilhe sua opinião
    1 comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Bilionário 7 de maio de 2020

      “e se mantenha vivo” é a dica principal nessa crise!

      Responder