Fiikipedia

Fiikipedia: Fundos imobiliários – por onde começar?

By 4 de outubro de 2018 No Comments

Nesta semana, teremos uma Live bem diferente – teremos a presença daqueles que participaram do projeto Guia Suno Fundos Imobiliários (Danilo Bastos, Jean Tosetto e Tiago Reis). Vamos debater a importância de materiais focados aos iniciantes e como isto poderá desenvolver ainda mais a indústria de fundos imobiliários no Brasil.

Clique aqui para participar da transmissão ao vivo

No Fiikipedia desta semana, pedi ao nosso amigo JEAN TOSETTO, que foi o editor do livro, para nos prestigiar com um texto até como forma de homenagear os novos investidores que estão chegando ao mercado. Vejam na sequência:

O mercado financeiro caminha para ter 200 mil CPFs inscritos na Bolsa de São Paulo que operam com fundos imobiliários. Este é um número que vem crescendo desde o segundo semestre de 2016 e coincide com o surgimento da Suno Research, uma casa independente de pesquisas sobre investimentos em renda variável apoiada no seguinte tripé: análises fundamentalistas das empresas de capital aberto, cultura de longo prazo e atenção para os fundos imobiliários.

O Professor Marcos Baroni é o grande responsável pela seção dedicada aos fundos imobiliários, escrevendo artigos semanais para o acervo da Fiikipedia, que junto com as Lives no YouTube tem levado conhecimento prático sobre esta modalidade de investimentos seguros e rentáveis.

Neste esforço de apresentar os fundos imobiliários para cada vez mais pessoas, juntou-se o investidor Danilo Bastos, aviador profissional com experiência comprovada no mercado de capitais. Parceiros nesta jornada, Baroni e Bastos escreveram o Guia Suno Fundos Imobiliários, que tive o prazer e a honra de editar.

Depois de duas décadas trabalhando como arquiteto posso afirmar, sem falsa modéstia, que elaborar um projeto é uma tarefa trivial para mim, afinal de contas, já fiz isso centenas de vezes. Mas um projeto arquitetônico não tem nada de trivial: são milhares de aspectos que um arquiteto deve coordenar e pesar para chegar a um resultado que seja profissionalmente correto.

Um arquiteto em começo de carreira naturalmente enfrenta certas dificuldades em função da falta de prática e experiência. Tal aspecto nenhum livro pode suplantar. O mesmo acontece com o investidor de fundos imobiliários: não existe conteúdo teórico que lhe vacine contra certas decisões tomadas que podem representar um equívoco. Neste campo de atividade a experiência e a vivência de mercado contam muito.

Por vezes recebo em meu escritório clientes que me fazem perguntas que considero banais, dado que já as respondi milhares de vezes. Lembro sempre de me colocar no lugar das pessoas para notar que, o que é banal para mim, é crucial para quem pergunta pela primeira vez.

É neste sentido que compreendo o Guia Suno Fundos Imobiliários. Este livro não é voltado especificamente para quem já é fluente neste tipo de investimento, com alguns anos de janela fazendo aportes mensais para complementar sua carteira previdenciária – embora para este público a obra seja de grande valia também. No entanto, este livro é, sobretudo, voltado para aqueles que ainda sentem um frio na barriga só de pensar em transferir o dinheiro economizado no mês para a conta da corretora.

Pessoalmente já estive neste grupo de investidores, fazendo os primeiros aportes como se estivesse vendado num quarto escuro, segurando na mão de um mestre, confiando plenamente nas recomendações da própria Suno Research, através dos relatórios diligentemente elaborados pelo Professor Baroni.

Aqui reside a beleza da proposta da Suno: ao invés de centrar esforços para mistificar o mercado de capitais para aumentar a base de assinantes absolutamente dependentes, a jovem empresa age na direção contrária para democratizar o acesso de pessoas comuns ao mercado financeiro, através de livros e cursos que aumentam a autonomia dos investidores para as tomadas de decisões.

No caso dos fundos imobiliários, a Suno festeja os quase 200 mil CPFs que investem neste segmento, mas ela sabe que ainda existem milhões de brasileiros fora de um jogo que vale a pena ser jogado.

Como editor e primeiro leitor do Guia Suno Fundos Imobiliários, sou testemunha do que o trabalho do Baroni e do Bastos pode fazer pelos novatos, que poderão dar seus primeiros passos na Bolsa sabendo muito bem onde estão pisando e para onde estão indo.

Para estes ainda lhe faltarão a experiência e a prática recorrente? Sim. Mas a boa notícia é que o Baroni estará por perto, seguindo com seus artigos para o Fiikipedia e com sua Lives prestigiadas no YouTube.

Neste sentido estamos vivendo bons tempos. Tempos de investir em fundos imobiliários ainda na condição de pioneiros. De 200 mil para milhões de brasileiros, nós ainda somos pioneiros e estes são os que colhem as melhores safras numa terra naturalmente fértil e arada pela primeira vez.

ESPERO POR VOCÊ!

Participe de nossas Lives, no Canal do Youtube da Suno Research, sobre Fundos Imobiliários às quintas-feiras às 21h e aproveite para tirar ainda mais dúvidas sobre tudo que foi abordado neste artigo.

Além disso, temos Relatórios e Radares bem completos que são publicados semanalmente, trazendo destaques dos principais Fundos Imobiliários negociados no mercado brasileiro.

Compartilhe a sua opinião
Marcos Baroni

Marcos Baroni

Marcos Baroni, professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos. Graduado na área de Tecnologia da Informação e pós graduado em Educação, investe no mercado financeiro desde o início de sua carreira e há 10 anos leva conhecimento por várias cidades do Brasil sobre como conquistar a Independência Financeira.