Fiikipedia

Fiikipedia: Educação para os filhos – Um tijolinho de cada vez

By 11 de outubro de 2018 No Comments

Aproveite o Dia das Crianças para uma reflexão

Nesta semana, teremos a nossa tradicional Live, com perguntas e respostas, sobre os fundos imobiliários e suas perspectivas futuras, comentando os últimos acontecimentos dos ativos listados no mercado.

Link Direto para a Live – 11 de outubro de 2018 às 21h

Antes de iniciar o artigo, quero trazer a vocês uma ótima notícia. Nas últimas semanas, fizemos dois relatórios especiais sobre RISCOS em fundos imobiliários para a nossa base de assinantes. A aceitação foi tão boa que a Suno Research decidiu abrir mão dos Direitos Autorais e compartilhar com todo o mercado.

Basta clicar neste link para receber os relatórios.

Dizem que não há um Manual Completo explicando todas as regras e critérios de tudo que devemos levar em consideração para educar um filho.

Eu procuro seguir uma das filosofias do saudoso Dr. Içami Tiba que dizia que educar um filho é dar exemplos – é o que eu procuro fazer com os meus dois meninos.

Não é fácil.

Vamos acertar e errar várias vezes ao longo da vida, mas educar não é um jogo de soma zero.

Pelo contrário, e até fazendo uma analogia com os fundos imobiliários, são tijolinhos que vão sendo colocados todos os dias.

Talvez eu não tenha autoridade para falar sobre este tema, até porque não sou especialista da área, mas me senti motivado a abordar este assunto no Fiikipedia desta semana, de “peito aberto” até para que possamos provocar a reflexão às vésperas do Dia das Crianças.

Entendo até que educar financeiramente seja ainda mais desafiador, visto que as crianças são estimuladas a consumir boa parte do dia nas telas de seus tablets, celulares e TVs – a grande pergunta é: o que você, como pai ou mãe, está fazendo, de fato, para educar seus filhos quanto às finanças e quanto ao futuro?

Tenho certeza de que você educa seu filho sobre como se comportar à mesa, na escola com os colegas, ou mesmo na festinha de aniversário.

Mas, como educar para o futuro previdenciário deles, até porque o “Brasil do amanhã” terá uma previdência pública cada vez mais comprimida, independentemente de qualquer governo que se avizinha?

Usar a velha estratégia do porquinho (cofrinho)?!?

Será que este é um bom ponto de partida?!?

Entendo que o melhor ponto de partida é conseguir fazer o seu filho enxergar o VALOR das coisas.

Sim, o VALOR, e não o PREÇO.

Aliás, este é um tema recorrente no mercado, não é mesmo?

Warren Buffett disse, certa vez, que “Preço é o que se paga e Valor é o que se leva”.

Concordo com ele. O contexto é diferente, mas a premissa é a mesma.

Talvez você tenha de dar dois passos atrás e entender, de fato, como isso poderá ajudar na educação de seus filhos.

Os seus filhos precisam saber o que um simples brinquedo pode trazer de benefícios (retorno). Procure negociar com eles que poderão ter mais benefícios gastando menos.

Este será o primeiro grande passo e a primeira grande conquista.

Em um segundo momento, comece a trabalhar tangibilidade e o controle da vaidade de seus filhos.

Passe ao lado de um prédio de um fundo imobiliário e faça a provocação: “Filho, já pensou que podemos comprar um pedacinho deste prédio?”.

Explique. Mostre a ele que não é nada produtivo ter vaidades. Amanhã, ele será “dono” de vários prédios espalhados pela cidade, e que isso não o fará melhor e nem pior que seus amiguinhos.

No entanto, seu filho estará dando um importante passo em direção ao próprio futuro – isso o tornará diferente da média.

Como disse, não sou especialista no tema. Não quis trazer um longo artigo altamente fundamentado e recheado de exemplos.

Ao contrário – a minha ideia no Fiikipedia desta semana foi apenas tentar criar um gatilho reflexivo em homenagem ao Dia das Crianças e como os papais e as mamães estão cuidando de seus filhotes.

ESPERO POR VOCÊ!

Participe de nossas Lives, no Canal do Youtube da Suno Research, sobre Fundos Imobiliários às quintas-feiras às 21h e aproveite para tirar ainda mais dúvidas sobre tudo que foi abordado neste artigo.

Além disso, temos Relatórios e Radares bem completos que são publicados semanalmente, trazendo destaques dos principais Fundos Imobiliários negociados no mercado brasileiro.

Compartilhe a sua opinião
Marcos Baroni

Marcos Baroni

Marcos Baroni, professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos. Graduado na área de Tecnologia da Informação e pós graduado em Educação, investe no mercado financeiro desde o início de sua carreira e há 10 anos leva conhecimento por várias cidades do Brasil sobre como conquistar a Independência Financeira.