autarquia
Por: Marcos Baroni

Decisões certas

Quero convidá-los a assistir a Live que fiz com o Brunno Bagnariolli, gestor da Mauá Investimentos. Pudemos falar sobre o fundo imobiliário MCCI11 e o mercado de CRIs no Brasil. Vale conferir no link abaixo:

Live:

Antes de iniciarmos o artigo desta semana, não poderíamos deixar de comentar sobre o novo índice de fundos imobiliários que a Suno lançou hoje!
O Suno 30 FII’s (SUNO30) chega para ser uma referência mais atualizada e mais simples de entender que as existentes. É um benchmark robusto em um mercado que cresceu exponencialmente nos últimos anos.

Conheça mais do nosso indicar no link: https://www.sunoresearch.com.br/indice-suno-30-fiis/

Além disso, quero lembrar que o Fiikipedia é um espaço colaborativo, que tem como objetivo central levar conhecimento a todos investidores, considerando que há sempre vários pontos de vista diferentes para se ter sucesso no mercado de capitais.

Como sabem, gosto de convidar formadores de opinião a escreverem algum artigo semanal, especialmente quem faz contato pelas redes sociais, até como forma de incentivar o compartilhamento do conhecimento.

Hoje, o artigo, cujo tema é bastante diferente do habitual, foi escrito por Rafael Sampaio, onde abaixo, destaco seu Blog e Instagram:

https://rafaelmsampaio.wordpress.com/

https://www.instagram.com/rafaelmsampaio/

Salve Fiikipedianos! Meu nome é Rafael Sampaio e a convite do Professor Baroni escrevi o Fiikipedia dessa semana para vocês.

Sou jogador profissional de poker a mais de 06 anos e estou investindo em renda variável há dois anos e meio. Alguns conceitos essenciais do poker fizeram com que investir em renda variável se tornasse mais fácil para mim.

Um desses conceitos é o valor esperado de cada decisão.

Em um resumo bem simples, o poker se baseia em tomar a melhor decisão possível no momento em que a ação está em você. Dessa forma, cada opção que temos em uma situação tem valores esperados diferentes. O objetivo seria escolher sempre a opção com o maior valor esperado.

O que acontece, no entanto, é que devido a variância do jogo, tomar as decisões com o maior valor esperado não garantem que você vai conseguir ganhar dinheiro a curto prazo. Porém, a longo prazo, a tendência é que você consiga bons resultados.

Esse é um conceito que me ajudou muito quando comecei a investir em fundos imobiliários. Quando decidimos aportar dinheiro em um FII temos que procurar a melhor opção do momento. Fazendo um paralelo com o poker, seria como se estivéssemos escolhendo a decisão com maior valor esperado.

Assim como no poker, precisei entender que tomar as melhores decisões ao escolher FIIs não iria garantir que eu teria bons retornos. Mas a longo prazo, era o que tinha mais chances de acontecer, desde que eu tivesse paciência e confiasse nas minhas decisões.

E-book: Investindo em Fundos Imobiliários

Baixe gratuitamente nosso ebook sobre os Fundos Imobiliários e conheça a forma mais simples e efetiva de se investir em imóveis!

Para ter mais confiança ao se jogar poker, preciso estudar constantemente minhas decisões e procurar por erros. Preciso de muito senso crítico para analisar as jogadas e ter a mente aberta para mudar quando percebo algo que está me custando dinheiro.

Considero que tanto o senso crítico quanto a mente a aberta são essenciais para quem deseja se tornar um bom investidor também. Ao utilizar o senso crítico para analisar FIIs de forma constante, você irá verificar se os fundamentos que te fizeram comprar ainda se mantém.

E, em caso de deterioração dos fundamentos você precisará ter a mente aberta para mudar de ideia em relação a decisão que tomou anteriormente.

Dessa forma, você se sentirá mais confiante em relação aos seus investimentos, pois os estará monitorando constantemente, aumentando as chances de auferir bons retornos.

Quando você consegue separar as coisas que você controla das que você não controla tudo fica mais fácil. Isso é crucial e deve ser lembrado sempre que possível.

Ao escolher um fundo imobiliário não temos como saber o que vai acontecer com ele exatamente. Você faz a sua análise e procura tomar a melhor decisão. Essa é a parte que você controla.

O que você não controla é o que vai acontecer de fato.

Quando um investimento acaba não entregando o retorno que você esperava, é importante voltar ao momento da decisão e ver se com as informações que você tinha naquele momento a sua escolha fazia sentido.

Não temos como prever o futuro e se culpar por coisas que você não controla é uma forma muito ineficiente de utilizar o seu tempo. Se você está tomando boas decisões, eventualmente os resultados virão.

Depende de você ter paciência e disciplina para esperar até eles chegarem.

Telegram Suno
Marcos Baroni

Marcos Baroni é analista CNPI, especialista em Fundos Imobiliários da Suno Research e professor há 22 anos em cursos de graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos. Formado na área de TI e com especialização em Educação, investe no mercado financeiro desde o início de sua carreira. Há 12 anos, leva conhecimento por várias cidades do Brasil sobre como conquistar a independência financeira através dos fundos imobiliários como ativos geradores de renda passiva e formação de patrimônio.

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs
building

eBook GratuitO

Investindo em

Fundos
Imobiliários

Descubra como receber dividendos mensais dos melhores imóveis do Brasil

Frame

NÃO VÁ EMBORA AINDA...

Inscreva-se e receba Grátis conteúdo exclusivo sobre Poupança, Ações, Economia e muito mais!