Por: Marcos Baroni

Fiikipedia: Como Avaliar um Fundo Imobiliário?

Nesta semana, irei receber JOANA MATTOS SILVA da NEWMARK GRUBB BRASIL. Vamos debater sobre as perspectivas para o mercado imobiliário e contextualização dentro do universo dos FIIs Listados. Atenção ao fato de que a LIVE será um pouco mais cedo (17h).

JOANA MATTOS SILVA – Responsável pela Avaliações e Consultoria na Newmark Grubb Brasil, atuando em todo o território Brasileiro. Responsável técnica por Avaliações de Projetos Especiais e Escritórios e todos os outros segmentos do mercado imobiliário, fundos imobiliários e de private equity. Arquiteta formada pela Faculdade de Belas Artes, com diversos cursos voltados a avaliação imobiliária e MBA em Administração de Empresas pela MAUA em 2009. Membro da RICS – Royal Institution of Chartered Surveyors e Certified Valuer pela mesma instituição.

LIVE – SUNO RESPONDE (09/maio/2019 às 17h)

Esta é uma das perguntas mais comuns que recebo por parte das pessoas que nos acompanham, especialmente os iniciantes que estão chegando no mercado agora e desejam montar uma Carteira de Fundos Imobiliários.

Me desculpem, mas talvez eu possa frustrá-los com a minha resposta. Vocês me conhecem já há algum tempo, portanto, irei direto ao ponto e farei um artigo objetivo e sintético.

  • Não há fórmula mágica.
  • Não há um roteiro pronto.
  • Não há métricas únicas.

Em resumo: a avaliação de um Fundo Imobiliário não é algo linear, isto é, não adianta querer parametrizar tudo como se houvesse uma regra padrão para se chegar a uma carteira perfeita.

A boa notícia é: não fique angustiado com a “sua” carteira.

Eu conheço centenas de pessoas que investem em Fundos Imobiliários. Tenho vários amigos investidores e posso te afirmar:

NÃO há carteiras absolutamente iguais.

Isso reforça a minha tese de que a estruturação e manutenção da carteira é algo “vivo” e que deverá permanecer assim ao longo da vida previdenciária (acumulação e fruição) dos investidores.

Porém, entendo que há sim uma forma razoável para se construir uma Carteira de Fundos Imobiliários, vejamos:

  • Leia pelo menos 4 Relatórios Gerenciais desde que o Fundo foi lançado no mercado. A partir disto, avalie a consistência e transparência das informações.
  • Veja se as distribuições (renda) desde o lançamento do Fundo são estáveis e, preferencialmente, crescentes.
  • Faça contato com o Gestor e converse sobre os ativos do Fundo (imóveis, CRIs, etc.). Você terá um importante pilar confirmado (ou não) da capacidade destes profissionais cuidarem do seu patrimônio.
  • Ao final, acesse pelo Google Maps os endereços dos imóveis e faça o seu próprio juízo de valor da região. A partir disto, procure ponderar a real importância do ativo (operação) para os locatários.

Tenhamos bom senso: não se aprende a avaliar e escolher Fundos Imobiliários da noite para o dia.

Uma das mais importantes lições que posso transmitir a vocês neste momento é: aos poucos você se “acostuma” com tudo isto e a análise ficará, naturalmente, mais refinada com base no “seu perfil”.

Por isto, particularmente, insisto na tese da Educação Financeira e procuro oferecer informações diárias a todos vocês – é uma tática para que você fique cada vez mais próximo(a) dos Fundos Imobiliários e se “acostume” o mais rápido possível.

É um processo intensivo de ensino. Acredite, funciona!

Agora, o ponto mais importante deste artigo: Por mais perfeita que esteja a sua carteira hoje, procure revisá-la entre uma e duas vezes ao ano. É um processo que te “manterá no jogo” por mais tempo e o colocará acima da média geral do mercado.

E, por fim, lembre-se de acessar a nossa playlist no canal do Youtube, que visa mapear os principais FIIs do mercado.

Marcos Baroni

Marcos Baroni é especialista em Fundos Imobiliários. Professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos. Graduado na área de Tecnologia da Informação e pós-graduado em Educação, investe no mercado financeiro desde o início de sua carreira e há 10 anos leva conhecimento por várias cidades do Brasil sobre como conquistar a Independência Financeira.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

181 artigos
Ações

FIIs

48 artigos
FIIs

eBook GratuitO

Investindo em

Fundos
Imobiliários

Descubra como receber dividendos mensais dos melhores imóveis do Brasil

Suno Black

Uma assinatura, todo o conteúdo, isso é o Suno Black para você!

Seja black e tenha acesso a todas as nossas assinaturas e carteiras recomendadas atuais e que ainda serão lançadas.

Suno Black

tudo.

Uma assinatura, todo o conteúdo, isso é o Suno Black para você!

Seja black e tenha acesso a todas as nossas assinaturas e carteiras recomendadas atuais e que ainda serão lançadas.