Por: Marcos Baroni

Fiikipedia: BATE BOLA – Perguntas e Respostas Parte 12 (final)

Teremos algumas mudanças importantes quanto às nossas Lives. A partir de agora, serão edições quinzenais, sendo a esta primeira prevista para 16/01/2020. A outra mudança é que irão ocorrer no meu canal (https://www.youtube.com/channel/UCSXdP8V4jRaw-8YMTpa6glw).

Aproveitem para se inscreverem!

O Fiikipedia continua a sequência destas últimas edições com um bate bola de perguntas e respostas frequentes contando com as contribuições dos nossos amigos GUTENBERG NETO e PEDRO HORDONES, que me ajudaram a coletar dúvidas, bem como na elaboração das respostas.

Como investir em FIIs?

O investimento em FIIs é realizado através de uma corretora. O investidor pode participar da oferta pública inicial de um FII que esteja começando ou pode comprar cotas no mercado secundário de outros investidores que estejam interessadas em se desfazer de suas participações por um determinado preço.

Investindo em Fundos Imobiliários

Quais são os tipos de fundos imobiliários existentes?

  • Fundos de Renda: São fundos que possuem participação direta em imóveis, e obtêm uma renda a partir desses ativos. São também conhecidos como fundos de tijolos.
  • Fundos de Recebíveis Imobiliários: Esses fundos investem em recebíveis imobiliários (CRIs), que são títulos de renda fixa lastreados em imóveis. São considerados “fundos de papel”, pois não possuem ativos físicos.
  • Fundos de Fundos: São fundos que investem em outros fundos. Ao investir em um FOF, você está comprando uma cesta imobiliária com vários outros ativos. Os gestores geram resultados da própria renda dos FIIs no portfólio e em relação ao ganho de capital (giro de posições).
  • Fundos de Desenvolvimento: Esses fundos captam dinheiro para investir na construção de imóveis e, posteriormente, obter um ganho através da venda dos mesmos.

Qual a melhor corretora para se investir em FIIs?

Não tem resposta direta, porém, é importante que o investidor procure por corretoras que não cobrem taxas de corretagem e custódia. Atualmente, há várias com custo zero. Vale destacar que a corretora é só um meio de acesso ao sistema de compra e venda (Home Broker), portanto, o investidor deve avaliar critérios subjetivos e técnicos, dentre eles: atendimento, estabilidade do sistema e qualidade do aplicativo para celular.

Se a corretora quebrar, perco meu dinheiro?

Não, visto que a corretora é só o “veículo” para compras e vendas. Todas as cotas ficam custodiadas na CBLC, portanto, o investidor deve entender que ele é um cotista (sócio) e isto não está relacionado à saúde financeira da corretora.

Quais são os primeiros passos dos investidores?

O ponto mais relevante para o iniciante é entender os principais conceitos antes de começar a investidor. conhecimento básico é fundamental para este primeiro passo. Há duas fontes de pesquisas no próprio website da Suno Research, além do próprio Fiikipedia. Veja:

https://lp.sunoresearch.com.br/ebook-investindo-em-fiis/

https://lp.sunoresearch.com.br/minicurso-investindo-fiis/

E, por fim, lembre-se de acessar a nossa playlist no canal do Youtube, que visa mapear os principais FIIs do mercado – https://bit.ly/2PTjZPM

Telegram Suno
Marcos Baroni

Marcos Baroni é analista CNPI, especialista em Fundos Imobiliários da Suno Research e professor há 22 anos em cursos de graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos. Formado na área de TI e com especialização em Educação, investe no mercado financeiro desde o início de sua carreira. Há 12 anos, leva conhecimento por várias cidades do Brasil sobre como conquistar a independência financeira através dos fundos imobiliários como ativos geradores de renda passiva e formação de patrimônio.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

209 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs
building

eBook GratuitO

Investindo em

Fundos
Imobiliários

Descubra como receber dividendos mensais dos melhores imóveis do Brasil

Frame

NÃO VÁ EMBORA AINDA...

Inscreva-se e receba Grátis conteúdo exclusivo sobre Poupança, Ações, Economia e muito mais!