Por: Marcos Baroni

Fiikipedia: BATE BOLA – Perguntas e Respostas Parte 6

Nesta semana, irei receber o Gestor EDUARDO MALHEIROS da HABITAT Partners para debater sobre a estratégia do Fundo HABT11, bem como do mercado de CRIs High Yield (Loteamentos e Multipropriedades).

SUNO RESPONDE (02/10/2019 às 9h)

O Fiikipedia continua a sequência destas últimas edições com um bate bola de perguntas e respostas frequentes contando com as contribuições dos nossos amigos GUTENBERG NETO e PEDRO HORDONES, que me ajudaram a coletar dúvidas, bem como na elaboração das respostas.


POSSO INVESTIR NO IFIX?

Atualmente, não há nenhuma maneira de investir diretamente no IFIX, ao contrário do que ocorre com os principais índices de ações. O investidor que quiser replicar o desempenho do índice precisará investir em cada um dos FIIs que compõem o índice de forma manual, assim como fazer o balanceamento dos mesmos. Em resumo, não há um ETF de FIIs.

O QUE É RENDA MÍNIMA GARANTIDA (RMG)?

A Renda Mínima Garantida (RMG) é um instrumento pelo qual o gestor do FII se compromete a pagar um valor mínimo mensal por algum período de tempo, independente do resultado do fundo. Muitas vezes é utilizado no início das operações do fundo, como uma forma de remunerar de alguma maneira os seus cotistas mesmo enquanto ainda não estiver gerando renda por conta própria. Foi uma mecânica muito utilizada no passada, mas hoje não temos mais esta prática. Em alguns casos específicos, quando um ativo está em desenvolvimento, ainda pode ocorrer este prêmio de locação por parte do empreendedor até a plena entrega do ativo ao fundo.

NÃO POSSUO RENDIMENTOS MÍNIMOS PARA DECLARAR IMPOSTO DE RENDA. MESMO ASSIM PRECISO DECLARAR MEUS FIIS?

Sim. A partir do momento que você mantenha FIIs em custódia, é necessário realizar a declaração do Imposto de Renda, independente dos seus rendimentos anuais ou outros bens que possua.

PORQUE A COTAÇÃO CAIU MUITO APÓS AS COTAS DA SUBSCRIÇÃO SEREM INTEGRALIZADAS?

Alguns investidores realizam uma Flipagem no momento da integralização das cotas. Isso ocorre quando eles decidem se desfazer das cotas recém-adquiridas logo após recebê-las. Um dos motivos é o fato de que, geralmente, as cotas adquiridas em uma emissão possuem algum desconto em relação ao mercado, o que pode oferecer uma oportunidade de lucro rápido para quem se utiliza da Flipagem. Para o investidor com foco no longo prazo, não há motivos para se desesperar, e o natural é que a volatilidade se normalize em pouco tempo.

A PARTIR DO MOMENTO QUE EU EXERCER MEU DIREITO DE SUBSCRIÇÃO, EU JÁ TENHO QUE TER O DINHEIRO NA CONTA DA CORRETORA?

Via de regra, o dinheiro será debitado na data de liquidação, porém, cada Corretora trabalha de um modo diferente, podendo exigir suas garantias de forma antecipada, portanto entre sempre em contato com sua Corretora e fique por dentro do procedimento.

É POSSÍVEL ALUGAR COTAS DE FIIS ASSIM COMO AS AÇÕES?

No momento não é possível alugar cotas de FIIs nem mesmo “operar vendido” com o uso de derivativos. De toda forma, há um estudo por parte da B3 de implementar isto, porém, não há nada com data confirmada.

PARA COMPRAR COTAS DE UM FII PRECISO TER O DINHEIRO DISPONÍVEL IMEDIATAMENTE NA CORRETORA?

Os FIIs seguem a mesma regra de liquidação do mercado de ações, onde o dinheiro só é debitado dois dias úteis após a compra das cotas. Portanto, pelas regras da B3, o dinheiro não precisa estar disponível imediatamente. De qualquer forma, é preciso entrar em contato com a sua Corretora para saber se esse tipo de operação será liberado, pois pode ser que eles não disponibilizem uma margem e exijam o dinheiro na conta no ato da compra.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ADMINISTRADOR E GESTOR DE UM FII?

A Administrador é o responsável fiduciário, ou seja, lida com questões burocráticas, garantindo o seu funcionamento e adequação à legislação existente. O Gestor é quem cuida dos investimentos do portfólio e toma as decisões estratégicas referentes ao mesmo, isto é, oferece inteligência imobiliária ao fundo.

Na próxima semana, responderemos mais perguntas que os investidores têm me feito. Mande a sua dúvida para o e-mail [email protected] e participe! Nosso objetivo é propagar conhecimento.

E, por fim, lembre-se de acessar a nossa playlist no canal do Youtube, que visa mapear os principais FIIs do mercado

 

 

Marcos Baroni

Marcos Baroni é especialista em Fundos Imobiliários. Professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos. Graduado na área de Tecnologia da Informação e pós-graduado em Educação, investe no mercado financeiro desde o início de sua carreira e há 10 anos leva conhecimento por várias cidades do Brasil sobre como conquistar a Independência Financeira.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

205 artigos
Ações

FIIs

52 artigos
FIIs

CHEGOU A

ACESSE E DESCUBRA AS OFERTAS IMPERDÍVEIS QUE PREPARAMOS PARA VOCÊ!

não perca tempo! As ofertas terminam em:

DIAS
 HOR
 MIN
 SEG

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA DESCOBRIR: