Fiikipedia: Comprar Imóveis Físicos ou Fundos Imobiliários?
Por: Marcos Baroni

Fiikipedia: as pessoas e os negócios vêm e vão, mas os imóveis ficam!

Nesta semana, vou trazer alguns esclarecimentos no início da Live, e depois farei uma entrevista com Ricardo Reis, um dos maiores especialistas em imóveis do Brasil.

LIVE – SUNO RESPONDE (31/JAN/2019 às 21h)

Esta frase não é minha – ela é do meu amigo Ricardo Reis. Indo além, o conceito completo é ainda mais fascinante:

“As pessoas e os negócios vêm e vão, mas os imóveis ficam! E, se bem administrados, gerando renda e patrimônio por gerações.” (Ricardo Reis)

Ricardo Reis é formado em Engenharia Civil e Produção, Ciências da Computação e Direito. Possui MBA em Finanças e Direito Corporativo pelo Ibmec. Cursou Real Estate Management na Harvard Business School. Montou sua própria incorporadora aos 23 anos. Atua há 35 anos em incorporação, construção e vendas de prédios. Já atuou como corretor no Brasil, Flórida e Nova York. É conselheiro independente do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Sua família tem mais de 100 anos no mercado imobiliário, incorporando e investindo. Professor da Infomoney – XP Investimentos, com o curso Lucre com Imóveis, e onde tem o programa semanal Imóveis, de entrevistas com referências do mercado imobiliário.


Um dos pontos mais discutidos no universo dos Fundos Imobiliários é sua real capacidade de geração de renda na perpetuidade. Isto é, será que um imóvel é mesmo capaz de gerar renda ao longo dos anos?

Claro que esta dúvida faz total sentido, até porque quem investe em FIIs, via de regra, está buscando uma carteira com visão previdenciária.

E se, lá na frente, o seu plano falhar?

Eis a importância do nosso trabalho frente à Suno Research – uma das minhas maiores missões é conseguir articular as necessidades dos investidores frente à capacidade dos Gestores.

Particularmente, procuro me relacionar com todos eles, até para que eu possa sempre mostrar a importância de, cada vez mais, trazer informações atualizadas e ser diligente nos ativos do portfólio dos Fundos.

Isso não é uma cobrança em vão. Pelo contrário. Entendo que este é o papel de todos os cotistas, ou seja, buscarem informações sobre os seus imóveis.

Imóveis tendem a ficar velhos ao longo do tempo e perderem valor. Há de se fazer um trabalho incansável para sustentar a tese da perpetuidade.

Sei que não é uma tarefa fácil. Este é um dos principais motivos de insistirmos tanto na tese de que os Gestores precisam ter DNA imobiliário, justamente para conseguirem agregar valor ao produto.

Hoje, até como forma de completar o conceito do artigo desta semana, trago também uma resenha do trabalho do Ricardo Reis, como forma de complementar o artigo do Fiikipedia desta semana.

Livro LUCRE COM IMÓVEIS Ricardo Reis

IMPORTANTE: O Fiikipedia é uma coleção de ideias. Aqui, todos têm voz. É um espaço aberto e colaborativo onde todos que fomentam a indústria de FIIs no Brasil têm espaço.

O motivo principal deste trabalho é inspirá-lo, apresentando formas de lucrar com imóveis de maneira descomplicada. Vamos construir, nesta obra, o conhecimento em ordem lógica, iniciando pelo mercado imobiliário, passando por formas de investimento, estratégias e negócios, para concluir com as tendências, os desafios e oportunidades. Tudo bem fundamentado e com diversos casos práticos.

Você vai adquirir conhecimento, analisando experiências positivas e negativas a fim de acertar onde outros já acertaram e não errar onde outros já erraram. Aproveitará também os estudos de casos, aprendendo as estratégias com maior probabilidade de serem vencedoras para ter sucesso em seus investimentos imobiliários.

Quanto melhores forem seus investimentos, mais seu dinheiro trabalhará por você. A maioria dos ricos do mundo investe em imóveis pelos resultados consistentes, que aumentam na proporção do ganho de conhecimento e experiência. Descubra formas de começar ou aprimorar seu caminho para a independência financeira.

Desejo uma boa leitura e que você, sua família e sucessores, todos possam construir patrimônio e renda, lucrando com imóveis, para gradualmente conquistar mais liberdade financeira, conforto e tranquilidade, a caminho da prosperidade, por gerações.

E, por fim, lembre-se de acessar a nossa playlist no canal do Youtube, que visa mapear os principais FIIs do mercado.

ESPERO POR VOCÊ!

Participe de nossas Lives, no Canal do Youtube da Suno Research, sobre Fundos Imobiliários às quintas-feiras às 21h e aproveite para tirar ainda mais dúvidas sobre tudo que foi abordado neste artigo.

Além disso, temos Relatórios e Radares bem completos que são publicados semanalmente, trazendo destaques dos principais Fundos Imobiliários negociados no mercado brasileiro.

Marcos Baroni

Marcos Baroni é especialista em Fundos Imobiliários. Professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos. Graduado na área de Tecnologia da Informação e pós-graduado em Educação, investe no mercado financeiro desde o início de sua carreira e há 10 anos leva conhecimento por várias cidades do Brasil sobre como conquistar a Independência Financeira.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

181 artigos
Ações

FIIs

48 artigos
FIIs

eBook GratuitO

Investindo em

Fundos
Imobiliários

Descubra como receber dividendos mensais dos melhores imóveis do Brasil

Suno Black

Uma assinatura, todo o conteúdo, isso é o Suno Black para você!

Seja black e tenha acesso a todas as nossas assinaturas e carteiras recomendadas atuais e que ainda serão lançadas.

Suno Black

tudo.

Uma assinatura, todo o conteúdo, isso é o Suno Black para você!

Seja black e tenha acesso a todas as nossas assinaturas e carteiras recomendadas atuais e que ainda serão lançadas.