Hoje vamos receber um convidado que terá muita informação preciosa para compartilhar com todos que nos acompanham – MARCOS SILVESTRE – um dos melhores planejadores financeiros do Brasil. É de extrema importância saber avaliar os nossos objetivos. Esta Live será útil para toda a vida!

O PROF. MARCOS SILVESTRE é economista pela USP, com MBA em Bancos, Finanças e Controladoria pela FIPECAFI. Pensador e educador focado em sabedoria, transformação e prosperidade, desde 1991 é diretor da EKNOWMIX® Educacional. Fundador e coordenador do movimento educacional Vamos Prosperar® e do movimento filantrópico Vamos Partilhar®, é Mentor do Clube de Coaching LifeTurn® do PROVE® e do Clube de Coaching Money® do PROFE®. Ele é autor de bestsellers educativos e comunicador da BandNews FM, apresentando os programas Na Ponta do Lápis, que aborda Economia Popular e Finanças Pessoais, e Por Conta Própria, que trata de Empreendedorismo e Gestão da PME. Em 2003 casou-se com Luciane, com quem tem dois filhos: Rachel e Alexandre, além dos peludinhos Spucky e Lord.

LIVE – SUNO RESPONDE (17/JAN/2019 às 21h)

Com a escalada na quantidade de novos investidores chegando ao mercado de renda variável, em especial no universo dos Fundos Imobiliários, é natural que as dúvidas, mesmo que simples de serem resolvidas, sejam recorrentes.

Por este motivo, optei por dedicar o Fiikipedia desta semana aos novatos, até pelo fato de recebermos, em nossos canais de atendimento, uma quantidade relevante sobre os mesmos temas. Serei objetivo e direto.

Dúvida nº 01 – Entrei no sistema da B3 e na minha Corretora, e agora está aparecendo alíquota de 20% na Renda dos FIIs. O que fazer?

Não precisa fazer nada. O provisionamento irá ocorrer, mas, no dia do pagamento, a Corretora irá repassar o valor líquido de Imposto de Renda. Na verdade, os Fundos Imobiliários são tributados em 20%. No entanto, a Lei 11.196/05 foi criada para isentar os FIIs em determinadas condições, são elas: Pessoa Física com menos de 10% das cotas, além de que o Fundo tenha mais do que 50 cotistas e seja listado na B3.

Dúvida nº 02 – Preciso pagar um DARF caso o valor líquido apurado no lucro tenha sido menor do que R$ 10?

Não, não precisa pagar. A Lei 9430/96 (Art. 68) deixa isso bem claro. Vale lembrar que o valor (lucro) será acumulado para ajustes futuros, mesmo que isto transite de um ano para outro.

Dúvida nº 03 – Eu preciso ficar com as cotas até o dia do pagamento da renda (distribuição mensal)?

Na verdade, você precisa “dormir” posicionado com as cotas após o anúncio da distribuição pelo Administrador do Fundo. Por exemplo, foi comunicado a mercado, no dia 31/01, que a renda será paga no dia 15/02. Você precisa “dormir” com as cotas entre 31/01 e 01/02. Após isto, você poderá vendê-las e, mesmo assim, terá direito sobre a renda. O inverso é verdadeiro, isto é, se você comprar as cotas a partir do dia 01/02, você “não” terá direito.

Dúvida nº 04 – Um Fundo Imobiliário pode quebrar?

A princípio, um Fundo Imobiliário pode ficar sem caixa – isto não é necessariamente “quebrar ou falir”, até porque existe o patrimônio que lastreia a estrutura. Nestes casos, uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) será convocada para liquidarem parcial ou totalmente o patrimônio do Fundo “OU” fazerem uma nova emissão de cotas no sentido de aumentar o caixa para arcar com as despesas atuais/futuras. Via de regra, isto acontece em FIIs de pequeno porte com expressiva vacância. Em casos específicos, isto também pode ocorrer quando há necessidade de grandes reformas.

Dúvida nº 05 – Eu preciso reinvestir a dinheiro no mesmo Fundo que recebi a renda dentro do mês?

Na verdade, você pode investir a renda no mesmo FII se preferir, mas não é obrigatório. Pelo contrário. Um dos pontos mágicos dos FIIs é justamente a possibilidade de realizar as melhores compras ao longo do mês nos FIIs que estejam apresentando as melhores oportunidades de risco/retorno. Lembre-se que é fundamental procurar manter a diversificação proposta para a carteira, mesmo que, entre um mês e outro, fique desajustada.

A princípio, estas são as cinco dúvidas mais comuns que estou habituado a receber. De toda forma, fiquem à vontade para enviar novas dúvidas e, se for o caso, posso fazer novos artigos sobre o tema. Basta enviarem um e-mail para marcos.baroni@sunoresearch.com.br

E, por fim, lembre-se de acessar a nossa playlist no canal do Youtube, que visa mapear os principais FIIs do mercado

ESPERO POR VOCÊ!

Participe de nossas Lives, no Canal do Youtube da Suno Research, sobre Fundos Imobiliários às quintas-feiras às 21h e aproveite para tirar ainda mais dúvidas sobre tudo que foi abordado neste artigo.

Além disso, temos Relatórios e Radares bem completos que são publicados semanalmente, trazendo destaques dos principais Fundos Imobiliários negociados no mercado brasileiro.

Compartilhe a sua opinião
Marcos Baroni

Marcos Baroni

Marcos Baroni, professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos. Graduado na área de Tecnologia da Informação e pós graduado em Educação, investe no mercado financeiro desde o início de sua carreira e há 10 anos leva conhecimento por várias cidades do Brasil sobre como conquistar a Independência Financeira.