Por: Marcos Baroni

Fiikipedia: 10 Perguntas ao Gestor

Hoje, teremos nossa tradicional LIVE com perguntas e respostas. Vamos tirar dúvidas de quem nos acompanha nas redes sociais, bem como daqueles que tiverem, ao vivo, no chat online.

LIVE – SUNO RESPONDE (30/maio/2019 às 21h)

Nas últimas semanas, tivemos a oportunidade de apresentar dois artigos sobre pontos a serem observados nos Relatórios Gerenciais. Entendo que pudemos dar um grande salto em direção a estreitar a relação entre cotistas e seus Fundos Imobiliários.

Hoje, tento chancelar esta nossa “vitória”, trazendo a vocês algumas perguntas que podem ser realizadas aos Gestores. Na verdade, alguns investidores nos questionaram sobre esta dificuldade, isto é, “O QUE” e “COMO” abordar o contato direto com um Gestor.

Como vocês sabem, procuramos selecionar temas com base nos questionamentos recorrentes a fim de trazer ainda mais conhecimento a todos vocês, bem como incentivá-los a terem mais proximidade com uma das classes de investimentos que mais crescem no Brasil.

E-book - Investindo em Fundos Imobiliários

Abaixo, 10 perguntas aos Gestores:

  1. Você pode comentar um pouco mais sobre a história da Gestora?
  2. Qual a escala de importância que os Fundos Imobiliários representam dentro da Gestora?
  3. Quantos profissionais são dedicados, exclusivamente, para cada um dos Fundos Imobiliários, ou é uma equipe que gerencia todos ativos?
  4. Há equipe interna de Engenharia dedicada para acompanhar a manutenção e conservação dos imóveis?
  5. Como vocês avaliam o risco de crédito dos locatários? Esta reavaliação é feita com que frequência?
  6. O que é feito para maximizar a transparência na comunicação com os atuais cotistas?
  7. Vocês contratam Consultoria terceirizada para apresentarem estudos das condições locais do mercado onde estão os imóveis, ou vocês possuem equipe própria para estas avaliações?
  8. Como é o acompanhamento das necessidades dos locatários frente aos ativos? Existem reuniões recorrentes? Com que frequência?
  9. Como é feito o controle dos CRIs presentes no portfólio do Fundo? Existe alguma rotina de acompanhamento junto aos Credores e Emissores (Securitizadoras)?
  10. Como vocês fazem a gestão do portfólio, ou seja, como é avaliada a necessidade de se reciclar ativos (imóveis, CRIs, FIIs, etc.) do portfólio?

Procurei aqui trazer apenas “algumas” perguntas que poderão ser feitas. Eu tenho absoluta certeza que você será capaz de produzir novos questionamentos visando encurtar ainda mais a distância entre você e quem cuida do seu dinheiro.

Bons investimentos!

E, por fim, lembre-se de acessar a nossa playlist no canal do Youtube, que visa mapear os principais FIIs do mercado – https://bit.ly/2PTjZPM

Investindo em Fundos Imobiliários
Marcos Baroni

Marcos Baroni é especialista em Fundos Imobiliários. Professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos. Graduado na área de Tecnologia da Informação e pós-graduado em Educação, investe no mercado financeiro desde o início de sua carreira e há 10 anos leva conhecimento por várias cidades do Brasil sobre como conquistar a Independência Financeira.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

53 artigos
FIIs

eBook GratuitO

Investindo em

Fundos
Imobiliários

Descubra como receber dividendos mensais dos melhores imóveis do Brasil