small caps
Por: Tiago Reis

Fatos sobre Small Caps que todo investidor deve saber

Hoje decidi trazer um pouco sobre as Small Caps, mostrando, portanto, alguns “fatos que todo investidor deve saber”. A seguir, elenco três pontos que julgo de importância relevante no conhecimento acerca delas.

#1 – Menor Liquidez

Em geral, a liquidez média das Small Caps é menor em relação às empresas de maior capitalização de mercado.

Olhando pelo ponto de vista estatístico, quando se coleta os dados de várias empresas a respeito do volume de negociação de suas ações – que indica a liquidez – e o seu valor de mercado, é possível observar que há uma tendência de que a liquidez aumente com o aumento do valor de mercado.

Neste ponto, há um certo ciclo virtuoso com as Small Caps. As empresas que elevam seus resultados e começam a evoluir em aspectos gerais são recompensadas: o mercado passa a pagar mais por elas.

Quando isso acontece, a empresa ganha visibilidade e porte suficiente para outros investidores, que passam a observá-la.

Neste sentido, cabe dizer que os fundos de investimento, por exemplo, possuem limitação para investir em empresas muito pequenas. Imagine um fundo com R$ 10 bilhões sob gestão. Como ele poderia investir em uma empresa que vale R$ 100 milhões? Caso ele comprasse metade da empresa, isso representaria 0,5% de seu portfólio.

Além disso, em um caso de desinvestimento, a falta de liquidez poderia colocar o fundo em situações indesejáveis.

Portanto, quando a empresa começa a mostrar evolução em seus resultados, ela se torna mais valorizada e atrai mais investidores, trazendo uma maior liquidez. Este é o ciclo virtuoso.

#2 – Small Caps apresentaram retorno superior, historicamente

Na média, as ações de menor capitalização apresentaram um retorno superior às Large Caps. Isso pode ser visto tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Veja o gráfico a seguir:

Existem vários aspectos que podem explicar o motivo pelo qual isso acontece. Em geral, empresas menores são acompanhadas por menos analistas e, portanto, há maior possibilidade de que sejam encontradas assimetrias.

No entanto, existem aqueles que defendem que estas empresas costumam ser mais arriscadas. E, em geral, quanto maior o risco, maior o retorno.

#3 – Não existe uma definição formal sobre Small Caps

Até o momento em que este artigo foi escrito, não havia uma definição exata do que é uma Small Cap. Muitos investidores utilizam dois fatores para enquadrar uma empresa nesta categoria.

Um deles é o valor de mercado, que é o preço da ação multiplicado pela quantidade de ações que a empresa tem. O outro é a liquidez. Em ambos os casos, é estabelecido algum limite para que a empresa seja considerada uma Small Cap. No entanto, este limite não é tão claro.

Além disso, existem índices que replicam o desempenho das Small Caps, no entanto, cada um tem seu próprio critério para categorizar as empresas.

No mercado americano, existe uma quantidade muito maior de ações listadas. Por isso, também existem empresas muito pequenas que são listadas. Deste modo, lá ocorre distinção entre outras categorias além de Small Caps: existem as Micro Caps e Nano Caps. Aqui, teríamos pouquíssimas empresas que se classificariam desta maneira, por isso, não é interessante – no momento – fazer esta distinção.

Aprenda como analisar uma ação
Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

2 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Damon 15 de novembro de 2019

    A Oi, hoje é uma small caps.

    Responder
  • Paulo 21 de novembro de 2019

    Muito bom seus artigos. Sempre leio. Showw

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

206 artigos
Ações

FIIs

53 artigos
FIIs

GARANTA ACESSO AOS DESCONTOS EXCLUSIVOS DA CYBERWEEK

não perca tempo! As ofertas terminam em:

DIAS
 HOR
 MIN
 SEG

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA ACESSAR AS OFERTAS:

%d blogueiros gostam disto: