Acesso Rápido

    Fatores de produção: o que são e quais são suas características?

    Fatores de produção: o que são e quais são suas características?

    Basicamente podemos dizer que os fatores de produção são elementos fundamentais ao processo produtivo de um determinado bem material ou serviço.

    Existem três tipos vitais de fatores de produção, são eles: terras, o trabalho e o capital. Sem esses é praticamente impossível o andamento eficiente de uma cadeia produtiva.

    Atualmente, temos também como alguns dos principais fatores o gerenciamento, máquinas, materiais e mão-de-obra.

    Entendendo a importância dos fatores de produção

    Entendendo a importância dos fatores de produção

    Uma das principais características dos fatores de produção é a sua natureza escassa dentro do mercado. Ter um estoque restrito desses insumos limita a capacidade das empresas em atender a todos os anseios dos seus consumidores.

    Dentro do núcleo terra, trabalho e capital podemos obter todos os insumos necessários para a produção de um bem ou serviço.

    No entanto todos esses recursos são escassos em nosso planeta, e por serem restritos e apresentarem uma elevada demanda econômica, os preços cobrados para a obtenção desses insumos geralmente não são baixos.

    E-book: Comece a Investir na Bolsa

    Comece a investir! Saiba tudo que você precisa saber para dar os seus primeiros passos na Bolsa com o nosso Manual Gratuito do Investidor Iniciante!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Na realidade, a principal razão do estudo das ciências econômicas se dá em como melhorar a produtividade e tomar as melhores decisões quanto ao uso desses insumos de produção.

    Adicionalmente, esses fatores também possuem uma série de características em comum, tais como: versatilidade, substituibilidade e complementaridade.

    Logo abaixo descrevemos cada uma dessas características:

    • Versatilidade: é a capacidade que um fator de produção tem em se adaptar a novas situações, ou seja, é a facilidade da sua aplicação em vários tipos de produtos diferentes.
    • Substituibilidade: é referente a capacidade de substituir. Por exemplo, o trabalho braçal por vezes pode ser substituído por máquinas que realizam um serviço específico.
    • Complementaridade: é caracterizado pela capacidade de tornar possível a combinação de trabalho com capital, como por exemplo, o serviço que um operador exerce sobre um trator agrícola ao adubar uma plantação.

    Compreendendo os principais fatores de produção

    Compreendendo os principais fatores de produção

    Como dissemos anteriormente, os três principais insumos da produção são a terra, o trabalho e o capital.

    No decorrer dos anos, e com o avanço da tecnologia produtiva, muitos economistas foram acrescentando uma série de novos fatores que passaram a considerar fundamentais. Porém, até hoje, essas adições não são consenso entre os especialistas e devem ser analisadas caso a caso.

    A seguir, explicaremos cada um dos três principais fatores de produção:

    1. Terra: dentro desse elemento, não está incluso somente as terras agricultáveis ou os terrenos usados para as construções, mas também todo e qualquer recursos que pode ser extraído a partir dela, tais como: minérios, água, florestas, etc.
    2. Trabalho: esse fator inclui tanto as horas dedicadas dos trabalhadores numa produção, como também todas as técnicas e conhecimentos empregados dentro de um processo produtivo.
    3. Capital: Todos os elementos materiais e financeiros que sustentam a produção. Dentre esses recursos podemos citar: equipamentos de informática, tratores, carros, máquinas industriais, etc.

    Portanto, podemos dizer que esses três fatores possuem conceitos extremamente vastos e complementares entre si.

    Porém o grande segredo de um empreendedor de sucesso não é conhecer profundamente esse conceito, mas sim saber empregar os fatores de produção da melhor forma possível, de modo que o possibilite fazer muito mais com muito menos.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    4 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • SIRIO PEREIRA D ASILVA 11 de junho de 2019

      me ajudou muito a esclarecer obrigado Tiago

      Responder
    • Kleber Santos Ferreira 23 de junho de 2019

      Produtividade é quanto se produz em função de quanto de recurso ou fatores foram utilizados na Produção?

      Responder
      • Suno Research 30 de julho de 2019

        Pode-se utilizar nos dois sentidos, embora o mais comum seja considerar os fatores utilizados.
        Abraços.

        Responder
    • Letícia 27 de fevereiro de 2020

      Na verdade são 5 !! Falto Capacidade empresarial e tecnologia

      Responder