factor investing
Por: Tiago Reis

Factor investing: conheça a estratégia de investimento em fatores

Quando falamos de investimentos, existem diferentes tipos de filosofias, estratégias e métodos para se investir. Dentre elas está o chamado do factor investing.

O factor investing, do ponto de vista teórico, é uma estratégia projetada para aumentar a diversificação, gerar retornos acima do mercado e gerenciar riscos. Entretanto, ao mesmo tempo, sua estrutura é baseada em regras e pré-requisitos, o que torna sua aplicação mais simples.

O que é factor investing?

O factor investing, também chamado de investimento em fatores, é uma estratégia de investimento onde a alocação de uma carteira é selecionada com base em fatores que podem afetar o desempenho dos ativos escolhidos.

Segundo essa estratégia, há basicamente dois tipos de fatores que influenciam o retorno de títulos, ações e demais ativos, e que devem ser levados em conta ao se investir:

  1. Fatores macroeconômicos: eventos mais amplos e sistêmicos, que afetariam todas as categorias de ativos conjuntamente;
  2. Fatores de estilo: eventos que afetam as categorias de ativos em específico;
Valuation e precificação de ativos

Portanto, os dois tipos de fatores de investimento são classificados conforme a priorização de diferentes pontos. O objetivo sempre é obter a melhor rentabilidade com a menor exposição ao risco possível.

Como funciona o factor investing?

No investimento baseado em fatores, os fatores são a base da carteira. Quer dizer, eles constituem as forças que geram rendimentos em relação a ativos, ações e obrigações.

Dessa forma, pode-se dizer que o factor investing é um tipo de gestão intermediária entre a Gestão Ativa e a Gestão Passiva.

Isso porque o investimento em fatores busca retornos que estejam acima do mercado aliado com um método de alocação que possa ser estruturado de forma transparente, simplificada e baseada em uma série de regras a serem preenchidas.

Assim, um aspecto que tem favorecido de forma significativa o investimento baseado em fatores é a tecnologia, mais precisamente a área de Tecnologia da Informação (TI). Dessa forma, por meio da tecnologia, podem ser encontrados fatores de rendimento que serão incorporados a diferentes carteiras.

Fatores macroeconômicos do factor investing

Os fatores macroeconômicos que o investidor deve observar são:

  • Crescimento econômico;
  • Taxas reais;
  • Inflação;
  • Crédito;
  • Mercados emergentes;
  • Liquidez.

Fundamentos de estilo do factor investing

Por outro lado, os fatores de estilo alvos do investidor adepto ao factor investing são:

  1. Valor: O fator valor visa capturar retornos excedentes das ações que têm preços baixos em relação ao seu valor intrínseco. Isso geralmente é rastreado por preço de reserva, dividendos e fluxo de caixa livre.
  2. Tamanho: Como empresas menores tendem a crescer mais que empresas maiores, as carteiras compostas por small caps exibem retornos maiores do que as carteiras com apenas large caps. Os investidores podem analisar o fator tamanho observando a capitalização de mercado de uma ação.
  3. Momento: ativos com desempenho alto no passado tendem a mostrar retornos expressivos no futuro. Logo, esses investimentos podem ter um prêmio de risco – já que uma a reversão na tendência dos preços pode causar uma grande queda.
  4. Qualidade: A qualidade de um ativo é alta quando existe dívida baixa, crescimento, geração de caixa e governança corporativa. A qualidade pode ser definida por meio de indicadores financeiros como dívida sobre patrimônio líquido, retorno sobre patrimônio líquido, lucratividade, entre outros.
  5. Volatilidade: segundo estudos, ações com baixa volatilidade obtêm maiores retornos ajustados ao risco do que ativos altamente voláteis.
  6. Dividend Yield: as empresas podem distribuir seu lucro através de dividendos, seja parcialmente ou totalmente, ou reinvesti-lo para expandir suas operações. Logo, é importante diversificar quanto a esse fator ao montar um portfólio.
Aprenda como analisar uma ação

Portanto, factor investing é uma estratégia de investimento baseada em fatores. Esses fatores de investimento orientam a gestão das carteiras. Por outro lado, a tecnologia chegou para democratizar esse meio de investimento, que já era executado no passado por alguns investidores.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

4 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Victor Cordeiro Costa 3 de maio de 2020

    Como nenhum comentário para essa estratégia maravilhosa de investimento? Sensacional. Eu sou da área de TI e criei a minha própria estratégia de Factor Investing baseada em princípios seguidos poe Benjamin Graham, Warren Buffet, Keneth Fishet, Joel Greenblat, Décio Bazin e até mesmo alguns indicadores recomendado por você, Tiago Reis.

    Responder
    • Suno Research 3 de maio de 2020

      Muito legal, Victor!
      Bons investimentos.

      Responder
    • Dani 15 de julho de 2020

      Você fez uma combinação linear ou algo diferente?

      Responder
  • Andrea 28 de julho de 2020

    Obrigada por definir tão sucintamente e claramente o conceito. Uma aula em 3 minutos !!

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

56 artigos
FIIs
kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!