ewz
Por: Tiago Reis

EWZ: conheça o principal ETF brasileiro negociado nos EUA

Para quem quer começar a investir, os ETFS, como o EWZ, BOVA11, SMAL11, entre outros, podem ser ótimas opções.

O EWZ, especificamente, entre os demais ETFs citados, um ativo voltado ao mercado internacional e negociado nos EUA, sendo utilizado principalmente pelos investidores do exterior como uma opção para se investir no mercado brasileiro.

O que é o EWZ?

O EWZ IShares MSCI Brazil é o principal ETF brasileiro negociado no mercado americano. Também conhecido popularmente como “Ibovespa dolarizado“, o EWZ é o fundo de índice mais líquido do mundo ligado a ações de companhias brasileiras.

Basicamente, o objetivo do EWZ é disponibilizar ao mercado internacional uma “cesta” de ações das principais empresas brasileiras reunidas em um mesmo papel. Ou seja, esse ETF acaba sendo visto como uma alternativa para que os estrangeiros consigam investir em empresas brasileiras por meio de um único ativo.

E-book: Investindo no Exterior

Descubra como investir nas melhores empresas e ativos do mundo com o nosso ebook gratuito de Investimentos no Exterior!

Como funciona o EWZ?

Por ser um fundo de índice, a composição das ações do EWZ é feita de forma passiva, sempre replicando a composição de um índice. No caso do EWZ, o índice usado como referência é o MSCI Brazil 25-50 Index. Contando com cerca de 60 empresas, o Índice cobre aproximadamente 85% do valor de mercado total das empresas negociadas na B3.

Para que fundo de índice compra as ADRs (American Depositary Receipts) das empresas mais relevantes do IBOV, para assim conseguir replicar o resultado do principal indicador da bolsa de valores nacional.

As ADRs são certificados de ações emitidos por instituições financeiras americanas com lastro em títulos de valores imobiliários internacionais. No caso do EWZ, as ADRs são lastreadas em títulos de valores mobiliários brasileiros.

Relação entre o Ibovespa e o EWZ

Por ter seus fundos aplicados, em sua maioria, em ativos que compõem o IBOV, pode-se dizer de certa forma que o EWZ acompanha os movimentos do Ibovespa.

Portanto, caso o IBOV esteja em alta, o EWZ também estará. Por outro lado, se o movimento for de baixa no mercado nacional, o ETF também deverá estar em baixa.

Por isso, muitos investidores brasileiros consideram a negociação do EWZ como um indicador de referência para o próprio Ibovespa quando o mercado brasileiro está fechado.

Contudo, os movimentos não acontecem de forma exatamente igual, afinal a carteira do EWZ é composta por ADRs, que tem o seu valor cotado em dólar. Logo, variações no valor do dólar têm influência direta sobre a cotação do EWZ.

Se houver uma valorização do dólar, a cotação do ETF será pressionada para baixo. Por outro lado, se houver uma desvalorização do dólar, o EWZ tende a ter o seu valor apreciado.

Aprenda como analisar uma ação

Composição do EWZ

Como o EWZ é referenciado pelo índice MSCI Brazil 25/50, 95% das ações em sua carteira são seguem a composição desse índice. Logo, entre as principais ações que compõem o EWZ, estão os seguintes papéis:

Taxa de administração do EWZ

Como a maioria dos ETFs, é necessário pagar uma taxa de administração ao investir no EWZ. No caso deste ETF, o valor da taxa é de 0,59% a.a.

Invista como Warren Buffett

Vantagens do EWZ

Para quem está apenas conhecendo o ETF referenciado no MSCI Brazil, é interessante conhecer algumas vantagens desse ativo.

1. Diversificação

Por ser um fundo de índice que busca espelhar o IBOV, existem ações de empresas de diversos setores econômicos que compõem o índice.

Assim, mesmo sendo um investimento de renda variável, o risco é mitigado por conta da alta diversificação de ativos dentro da carteira do fundo.

2. Praticidade

Investimento diversificado de gestão passiva, onde o investidor não precisa analisar profundamente cada ativo adquirido.

3. Investimento em moeda forte

Além do movimento do índice Bovespa, o valor do dólar também influencia o resultado deste ETF.

Como a baixa no dólar possui uma relativa correlação com crescimentos na bolsa nacional, o investidor do ETF tem ganhos acentuados.

Minicurso: Valuation e Precificação de Ativos

Inscreva-se no nosso minicurso gratuito de Valuation e aprenda os principais conceitos sobre como avaliar ativos e empresas do jeito certo!

Desvantagens do EWZ

Por outro lado, também é preciso destacar alguns fatos que podem ser considerados como desvantagens do EWZ.

1. Disponível apenas na bolsa americana

Para o investidor brasileiro, que só possui conta em corretora de valores ou instituições financeiras nacionais, não é possível investir no ativo, já que este é negociado na bolsa de valores de Nova Iorque.

2. Taxa de administração

Além da despesa com impostos, o investidor deve também arcar com a taxa de administração do fundo.

Mesmo que baixa, a cobrança de taxas podem prejudicar significativamente os ganhos do investidor no longo prazo.

3.  Impacto de valorizações cambiais

O que pode ser uma vantagem, também pode ser considerado uma desvantagem para o investidor, já que os prejuízos podem ser acentuados ou os ganhos reduzidos dependendo do impacto das variações do dólar sobre o valor das cotas do ETF.

10 livros que todo investidor deveria ler

Vale a pena investir no EWZ?

Investir em ETFs pode ser uma boa estratégia para quem está começando na bolsa de valores e ainda não tem conhecimento e/ou confiança o suficiente para selecionar ativamente ações para a sua carteira de investimento.

As cotas do EWZ são negociadas na bolsa de Nova Iorque (NYSE), logo, para investir nesse ativo, é preciso ter acesso alguma corretora de valores americana.

No entanto, vários são os ETFs que são negociados na própria B3, ou seja, são vendidos e comprados nacionalmente. Logo, sobretudo para inciantes, é mais recomendado optar pelas opções similares disponíveis nacionalmente.

Este artigo te ajudou a entender melhor o que é o EWZ? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Telegram Suno
Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs
kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Frame

NÃO VÁ EMBORA AINDA...

Inscreva-se e receba Grátis conteúdo exclusivo sobre Poupança, Ações, Economia e muito mais!