Acesso Rápido

    Event Driven: entenda como funciona essa estratégia

    Event Driven: entenda como funciona essa estratégia

    Alguns fundos de investimento tem como estratégia principal o Event Driven.

    O Event Driven é uma estratégia que já é conhecida há muito tempo na Europa e nos Estados Unidos. Porém, nos fundos de ações brasileiros ela ainda é recente.

    O que é o Event Driven?

    Event Driven é uma estratégia que consiste na negociação de ações de empresas que estão em processo de fusões e aquisições (M&A).

    Sendo assim, as ações passam a compor os fundos de investimentos Event Driven após o processo de aquisição ou de fusão estar perto de acontecer.

    E-book: Investir em Fundos de Investimento

    Baixe gratuitamente nosso ebook aprenda como escolher e investir nos melhores Fundos de Investimento do mercado.

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Com isso, ganha-se aquela gordura que existe entre o preço atual da ação na Bolsa e o preço que de fato ela será vendida.

    Quer aprender a investir no exterior? Então baixe o nosso E-book gratuito investindo no exterior.

    Como é desenvolvida a estratégia Event Driven?

    Essa estratégia é desenvolvida tendo como base a análise fundamentalista de alguns setores econômicos.

    Dependendo da situação pode existir uma disparidade grande de preços de empresas do mesmo setor. Isso pode oferecer uma oportunidade de compra para aquele determinado ativo.

    Sendo assim, o processo de investimentos é focado em análise fundamentalista microeconômica. Porém, em algumas situações também são usados elementos de análise macroeconômica.

    Por que essa estratégia é pouco difundida no Brasil?

    No Brasil essa estratégia ainda é pouco difundida, porque para entendê-la é preciso que o gestor tenha vivenciado este mercado.

    Desse modo, ele precisa conhecer os detalhes de cada legislação dos países onde está investindo, além de outros fatores.

    A primeira corretora a trabalhar com essa estratégia foi a Leste Investimentos.

    Ela administra o fundo “Leste Global Event Driven FIC FIM” que foi criado no mês de dezembro de 2016.

    Daniel Dupont, gestor do fundo, aplica essa estratégia há mais de dez anos no mercado. O gestor passou a ter contato com ela quando trabalhava no Lehman Brothers.

    Ele passou então a replicar a estratégia na Europa e também no BTG. E ao voltar para o Brasil, passou a aplicá-la no Itaú BBA.

    No ano de 2014, juntamente com Emmanuel Herman, ele fundou a Leste Global, e continuou aplicando essa mesma estratégia, ajudando a difundir essa estratégia no Brasil.

    Além disso, o mercado de fusões e aquisições ainda é menos desenvolvido que o de outros países, o que pode dificultar o desenvolvimento desse tipo de estratégia no Brasil

    Quais são os fundos Event Driven existentes no Brasil?

    No Brasil existem alguns Event Driven Funds. Um dos mais conhecidos é o fundo NW3 que é administrado pelo BTG Pactual.

    Além dele, também existem os fundos Polo I FIC FIA, Polo Norte I FIC FIM, Polo II FIC FIA e o Leste Global Event Driven FIC FIM.

    Grande parte desses fundos tiveram um desempenho melhor que o CDI no longo prazo e podem ser um bom investimento. No entanto, o investidor interessado nesse tipo de investimento deve estudar especificamente cada fundo e entender se faz sentido para sua própria estratégia de investimentos.

    Foi possível entender o que são fundos Event Driven? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *