Acesso Rápido

    Euronext: conheça essa grande potência mundial no mercado de capitais

    Euronext: conheça essa grande potência mundial no mercado de capitais

    A Euronext é uma bolsa de valores que atualmente tem grande influência e autoridade no mercado.

    Adicionalmente, a gigante Euronext foi fundada no dia 22 de setembro de 2000 com a fusão de três bolsas europeias: a de Paris, a de Bruxelas e a de Amsterdã.

    Uma bolsa de valores influente, a Euronext tem sua sede em Amsterdã, com importantes escritórios em Bruxelas, Londres, Lisboa, Dublin e Paris. Além dos mercados de dinheiro e derivativos, o grupo fornece dados de mercado de listagem, soluções de mercado, serviços de custódia e liquidação.

     

    Veja alguns de seus índices de referência mais notáveis:

    1. AEX em Amsterdã
    2. BEL 20 em Bruxelas
    3. CAC 40 em Paris
    4. PSI 20 em Lisboa
    5. Euronext 100 – um índice blue-chip pan-europeu

    Nos últimos anos ela vem se desenvolvendo exponencialmente mostrando muito equilíbrio e autoridade em seu mercado. Confira o crescimento ocorrido neste tempo:

    • 2000 – Euronext NV formado pela fusão das bolsas de valores de Paris, Bruxelas e Amsterdã;
    • 2002 – Euronext compra a LIFFE e a bolsa de valores portuguesa
    • 2005 – Alternext é criado;
    • 2007 – Euronext se funde com a New York Stock Exchange para criar a NYSE Euronext;
    • 2010 – Euronext Londres é criada;
    • 2013 – Intercontinental Exchange (ICE) compra a NYSE Euronext;

    Essa bolsa de valores ressurgiu do ICE através de oferta pública inicial.

    Nota: ICE manteve a propriedade da New York Stock Exchange.

    Alternext e Enternext: Entenda suas funções na Euronext

    O Alternext é um mercado de ações, aberto em 2005, que oferece requisitos de listagem e regras de negociação simplificados para melhor atender às necessidades de pequenas e médias empresas, garantindo a transparência do investidor.

    A EnterNext é a subsidiária, criada em 2013, dedicada ao financiamento e promoção de pequenas e médias empresas (PMEs) nos mercados financeiros. É composto pelas 750 companhias listadas nos mercados da Bélgica, França, Holanda e Portugal.

    Acontecimentos relevantes que ocorreram nessa bolsa de valores

    Em 2006, a Nasdaq fez uma tentativa de adquirir a London Stock Exchange (LSE). Observando a corrida à escala, o NYSE Group decidiu ir atrás da gigante. A fusão Nasdaq – LSE, no entanto, não progrediu.

    No entanto, a Deutsche Börse na Alemanha tentou, sem sucesso, superar o NYSE Group. O grupo alemão tentou em duas ocasiões se unir à nova potência, mas perdeu para a Intercontinental Exchange.

    Em 2017, a agência antitruste da União Europeia bloqueou formalmente a planejada fusão de 28 bilhões de dólares entre a Deutsche Börse e o London Stock Exchange Group, depois que as partes não ofereceram remédios suficientes para amenizar as preocupações antitruste.

    Considerações sobre a Euronext

    Atualmente, a gigante econômica europeia vem sendo a maior bolsa de valores da Europa continental, com um mil e trezentos emissores representando uma capitalização de mercado de 3,8 trilhões de euros.

    Isso demonstra a sua robustez e relevância dentro do cenário econômico mundial e, ainda, transparece a ideia da dimensão a qual a bolsa brasileira (sob s tutela da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão) pode representar no contexto internacional, haja vista que a bolsa brasileira ainda se encontra em fase de maturidade nesse sentido.

    Em suma, uma potência com grande influência no mercado mundial, a Euronext tem uma gama de ofertas que inclui ações, fundos negociados em bolsa, warrants e certificados, títulos, derivativos, commodities e índices.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    1 comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Vinicius Matos 25 de novembro de 2019

      Olá Tiago, tudo bem?

      Há alguma corretora brasileira que opera do com os papéis das empresas que estão na Euronext?

      Muito Obrigado!

      Responder