Acesso Rápido

    Euro Stoxx 50: conheça o principal índice de ações da Zona do Euro

    Euro Stoxx 50: conheça o principal índice de ações da Zona do Euro

    Por ter uma das economias mais fortes do mundo, a Europa também constitui um mercado financeiro bastante importante no cenário internacional. Dentre os indicadores mais relevantes desse mercado por exemplo, está o índice Euro Stoxx 50.

    Por isso, conhecer como funciona o índice Euro Stoxx 50, bem como entender qual é a sua composição, é essencial para aqueles que buscam investir no exterior.

    O que é o Euro Stoxx 50?

    O Euro Stoxx 50 é um índice de ações formado pelas 50 ações com maior liquidez e negociação dos mercados europeus. Fundado em 1998, o índice Euro Stoxx 50 reúne as ações de empresas de 17 países da Europa.

    O índice Euro Stoxx 50 é formado pela provedora de índices Deutsche Borse, empresa que pertence a bolsa de valores alemã. A composição do Euro Stoxx 50 é formada por empresas que pertencem exclusivamente a Zona do Euro. Isto é, as ações são em moeda única, o euro.

    Qual é a função do Euro Stoxx 50?

    Hoje a Zona do Euro é formada por 300 milhões de pessoas. Além disso a população ganha 20% do rendimento do mundo inteiro. A economia destes países já é consolidada e é indicada para investimentos de menos riscos.

    Por isso, o objetivo do índice é oferecer um levantamento do desempenho dos mercados da Zona do Euro. Como o Euro Stoxx 50 reúne as principais empresas européias, o índice funciona como um verdadeiro termômetro da economia desse mercado como um todo.

    Embora seja um índice muito conhecido, muito investidores confundem o Euro Stoxx com o Stoxx Europe 50.

    A grande diferença é que o Euro Stoxx 50 estuda apenas ações dos países que adotam o euro como moeda nacional. Já o Stoxx Europe, calcula o desempenho de todas as ações europeias.

    Como é calculado o índice Euro Stoxx 50?

    euro-stoxx-50

    O índice é uma média dos preços das ações que possuem maior capitalização. Isto é, as empresas que possuem mais ações negociadas na Bolsa Eurex. Além disso, o índice também leva em consideração o pagamento dos dividendos.

    O índice é cotado de segunda a sexta-feira das 9 horas até às 17h30. A difusão da cotação é feita, aproximadamente, a cada 15 segundos. O cálculo é feito em Dólar, Libra Esterlina e Iene.

    O Euro Stoxx 50 já alcançou, nove anos após ser criado, a sua mais alta histórica. Em março dos anos 2000, a cotação do Euro Stoxx fechou com 5.464,43 pontos.

    Enquanto isso, a baixa histórica foi em menos de um mês após a criação. Nessa ocasião, a cotação fechou em 920 pontos.

    Para entender melhor como funciona esse e outros índices dos principais mercados do mundo, baixe gratuitamente o nosso ebook Investindo no Exterior e aprenda tudo sobre o investimento em ativos internacionais.

    Composição do Euro Stoxx 50

    O levantamento para definir a composição do Euro Stoxx 50 é feito anualmente, e considera ações de pelo menos 17 países. Mas cinco países detém quase toda a participação, com cerca de 95% das ações pertencem a eles.

    1. 34% são de empresas franceses
    2. 23,82% são ações alemãs
    3. 13,12% dos valores são da Espanha
    4. 12,46% das ações pertencem à Holanda
    5. 11,98% são de ações da Itália

    Já os setores que detém as maiores participações no Euro Stoxx 50 são:

    • Bancos;
    • Empresas do setor industrial;
    • Empresas químicas.

    A Total S.A, grupo empresarial francês de petroquímica, é o que possui a maior participação no índice financeiro. Fundada em 1924, o grupo atua em 130 países e teve um faturamento de 171 bilhões de dólares, em 2017.

    Em resumo, o Euro Stoxx 50 é um índice financeiro que permite os investidores terem um termômetro do mercado financeiro da Zona do Euro. Além disso, o índice é considerado um dos mais importantes indicadores europeus.

     

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *