Acesso Rápido

    ETFs ESG: o que é e como investir nos fundos de índices sustentáveis?

    ETFs ESG: o que é e como investir nos fundos de índices sustentáveis?

    Os ETFs são opções de investimento que vem ganhando bastante espaço dentro do cenário de investimentos brasileiro. Dentre os diversos tipos de ETFs disponíveis, um deles chama a atenção devido ao seu critério de seleção de ativos: os ETFs ESG.

    Devido ao grande destaque que os critérios ESGs vem tendo atualmente, vale a pena conhecer os ETFs ESG, entender o que os diferencia dos demais e quais são as opções disponíveis no mercado nacional.

    O que são ETFs ESG?

    Os ETFs ESG são fundos de índice que possuem ativos considerados ESG na composição de suas carteiras teóricas.

    Esses ETFs ganharam grande destaque já que muitos acreditam que esse tipo de investimento tem muito potencial para o futuro.

    E-book: Comece a Investir na Bolsa

    Comece a investir! Saiba tudo que você precisa saber para dar os seus primeiros passos na Bolsa com o nosso Manual Gratuito do Investidor Iniciante!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    O que exatamente é ESG?

    Para compreender melhor o argumento que esse tipo de ETF tem teoricamente impactos positivos nas sociedade, é importante entender fundamentalmente o que significa ESG e o que são ETFs.

    ESG é a sigla utilizada para representar “Enviromental, Social and Corporate Governance”, que pode ser traduzido livremente como Ambiente, Social e Governança Corporativa.

    Basicamente, a sigla representa critérios que as empresas devem atingir para serem “sinalizadas” como empresas social e ambientalmente responsáveis.

    Portanto, é possível identificar que, como a criação do critério, há um maior destaque para empresas que trazem impactos positivos para a sociedade.

    Muitas pessoas acreditam que o futuro do mercado financeiro será destinado apenas a empresas que atendam, ao menos, ao básico de cada um dos critérios (ambiente, social e governança corporativa).

    Os fundos de índices são opções interessantes entre os fundos de investimentos. Quer saber tudo que precisa para investir bem em fundos de investimento? Então baixe o Ebook Investindo em Fundos de Investimento, elaborado pela Suno Research.

    Quais são os ETFs ESG disponíveis no Brasil?

    O mercado financeiro ESG ainda tem muito espaço para desenvolvimento no Brasil. Ainda não existem ETFs considerados totalmente ESG no Brasil.

    No entanto, já é possível ver no mercado nacional sinais de influência da tendência mundial de valorização de empresas socialmente responsáveis.

    A principal bolsa de valores do Brasil, a B3, negocia 3 ETFs que tem certa relação com sustentabilidade empresarial, governança corporativa e meio ambiente.

    Os 3 principais ETFs  negociados no Brasil, são:

    ECOO11

    Conjuntamente, o BNDES e a B3, criaram o ICO2 (Índice Carbono Eficiente), visando estimular a luta contra o aquecimento global.

    Por isso, o ICO2 é composto por ações de companhias que aceitaram adotar práticas transparentes em relação a suas emissões de gases efeito estufa (GEE).

    O ECOO11, por sua vez, é o ETF que tem o resultado atrelado a performance do índice ICO2.

    GOVE11

    O GOVE11 é um ETF negociado em bolsa que tem a rentabilidade atrelada ao IGCT (Índice Governança Corporativa Trade).

    Portanto, a composição do ETF GOVE11 é feita apenas com as companhias listadas na bolsa que atendem aos critérios estabelecidos pela B3 relacionados a governança corporativa.

    ISUS11

    Por fim, atrelado ao Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), existe a opção do ETF ISUS11.

    Assim como o ECOO11 e o GOVE11, o ISUS11 é considerado um ETF ESG, já que estabelece critérios relacionados a sustentabilidade empresarial.

    Portanto, para fazer parte da composição do ISUS11, as empresas são analisadas sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, equilíbrio ambiental, justiça social e eficiência econômica.

    Esse artigo te ajudou a conhecer melhor os ETFs ESG? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *