Por: Tiago Reis

ETF: o que eu penso sobre Exchange Traded Funds

Para aqueles que não conhecem, Exchange-Traded Fund (ETF) é um título negociável que rastreia um grupo de ações, commodity, ou títulos, como um fundo de índice.

Ao contrário dos fundos tradicionais, um ETF negocia como uma ação comum em uma bolsa de valores.

Eles experimentam mudanças de preço ao longo do dia à medida que são comprados e vendidos. Geralmente têm maior liquidez diária e taxas mais baixas do que fundos de investimento tradicionais.

Por que os ETFs são uma opção interessante, e promissora, para aqueles que buscam investimentos passivos?

Infelizmente, educação financeira não é um tópico presente na vida da maioria das pessoas.

Em virtude disso, inúmeros indivíduos deixam de investir o seu próprio dinheiro, e acabam deixando de usufruir do poder dos juros compostos.

Poderiam multiplicar seu patrimônio diversas vezes ao longo da vida, apenas alocando capital no mercado de ações, mas não o fazem, por medo, falta de interesse, ou ignorância.

A maioria das pessoas não tem tempo ou vontade de aprender a fundo sobre o mercado de capitais, por isso, não irão otimizar seus retornos se mudarem ativamente as posições de seus portfólios.

A solução mais adequada pode ser uma forma de investimento passivo.

Os ETFs, devido a sua praticidade, eficiência, diversidade, liquidez elevada e baixas tarifas, configuram uma boa opção.

Por ser um ativo que funciona como um fundo, o investidor pode alocar o seu dinheiro e usufruir dos ganhos das empresas que compõe o ETF.

Por exemplo, se um indivíduo deseja se expor a empresas de tecnologia, ele pode comprar cotas de um ETF que rastreia empresas do setor, como o Vanguard Information Tecnology ETF.

Com isso, sem que o investidor tenha que agir, as empresas que compõe seu ETF irão variar de acordo com os pré requisitos do ETF.

Warren Buffett foi questionado, durante um encontro de investidores da Berkshire Hathaway, se um investidor médio deveria comprar a Berkshire, investir em um fundo de índice ou contratar um corretor. Buffett respondeu:

“Nós nunca recomendamos comprar ou vender Berkshire. Entre as várias propostas oferecidas a você, se você investir em um fundo de índice de custo baixo – onde você não coloca o dinheiro de uma só vez, mas vai fazendo aportes durante mais de 10 anos – você se sairá melhor do que 90% de pessoas que começam a investir ao mesmo tempo.”

 Isso porque na maioria das vezes, o maior empecilho para se ter bons resultados no longo prazo, são as próprias decisões ativas do sujeito que não estudou a fundo as empresas que está comprando, e acaba comprando e vendendo em momentos errados.

Essa não foi a primeira vez que Buffett respondeu algo do tipo.

Em outra sessão de perguntas e respostas, Buffett expos suas ideias de maneira clara:

“Se você gosta de gastar de 6 a 8 horas por semana trabalhando em investimentos, faça isso. Se não o fizer, então a melhor opção são fundos de índice. Isso realiza a diversificação entre ativos e te dá tempo, duas coisas muito importantes.”

A indústria de ETFs vem crescendo.

Os ETFs viram seus ativos sob gestão crescer em média 13% nos últimos anos, e podem continuar crescendo a taxas similares nos próximos anos, mesmo que sejam afetados por crises econômicas temporárias no meio do caminho, que acarretam em diminuições momentâneas do crescimento.

BlackRock

 Fundada em 1988, a BlackRock é a maior gestora de ativos do mundo, com US$ 6,44 trilhões em ativos sob gestão.

Com cerca de 40% de participação de mercado global em fundos de índices passivos, a BlackRock é a maior instituição no globo quando nos referimos a Exchange-Traded Funds e produtos de investimento passivo em geral.

As perspectivas futuras são de que clientes institucionais e individuais busquem cada vez mais fornecedores de produtos passivos, e gerentes de ativos com maior escala, marcas estabelecidas, desempenho sólido de longo prazo e taxas razoáveis. É por isso que a BlackRock está bem posicionada.

Os maiores diferenciais da empresa são sua escala, capacidade de oferecer produtos variados, possibilidade de focar em investidores institucionais e individuais, marca forte e taxas razoáveis.

A plataforma iShares ETF, bem como a tecnologia que fornece ferramentas de gerenciamento de risco e construção de produtos diretamente para os usuários, deve permitir à BlackRock gerar níveis altos e estáveis ​​de crescimento orgânico para o longo prazo.

Embora existam preocupações com a diminuição, ao longo do tempo, das taxas cobradas em ETFs, a BlackRock tem chance de continuar sendo o melhor entre os ETFs graças às excelentes parcerias estratégicas com os principais corretores, sua liquidez superior à de competidores, aos investimentos bilionários ao longo dos anos em pesquisa e desenvolvimento e à sua economia de escala gigantesca.

Exemplos de ETFs da BlackRock e de competidores que acompanham Small Caps e Mercados Emergentes.

ETF do Ibovespa?

Uma parcela grande das empresas que compõe o Ibovespa é composta por companhias que tem operações baseadas em commodities (Vale e Petrobras por exemplo).

Os preços de commodities são cíclicos, passando por altas e baixas ao longo do tempo.

Naturalmente, em períodos de alta nos preços das commodities, as empresas desses segmentos tendem a se valorizar, e o contrário acontece para períodos de baixa.

O problema é que ao comprar um ETF do Ibovespa, você estará indiretamente comprando participações maiores em empresas de commodities nos momentos em que as pessoas estão otimistas e vendendo em momentos em que elas estão pessimistas, sendo que o que maximiza os ganhos é exatamente o oposto.

Por esse motivo, talvez seja mais interessante comprar um ETF que rastreia o S&P 500, índice das 500 maiores empresas da bolsa americana, uma vez que o percentual de empresas cíclicas é bem menor.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

194 artigos
Ações

FIIs

49 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores

eBook Gratuito

Como analisar uma ação

Conheça o Passo A Passo para você analisar e entender se uma ação é realmente boa!

Suno Black

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para se tornar Suno Black e ter acesso a todas as nossas assinaturas em 1 único plano!

Suno Black

tudo.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para garantir a sua assinatura Suno Black e ter acesso a todo o conteúdo exclusivo Suno, com somente 1 assinatura!