Acesso Rápido

    ETF IB5M11: entenda o que é e como investir nesse fundo de índice

    ETF IB5M11: entenda o que é e como investir nesse fundo de índice

    Para quem investe na bolsa de valores e deseja ter uma diversificação em ativos de renda fixa uma boa opção são as ETFs. Eles normalmente seguem algum índice, sendo que um dos ETFs desse mercado é o ETF IB5M11.

    Desse modo, para quem pretende investir no mercado financeiro, mas não possui tempo para analisar ativos mais a fundo, o ETF IB5M11 pode ser uma boa opção de investimento em estratégias de longo prazo.

    O que é o ETF IB5M11?

    O IB5M11 (Fundo IT Now IMA-B5+ Fundo de Índice) é um ETF, administrado pelo Banco Itaú (ITUB4) que replica o IMA-B5+ — um índice que representa todos os títulos públicos atrelados à inflação, com prazo igual ou superior a 5 anos.

    O objetivo deste ETF é possibilitar ao investidor adquirir em uma única operação diversos títulos públicos que são negociados em bolsa de valores. Sendo que a cotação do ETF IB5M11 varia juntamente com o índice IMA-B5+.

    E-book: Investir em Fundos de Investimento

    Baixe gratuitamente nosso ebook aprenda como escolher e investir nos melhores Fundos de Investimento do mercado.

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Como funciona o ETF IB5M11?

    O ETF IB5M11 é administrado pelo Banco Itaú sendo que é possível investir neste fundo com apenas R$ 100. A sua taxa de administração é de 0,25% ao ano, sendo que o imposto de renda é fixo em 15% para qualquer período de investimento.

    O fundo pode ser adquirido por meio de qualquer corretora de investimentos, bastando, portanto, procurar por IB5M11 no home broker da corretora. Ele também pode ser vendido a qualquer momento, pois não possui um prazo para resgate.

    Composição do ETF IB5M11

    O ETF IB5M11 é composto por diversos títulos do Tesouro que compõem o índice IMA-B5+. Sua rentabilidade soma a variação da inflação acrescida de uma taxa de juros definida no momento da compra dos ativos do índice.

    Dessa forma, o peso de cada título é definido de acordo com o volume disponível no mercado financeiro, sendo que o índice IMA-B5+ é rebalanceado mensalmente.

    Histórico do ETF IB5M11

    O ETF IB5M11 foi lançado no mercado no dia 23 de setembro de 2019 — sendo, portanto um fundo de investimento com pouco histórico.

    Mesmo assim, por ser amparado no IMA-B5+, é possível se basear no índice para realizar um cálculo da rentabilidade histórica do etf.

    Vantagens do ETF IB5M11

    Existem algumas vantagens do ETF IB5M11 como a diversificação de ativos e o baixo custo de aquisição. Visto que os ETFs buscam replicar a composição de um índice de referência. Isso quer dizer que usam uma gestão passiva, com custos mais baixos.

    Além disso, também possuem mais eficiência, pois as cotas ajudam em estratégias de investimentos que capturam a rentabilidade de todo setor. Ademais, também possuem flexibilidade,s podem ser negociados por meio de qualquer corretora de valores.

    Desvantagens do ETF IB5M11

    Por se tratar de um ETF, uma das principais desvantagens do ETF IB5M11 é que há uma ausência da análise fundamentalista na escolha dos ativos que irão compor o pacote.

    Também não é possível escolher os ativos visto que a gestão é passiva — e, por essa razão, as vezes acaba-se pegando alguns ativos bons e outros nem tanto.

    Vale a pena investir no ETF IB5M11?

    Para quem busca diversificar os investimentos de maneira prática e com baixo custo, investir no ETF pode ser uma opção bastante interessante.

    No entanto, como há uma ausência de análise sobre a qualidade dos ativos, eles podem deixar a desejar. Por isso, pode ser uma opção para investidores que não possuem muito tempo para a realização de análises.

    Foi possível compreender o que é o ETF IB5M11? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *