AnalisesConhecimentoInvestimentos

Estudo “Ações Garantem O Futuro” de Luiz Barsi

By 14 de agosto de 2017 No Comments
Luiz Barsi

Na publicação desta semana temos orgulho em estar divulgando o estudo “Ações Garantem o Futuro”, publicado por Luiz Barsi na década de 70.

Neste estudo Barsi demonstra as vantagens de se investir em ações para receber proventos e dividendos ao longo do tempo, como forma de obter no futuro uma aposentadoria digna e uma alternativa à previdência social e à própria renda fixa.

Barsi já conseguia visualizar desde aquela época que investir em ações, acumulando ações boas pagadoras de dividendos e reinvestindo estes proventos, poderia entregar um retorno bastante interessante no longo prazo. Esse estudo acabou por moldar a “carreira de investidor” de Luiz Barsi e o serviu também como base pelos últimos 40 anos.

Obviamente que este estudo conta com algumas peculiaridades por conta da época, como a moeda do período (Cruzeiro) e a própria corretora, que não existe mais. Além disso, vale lembrar também que a rentabilidade citada (de 48% em um ano) por Barsi referente às ações da Cesp é reflexo de um cenário econômico totalmente diferente do de hoje, com uma inflação bastante elevada (que chegava a superar os 25% em alguns anos).

O difícil não é entender essa tese e ideia defendida e propagada por Barsi, de acumular ações e estruturar uma carteira previdenciária. O difícil é mesmo aplicar na prática, ter a disciplina e a paciência para aplicar todo este conhecimento.

Compartilhe a sua opinião

Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.