Por: Tiago Reis

Estocástico: uma importante ferramenta para a análise técnica de ações

O investidor de ações possui algumas ferramentas para analisar a compra delas. Algumas fazem parte da análise fundamentalista, como o valuation. E outras da análise técnica, como o estocástico.

O oscilador estocástico, também chamado apenas de estocástico, foi criado pelo americano George C. Lane na década de 1950 e é um dos principais indicadores técnicos usados em análise gráfica.

O que é estocástico?

Na teoria das probabilidades, um processo estocástico é um conjunto de variáveis aleatórias que representa o desenvolvimento de um sistema de valores com o tempo. Em outras palavras, é a contraparte probabilística de um processo determinístico.

O oscilador estocástico é um indicador de análise técnica de ações que indica a relação entre o preço de fechamento de uma ação e seu preço máximo e mínimo em um determinado período de tempo. É utilizado no mercado financeiro para prever movimento de preços dos ativos.

Dessa forma, a ferramenta consegue indicar direções de preços, mostrando se há uma tendência de alta ou baixa. Ou seja, quando vender ou quando comprar uma ação.

O indicador é composto por duas curvas que possuem metodologias diferentes.

  • A curva %K: que é o resultado da divisão entre a diferença do preço de fechamento do momento e o preço mínimo do período analisado; e da diferença entre o maior e o menor preço%K = (preço de fechamento – menor mínima)/(maior alta – menor mínima)*100
  • A curva %D: a mediana móvel simples da curva %K em um período de três dias%D = Média Móvel Simples de 3 dias da %K

Existem três versões do indicador: a rápida, a lenta e a completa, mais usada pelo mercado financeiro.

O indicador e suas curvas são calculados por sistemas, em geral, disponíveis em home brokers de corretoras ou programas de análise de dados financeiros.

Dessa forma, não é necessário se preocupar em realizar os cálculos. Uma vez que as ferramentas já produzem um gráfico para o investidor.

Analisando o indicador estocástico

Oscilador estocástico

O indicador estocástico varia de 0 a 100 pontos. Quanto mais próximo de zero, maior é a indicação de sobrevenda. Já quanto mais próximo de 100, maior é a indicação de sobrecompra.

Há dois métodos para analisar as curvas K e D.

Um deles é analisar o cruzamento das curvas. A curva D funciona como um sinal para a curva K. Se a curva K cruzar a curva D por cima, é uma sinalização de tendência de alta. Logo, uma indicação para a compra da ação.

Já se a curva K cruzar a curva D por baixo, a sinalização é de tendência de baixa. Ou seja, indica o melhor momento para vender a ação.

No segundo método de análise olha-se se os valores de K ou D estão acima de 80 ou baixo de 20. No caso de estarem acima de 80 indica estarem sobrecomprados. Já abaixo de 20 indica estarem sobrevendidos.

Em outras palavras: se os indicadores passaram de 80, as ações ficaram caras e devem ser vendidas. E quando está abaixo de 20 as ações estão baratas e devem ser compradas.

No entanto, recomenda-se comprar ou vender depois de uma inversão de tendência. O que significa que quando o preço ultrapassar os limites de 80 ou 20, o investidor deve esperar eles voltarem para dentro desse limite.

Dessa forma, o indicador estocástico é um método bastante utilizado na análise técnica para sinalizar os melhores momentos para a compra e a venda de ações.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
Rectangle 315
Group 252

5 amostras para você conhecer melhor a Suno!

tablet 1
  • Suno Dividendos
  • Suno FIIs
  • Suno Insider Spy
  • Suno Radar FIIs
  • Suno Yellow Flag
bull

eBook Gratuito

Como analisar uma ação

Conheça o Passo A Passo para você analisar quais as melhores ações para investir!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!