Warren Buffett

Para quem investe no mercado de ações, certamente Warren Buffett é um nome que soa um tanto quanto familiar.

Na jornada de todo investidor, algum fato sobre esse nobre senhor foi em algum momento lido ou ouvido, dada sua grandiosa trajetória no mercado financeiro.

Por isso, nunca é demais ressaltarmos pontos de destaque do vitorioso caminho percorrido por esse gênio das finanças até chegar ao patamar no qual se encontra hoje, afinal, nada melhor do que aprender sobre qualquer assunto com quem é referência naquilo.

Quem é Warren Buffet?

Nascido em Omaha, cidade pertencente ao estado de Nebraska, nos Estados Unidos, em 30 de agosto de 1930, Warren Edward Buffett foi o único homem nascido dentre os três filhos do casal Leila e Howard Buffett, que foram Doris, Warren e Bertie.

Seu pai, que era corretor da bolsa na época, foi um dos grandes pilares que fizeram acender a chama da curiosidade de Buffett em relação aos investimentos, chama essa que o motivou a trabalhar para ganhar e juntar dinheiro desde cedo.

Dentre as ocupações que tinha na busca de capital em sua juventude, além de realizar trabalhos remunerados na loja de doces de seu avô, Buffett costumava vender produtos de porta em porta, como balas e Coca-Cola, e também costumava entregar jornais e revistas de casa em casa.

Em determinado momento, ele e um amigo de escola tiveram a ideia de investir 25 dólares para adquirir uma máquina de pinball e colocá-la em uma lanchonete da cidade. O negócio deu tão certo que despois de certo tempo, eles já eram proprietários de dezenas de máquinas espalhadas em diferentes pontos comerciais de toda a cidade de Omaha.

Sua aptidão, interesse e afinidade para com os investimentos se concretizaram aos 11 anos de idade, quando, em uma viagem para Nova Iorque, Buffett teria comprado seu primeiro lote de ações na bolsa de valores, o qual dividiu com uma de suas irmãs.

Segundo o Wikipédia, Buffett “é um investidor e filantropo americano. É o principal acionista, presidente do conselho e diretor executivo da Berkshire Hathaway. Constantemente citado na lista das pessoas com maior capital do mundo, ocupou o primeiro lugar em 2008. Amplamente considerado o mais bem-sucedido investidor do século XX, é conhecido como o Oráculo de Omaha! ”

Warren Buffett Office

 

Com essas credenciais, não fica difícil perceber a relevância da figura de Buffett não só nos investimentos, mas também como destaque de figura pública representada por sua imagem.

Berkshire Hathaway

Buffet, além de investidor, também é CEO da Berkshire Hathaway, empresa que supervisiona e gere um vasto conjunto de outras companhias subsidiárias de diversos setores, como empresas de produção de doces, aspiradores de pó, artigos de decoração, enciclopédias, vendas de joias, jornais, lojas, fabricação e distribuição de uniformes, bem como vários serviços públicos de gás, energia elétrica e ferrovias.

Berkshire Hathaway

Durante a sua gestão à frente da Berkshire Hathaway, ele transformou a empresa de uma pequena unidade de fabricação de têxteis em uma gigante das companhias americanas em valor de mercado, e ao longo de mais de 50 anos como CEO da empresa, o retorno médio das ações foi de cerca de 21% ao ano.

No site da companhia, é possível encontrar todas as cartas anuais aos acionistas que o próprio Buffett escreve desde 1977. É um material muito rico e sua leitura certamente é compensadora.

No site também existem diversos outras cartas e documentos produzidos pessoalmente por Buffett e seu sócio, Charlie Munger, e que são enviados diretamente aos seus acionistas. Tais materiais fornecem uma excelente diretriz para investidores de todos os níveis de experiência.

Figuras célebres fazem ainda parte da mesa diretora da empresa e trabalham lado a lado com Buffett no empreendimento, dentre eles, o megaempresário Bill Gates, fundador da Microsoft.

Ainda sobre a Berkshire Hathaway, a empresa realiza há 52 anos o esperado encontro anual dos acionistas em Omaha, onde é localizada a sede da companhia, no qual simpatizantes do mundo inteiro vão para ouvir de perto os insights de Buffett e do seu “braço direito” Munger sobre diversos assuntos relacionados a investimentos.

Esse ano não foi diferente, e pela segunda vez foi realizada a transmissão ao vivo por meio de um streaming do Yahoo.

Neste artigo comentamos sobre os pontos mais marcantes do último encontro que ocorreu no mês de maio.

É um evento marcante que nos faz entender um pouco melhor por que os EUA são potência quando o assunto é o mercado de capitais.

Value Investing

Ao contrário do que se possa imaginar, os métodos de decisão de investimento de Warren Buffett não são tão complexos e podem ser usados por qualquer pessoa que tenha noção básica de princípios primários de matemática financeira.

Como investidor, Warren Buffet é praticante ativo do Value Investing, modalidade de investimentos que tem como característica principal a associação de longo prazo de investidores com empresas de grande valor, mas que se encontram naquele momento com suas ações negociadas a preços abaixo do que realmente valem.

Diversas características se associam diretamente ao Value Investing, e consequentemente se fazem úteis para os investimentos de Buffett, porém, certamente, as mais significativas são a margem de segurança e o fator paciência.

Warren Buffett é um exemplo vivo de quão bem-sucedida pode ser a jornada de um investidor quando a ponderação e o longo prazo são usados de forma coerente em suas aplicações.

Como o próprio Buffett costuma dizer, “O mercado foi feito para transferir dinheiro dos impacientes para os pacientes”.

Tudo indica que, mais uma vez, ele tem razão em seus argumentos.

Crises

Do mesmo modo que nosso mentor intelectual, o senhor Luiz Barsi, Warren Buffett também demonstra ter uma queda pelas oportunidades de compras que surgem de tempos em tempos no mercado financeiro e que são popularmente conhecidas como crises.

Em outubro de 1987, mais especificamente no dia 19 daquele mês, quando o índice Dow Jones caiu mais de 22%, maior queda em um único dia já registrada na história do índice, Buffett, ao contrário do mercado que estava extremamente desesperado e sem saber o que fazer, manteve a calma e fez uma de suas maiores aquisições de ações da Coca-Cola, se aproveitando do momento no qual ele enxergou uma oportunidade onde todos só visualizavam tragédias.

Outro exemplo do comportamento do oráculo de Omaha em épocas de turbulências no mercado aconteceu em 2008, quando, em uma carta intitulada de “Buy American. I am.”, escrita para o jornal The New York Times em 16 de outubro daquele mesmo ano, época em que se desencadeava uma das maiores crises financeiras já vistas em nossa geração, Buffett explicitou seu posicionamento diante do que estava acontecendo na economia mundial, chegando num certo momento a escrever “Tenha medo quando os outros são gananciosos e seja ganancioso quando os outros estão com medo”.

Os resultados dos investimentos de senhores como Buffett e Barsi falam por si próprios, e seus modelos mentais podem auxiliar-nos bastante em relação aos momentos de desespero que frequentemente se fazem realidade nos mercados financeiros mundo afora.

Esses ensinamentos nos transmitem a mensagem de que, para o Value Investing, os momentos de crises são verdadeiras “promoções” que devem ser aproveitadas por aqueles investidores que sabem esperar o momento certo para agir.

Graham

Assim como a maioria das grandes figuras de destaque em diversas áreas de atuação, Buffett também teve em quem se espelhar, e foi na figura de Benjamim Graham que ele encontrou a mentoria necessária para alcançar os patamares que conquistou.

Após ter cursado dois anos na Universidade da Pensilvânia e ter largado os estudos, Buffett tentou o ingresso em Harvard, onde não obteve sucesso devido à pouca idade. Assim, o destino o levou para a Universidade de Columbia, onde ali então teve contato com aquele que viria a ser sua principal referencia, Benjamim Graham.

Aos 21 anos, Buffett foi acompanhar Graham em sua empresa, dessa vez como funcionário, depois de muito esforço para conquistar a vaga. A empresa em questão era a Geico, que anos depois viria a ser comprada pela Berkshire Hathaway.

Muitos dizem que os ensinamentos de Graham na história de investimentos de Buffett foi fator crucial para o seu sucesso, apesar de sua vocação natural para a atividade ser nítida e também responsável pela sua ascensão.

Isso demonstra que até mesmo o maior de todos começou pequeno e teve a humildade necessária para poder aprender com quem claramente possuía mais conhecimento e autoridade sobre o assunto na ocasião.

Leitura

Buffett já teria declarado que, no início de sua carreira como investidor, costumava ler de 600 a 1.000 páginas diariamente.

Ainda hoje, o megainvestidor afirmar passar 80% de seu dia lendo: “Veja bem, meu trabalho é basicamente acumular cada vez mais fatos e informações, e ver se eles, eventualmente, me levam a algum lugar”.

Mas suas palavras não param por aí. Segundo Buffett: “Não devemos ler a opinião dos outros. Queremos ir direto aos fatos, e pensar sobre eles”, disse, fazendo referência à leitura de balanços e resultados divulgados pelas empresas das quais tem interesse em participar como acionista.

Dentre uma das sugestões de livros feitas por ele se encontra o livro “O Investidor Inteligente”, escrito pelo seu mentor Benjamim Graham, sobre o qual fizemos um artigo recentemente comentando seus principais pontos.

Fica claro que aprender nunca é demais, e a leitura é uma fenomenal fonte de conhecimento para todo ser humano que busca evoluir em qualquer que seja sua área de atuação, e isso não seria diferente para aqueles que buscam sucesso nos investimentos.

Simplicidade

Uma característica muito marcante e inspiradora de Buffett, além da sua estratégia de investimentos, é a simplicidade presente no seu estilo de vida.

Por incrível que pareça, apesar da fortuna bilionária que possui, Buffett ainda mora na mesma casa na cidade de Omaha, adquirida a 50 anos atrás por U$ 30 mil, e dirige o próprio carro que, diga-se de passagem, faz questão de sempre os comprar usados.

Realmente é bastante inspirador perceber que o valor de uma pessoa não se demonstra pelos seus bens materiais acumulados, e sim pelo que de fato ela é.

Pode-se concluir, com esses fatos, que a riqueza externa de um ser humano nada mais é que o reflexo da riqueza interior que essa pessoa possui.

Nesse ponto, mais uma vez Warren Buffet nos dá uma verdadeira aula de conhecimentos.

Herança

Em 2006, Buffett se comprometeu a doar aproximadamente 85% de sua fortuna para a Fundação de Bill Gates. Se confirmado, o ato será o maior gesto de filantropia da história.

Além disso, costuma afirmar que deixará a seus filhos “como herança o necessário para que façam o que quiserem, mas não dinheiro o bastante para que não façam nada”.

Essas palavras nos mostram e deixam claro a natureza empreendedora e multiplicadora de capitais presente em sua vida.

Frases

As palavras têm poder, por isso, as combinações de algumas delas tornam um conjunto de simples palavras isoladas em frases que podem literalmente mudar vidas.

Algumas delas profanadas pelo “Oráculo de Omaha” justificam esse poder:

“Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo. ”

“A maioria das pessoas se interessa por ações quando todo mundo está interessado. O momento de interessar-se é quando ninguém mais se interessa. Não se ganha dinheiro comprando o que é popular. ”

“’O preço é o que você paga; o valor é o que você leva’. Falando de ações ou de meias, eu gosto de comprar mercadoria de qualidade quando está barato. ”

“Tenha medo quando as pessoas estão gananciosas, seja ganancioso quando as pessoas têm medo. ”

“A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor. ”

Conclusão

Conhecer sobre a vida daqueles que se destacam é sempre interessante, pois certamente aprendizados podem ser feitos e aplicados em nosso dia a dia de maneira positiva e compensadora.

Dessa forma, recomendamos que um estudo mais aprofundado sobre a história de vida desse nobre senhor seja feito por todo investidor, a fim de que valiosos conhecimentos sejam adquiridos e aplicados nas aplicações.

Certamente os resultados serão positivos.

Seja um assinante Suno Research Premium e tenha acesso a relatórios e conteúdos exclusivos para tomar melhores decisões em relação a seus investimentos.

Comentários

©2018 SUNO RESEARCH | Investimentos inteligentes

Share This

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account