encerramento de conta
Por: Gabriela Mosmann

Encerramento de conta: veja o que o banco pode exigir

Fazer o encerramento de conta, seja ela corrente ou poupança, é uma tarefa que exige certo planejamento.

O número de documentos exigidos para o encerramento de conta é menor do que o da abertura. Mas, ainda assim, alguns deles são necessários para conseguir finalizar a solicitação, que tem regras definidas pelo Banco Central (Bacen).

O que é o encerramento de conta?

O encerramento de conta é o fechamento de conta bancária já aberta, seja ela corrente, poupança, salário ou mesmo jurídica. Ele é necessário quando o contribuinte não pretende mais movimentá-la. Isso porque apenas fechando a conta ele estará livre da cobrança de taxas e de uma dívida em potencial.

Planilha de Controle de Gastos

Não perca o controle das suas finanças! Baixe nossa planilha gratuita de controle de gastos e organize melhor toda a sua vida financeira!

Tal problema acontece porque os bancos continuam cobrando taxas de manutenção de conta ainda que não haja mais movimentação nela. Assim, elas vão “comendo” o saldo presente na conta e deixando-a negativa quando o dinheiro acabar. Se a intenção for evitar esses gastos, é possível optar por uma modalidade com serviços bancários gratuitos.

Os bancos devem, por força da lei, enviar um informe aos seus clientes se a conta ficar inativa por 90 dias. E, a partir dos seis meses, ele não poderá mais cobrar taxas sobre o saldo devedor.

Assim, fica a cargo do banco cancelar a conta inativa ou não. Porém, dificilmente a empresa fará isso se ainda houver uma dívida a ser paga. Assim, se isto ocorrer, será preciso pagar o débito para conseguir cancelar a conta.

Burocracia no cancelamento de conta

O fechamento de conta bancária pode ser bem mais difícil do que a abertura de conta. Isso porque não é interessante para o banco perder o cliente. Com isso, os atendentes são treinados para dissuadir os clientes do seu intuito.

Mesmo assim, o banco não pode se negar a fechar uma conta. O que será exigido é que os débitos pendentes sejam quitados. Por isso, é bom ter um controle financeiro acerca dos empréstimos contratados, para não ser alvo de cobranças abusivas.

Conhecer a origem e o destino do dinheiro é fundamental para não ser pego em situações injustas.

Como fazer o encerramento de conta

Para dar entrada no procedimento, nem sempre é preciso ir pessoalmente ao banco. Alguns bancos oferecem a opção de solicitação de cancelamento via aplicativo, mas somente para as contas abertas digitalmente.

Se a conta foi aberta pessoalmente, será preciso ir ao banco, mas não necessariamente à agência na qual a conta foi aberta. A operação pode ser realizada em qualquer agência da instituição.

Quer administrar melhor as despesas de sua família? Baixe a planilha do orçamento familiar.

5 amostras gratuitas para você conhecer a Suno!

Para fazer o encerramento da conta é preciso fazer uma solicitação por escrito. E, assim como hé exigência de documentos para abrir conta, é necessário apresentar documentos no encerramento. É preciso levar:

  • Documento de identificação com foto;
  • CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
  • Cartão da conta;
  • Talão de cheques (se houver).

É importante atentar que, se a conta for conjunta, o encerramento deve ser autorizado pelos dois titulares. Se o encerramento for de uma conta de alguém já falecido, será preciso levar também a certidão de óbito e um comprovante de que o solicitante é o herdeiro ou o responsável pelo inventário.

Quitando os débitos para o encerramento

Quem deseja encerrar conta bancária pode verificar como ela está para saber o que será preciso para finalizar esta tarefa. Isso pode ser feito por meio de aplicativo do banco ou mesmo em um caixa eletrônico.

É preciso saber o saldo presente na conta, os lançamentos futuros, ou se há empréstimos – como crédito pessoal parcelado – ou autorização de débito automático relacionados a ela.

Mas, quem não conseguir por estas vias, terá estas informações repassadas no Termo de Encerramento dado pelo banco, após a solicitação de cancelamento.

Em geral, são oferecidos até 30 dias para o pagamento de eventuais pendências. Porém, enquanto estas não forem quitadas, a conta não será de fato fechada. Ficará apenas como “pré-encerrada” no sistema do banco.

Planilha Vida Financeira

Entre as pendências a serem solucionadas estão os investimentos. Qualquer aplicação deverá ser resgatada ou transferida para que o cancelamento da conta seja concluído.

Os serviços adquiridos com o banco serão cancelados junto com a conta. Todavia, se algum deles tiver uma parcela vencida ou mesmo a com vencimento menor que 10 dias, o encerramento da conta não será possível.

Vale lembrar que, ao fechar conta, os cartões de crédito atrelados a ela também podem ser cancelados. Este é um ponto que poderá ser negociado com a instituição financeira.

Quando o processo de cancelamento terminar, o banco deve informar o cliente que a conta foi cancelada. O que pode ser feito por carta ou e-mail.

Foi possível saber mais sobre encerramento de conta? Deixe suas dúvidas e comentários no espaço abaixo.

Gabriela Mosmann

Gabriela Mosmann é analista de investimentos na Suno Research. É economista, mestre e doutoranda em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui também certificação CNPI.

25 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • rafaela rodrigues 2 de janeiro de 2020

    ola! Como ficaria a situação em que as parcelas do cartão são em débito automático? passariam a ser enviadas por boleto ou teriam que ser quitadas? Aguardo, obrigada!

    Responder
  • Hélius 4 de fevereiro de 2020

    Tenho empréstimo em débito automático , consigo encerrar a conta e pagar o restante solicitando boleto ?
    Aguardo

    Responder
  • Jean Pierri 26 de fevereiro de 2020

    Sou avalista de minha irmã em um financiamento e a cooperativa não quer deixar eu encerrar minha conta, eles podem por esse motivo? visto que a cobrança por inadimplência pela falta de pagamento do financiante não impede da cooperativa cobrar o valor de mim.

    Responder
  • Sheila 6 de março de 2020

    Quando é feito o encerramento da conta, os registros tbm somem do banco ?

    Responder
  • Humberto 10 de abril de 2020

    Boa tarde. Eu tenho um empréstimo em débito automático na minha conta. Desta forma, se solicitar o encerramento da minha conta, consigo pagar das parcelas via boleto?

    Responder
  • Silvani 19 de maio de 2020

    Moro em SP e tenho uma conta aberta na Bahia é possível fechar sem precisar ir na Bahia

    Responder
    • Lara Beatriz 19 de julho de 2020

      voce ja teve sua resposta? tambem estou em uma situação parecida

      Responder
      • Bruna 4 de setembro de 2020

        Consegui cancelar uma conta minha (Bradesco) de SP aqui em SC… Compareci a agência e solicitei o cancelamento que foi realizado corretamente

        Responder
  • Cristiano Affonso 23 de maio de 2020

    Boa noite seria possível uma taxa de reabilitação de conta, inativa ? , já que o mesmo encontra se inativa há 7 anos e com fundos de herança ?

    Responder
  • Geraldo Lustoza 1 de junho de 2020

    Tenho uma conta no banco do Brasil era conta salário e encerrei a conta com o gerente .Mais tenho débitos em aberto e me pedem para encerrar a conta porque etão cobrando tarifas .
    Me orienta por favor
    geraldo Lustoza

    Responder
    • Geraldo Lustoza 1 de junho de 2020

      Já digitei acima

      Responder
  • Douglas 16 de junho de 2020

    Bom dia! Eu tenho um dinheiro de consórcio pra resgatar do Banco Bradesco, eu consigo cancelar a conta e pegar o dinheiro de volta?

    Responder
  • Thamar 8 de julho de 2020

    Pode ser encerrada mesmo com débito!!!!

    Responder
  • André 17 de julho de 2020

    Se a pessoa estiver residindo no exterior, como ela encerra a conta?

    Responder
    • Suno Research 17 de julho de 2020

      Boa tarde
      Basta entrar em contato com o seu banco.
      Atenciosamente, Equipe Suno.

      Responder
  • Paulo 2 de agosto de 2020

    Tenho um investimento e pedir resgate antecipado , me pediram 24 horas pra resolver e ja se passaram dus semana e nao tive retorno
    Liguei quando passou uma semana ,falaram que retornaria e nada.
    O que eu faco?

    Responder
    • Suno Research 3 de agosto de 2020

      Boa tarde
      Sugerimos que entre em contato com a sua corretora para maiores informações.
      Atenciosamente, Equipe Suno.

      Responder
  • Rodrigo 17 de agosto de 2020

    Tenho um consórcio já contemplado em uma conta corrente, o banco não abaixa as tarifas mensais, não utilizo a conta pra nada, e eles não querem colocar o consórcio como boleto, o que devo fazer ?

    Responder
  • Jorge Muniz tobias 25 de agosto de 2020

    Fazem acerca de cinco anos que deixei uma conta aberta no Bradesco, nunca me mandaram mensagem sobre essa conta, após esse tempo me mandaram msg dizendo que estou com uma dívida enorme e nome no Serasa negativado, gostaria de saber pela código do consumidor isso pode ser feito pelo banco?

    Responder
    • Suno Research 25 de agosto de 2020

      Olá, Jorge. Tudo bem?
      Por se tratar de um tema muito específico e fora do nosso escopo, sugerimos que procure um advogado para sanar suas dúvidas.
      Atenciosamente, Equipe Suno.

      Responder
  • Luiz Gustavo 8 de setembro de 2020

    Estive em uma agência da Caixa para solicitar o cancelamento de minha conta corrente. Fui pego de surpresa pelo atendente, que me persuadiu que eu não podia gerar o cancelamento, pois tentei cancelar no dia 08 e o dia de desconto da taxa da manutenção da conta ocorre sempre no dia 25. Ele argumentou que eu teria que esperar até este dia 25, para haver o desconto automático da taxa mensal e só assim cancelar. Achei um completo absurdo e questionei do desconto já ser antecipado no dia 08 para poder cancelar naquele momento, já que eu possuía o valor na conta. Ainda assim, o funcionário da Caixa se negou e disse que estava impossibilitado de antecipar o desconto no sistema para efetuar o cancelamento naquele dia. O detalhe foi passar horas na agência esperando para ser atendido dessa maneira. A pergunta é: O banco pode mesmo fazer isso? Essa morosidade e dificuldades impostas para cancelamento não são passíveis de alguma punição para o banco ou servidor ? Desde já, muito obrigado pelas orientações.

    Responder
    • Suno Research 9 de setembro de 2020

      Olá, Luiz Gustavo. Tudo bem?
      Por se tratar de um tema muito específico e fora do nosso escopo, sugerimos que procure um advogado para sanar suas dúvidas.
      Atenciosamente, Equipe Suno.

      Responder
  • Ana Almeida 11 de setembro de 2020

    Meu pai faleceu e desejo encerrar a conta dele, n o entanto consta um lançamento futuro para 25/09, sendo hj 11/09. O banco pode me cobrar esse valor?

    Responder
  • marga bella 14 de setembro de 2020

    Ola, bom dia. As dívidas podem ser cobradas da minha conta salario?

    Responder
    • Suno Research 15 de setembro de 2020

      Olá, Marga Bella! Tudo bem?
      Sugerimos que procure o seu banco para esclarecer a situação.
      Atenciosamente, Equipe Suno.

      Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

56 artigos
FIIs
profit (1)

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!