Acesso Rápido

    Empréstimo ou Financiamento: entenda a diferença e saiba qual dos dois escolher

    Empréstimo ou Financiamento: entenda a diferença e saiba qual dos dois escolher

    Quem está fazendo o planejamento financeiro para a compra de algum bem já teve uma dúvida entre empréstimo e financiamento.

    Empréstimo e financiamento têm algumas diferenças e muitas vezes costumam ser confundidas. Cada uma delas é voltada para uma situação diferente.

    O que é empréstimo e o que é financiamento?

    Empréstimo e financiamento são as formas mais comuns de conseguir a liberação de crédito com um banco. Normalmente, as duas operações de crédito pode ser feito em qualquer instituição financeira pública ou privada.

    Empréstimos e financiamento servem para quem precisa de uma quantia de dinheiro e não tem no momento o valor total. A liberação de crédito depende de análises. Além disso, cada instituição têm critérios diferentes para concessão dos valores.

    Planilha de Controle de Investimentos

    Faça o controle completo das suas ações, FIIs e todos os seus investimentos com a nossa planilha gratuita de Controle de Investimentos!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Dependendo do valor pedido, algumas instituições financeiras pedem uma garantia ou fiador para liberação de um empréstimo e financiamento.

    Há ainda empréstimos e financiamentos que podem contar subsídios pagos pelo governo. Esses casos dependem de alguns fatores. Por isso, é importante conhecer a diferença entre empréstimo e financiamento.

    Diferença entre empréstimo e financiamento

    A principal diferença entre empréstimo e financiamento é a finalidade do crédito. Mas há outros pontos diferentes entre os dois:

    • Taxas aplicadas
    • Burocracia
    • Processos
    • Prazos

    Ao pedir por um empréstimo, o interessado não precisa justificar a finalidade do dinheiro. Diferente de um financiamento que tem regras mais rígidas e têm a finalidade do recurso descrita em contrato.

    Financiamentos costumam ser usados para liberação de créditos mais elevados. Por exemplo, para a compra de um imóvel ou veículo. A taxa de juros entre as duas modalidades de crédito é bem diferente em um mesmo banco.

    No Banco do Brasil, por exemplo, a taxa de juros para um empréstimo é a partir de 3,91% ao mês. Enquanto para o financiamento de um veículo, a partir de 1,58% ao mês.

    Além disso, empréstimo e financiamento possuem algumas diferenças burocráticas. Em um financiamento, o valor liberado é encaminhado direto para quem fez a venda. Já no empréstimo, o dinheiro é entregue para quem pediu o crédito.

    Além disso, os prazos de pagamento entre as duas modalidades também é diferente. Quando pedir um empréstimo é preciso lembrar que o pagamento é de curto e médio prazo. Já os financiamentos podem ser pagos em até 30 anos.

    Empréstimo ou Financiamento: qual escolher?

    Um empréstimo é indicado para situações emergentes ou imediatas. Isso porque essa modalidade tem juros maiores. Um empréstimo no Banco do Brasil, ao longo de um ano, têm 46,9% de juros.

    Essa taxação acontece porque a liberação de um empréstimo é mais simples e menos burocrática. Por essa facilidade, os bancos aumentam a taxa de juros. Além disso, a instituição precisa arcar com o prejuízo em situações de inadimplência.

    Por outro lado, os financiamentos necessitam de fiador ou garantias, muitas vezes. Além disso, a liberação pode ser mais demorada por causa de uma análise de crédito mais minuciosa.

    O modelo mais vantajoso vai depender do objetivo. As instituições financeiras possuem linhas de crédito para diferentes situações.

    Empréstimo e financiamento são importantes e populares formas de conseguir crédito. Se ficou alguma dúvida, deixe um comentário a seguir.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *