emprestar dinheiro
Por: Gabriela Mosmann

Emprestar dinheiro: quais os riscos de ajudar amigos ou parentes?

Emprestar dinheiro para amigos e parentes é uma situação bastante comum. Especialmente, em situações em que o orçamento familiar da pessoa está comprometido.

Contudo, emprestar dinheiro é uma ação que envolve riscos que devem ser calculados. É importante também auxiliar no desenvolvimento da educação financeira, para que necessidades de empréstimo não se tornem recorrentes.

O que é emprestar dinheiro?

Pedidos de amigos e parentes para emprestar dinheiro são uma situação corriqueira na vida de muitas pessoas. A ligação afetuosa pode gerar, inclusive, uma obrigação moral de atender o pedido.

Planilha de Controle de Gastos

Não perca o controle das suas finanças! Baixe nossa planilha gratuita de controle de gastos e organize melhor toda a sua vida financeira!

Todavia, o melhor para ambas as partes é que esse pedido seja muito bem avaliado antes de ser aceito. Isso porque há vários riscos de emprestar dinheiro a pessoas próximas, tanto para as finanças pessoais como para a relação.

No caso de quem empresta, o principal risco financeiro é não receber o valor emprestado de volta. Como em muitos desses casos não há um registro contratual do empréstimo, não há como garantir o recebimento caso o pagamento não seja feito. Dessa forma, o risco de inadimplência aumenta. E mesmo a cobrança informal costuma gerar uma situação embaraçosa.

Outro ponto importante é que não é incomum que quem pediu não consegua resolver o problema que gerou a necessidade de dinheiro emprestado. Dessa forma, mesmo que queira, a pessoa não terá condições de arcar com o pagamento da dívida.

Além desse fator, há também a questão da remuneração do empréstimo. Isso porque o valor poderia estar investido. Assim, para compensar essa perda de rendimento potencial, seria necessário cobrar uma taxa de juros.

Contudo, emprestar dinheiro a juros, nesses casos, não costuma ser uma atitude bem aceita pela outra parte. Dessa forma, além do risco de não receber o dinheiro de volta, há também o risco grande de perda da rentabilidade que esse valor poderia gerar.

Riscos pessoais

Além do problema financeiro em emprestar dinheiro para amigos e parentes, há também o risco de haver problemas de ordem pessoal. Isso porque, caso o risco de inadimplência seja confirmado, essa situação provavelmente irá afetar a relação dos envolvidos.

Quer gerir melhor as suas contas domésticas? Baixe a planilha de Orçamento Familiar da Suno.

5 amostras gratuitas para você conhecer a Suno!

A pessoa que não conseguiu honrar o pagamento tende a se distanciar da pessoa que emprestou o dinheiro. Até mesmo pelo risco de receber uma cobrança mais direta.

No caso da pessoa que emprestou , essa situação pode também gerar um desconforto ou até mesmo uma ruptura na relação. Esse é um motivo comum pelo qual emprestar dinheiro para familiares pode ser uma opção ruim.

Como lidar com um pedido de empréstimo?

Apesar de oferecer empréstimo de dinheiro pessoal para amigos e parentes seja complicado, é possível oferecer ajuda. Algumas dicas podem ser dadas para a pessoa que está com problemas financeiros. Dentre as alternativas, estão:

  • Dar orientações sobre educação financeira;
  • Auxiliar na elaboração um orçamento familiar equilibrado;
  • Indicar um empréstimo pessoal com taxas adequadas;

Em muitos casos, os pedidos de empréstimos são consequência de um planejamento financeiro mal realizado. É comum também que o problema seja decorrente de um orçamento no qual os gastos são maiores que as receitas.

Dessa forma, dicas de como equalizar as contas domésticas podem ser, de fato, uma ajuda substancial para a pessoa que está passando por dificuldades. E a boa execução de um orçamento domiciliar pode resolver o problema por um prazo mais duradouro do que atender ao apelo: “preciso de dinheiro!”.

Esse artigo ajudou você a entender os riscos de emprestar dinheiro? Deixe suas dúvidas e comentários abaixo.

Gabriela Mosmann

Gabriela Mosmann é analista de investimentos na Suno Research. É economista, mestre e doutoranda em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui também certificação CNPI.

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ricardo 24 de maio de 2020

    Boa tarde… emprestar dinheiro eu lanço em que categoria? Emprestei um dinheiro a meu irmão, e tenho uma planilha de controle de gastos com diversas categorias (lazer, alimentação, transporte, etc), mas não sei em que categoria eu lanço. Pq emprestar dinheiro não é uma despesa, é?

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

56 artigos
FIIs
profit (1)

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!