Acesso Rápido

    Empresas sustentáveis: o que são e quais são as principais no Brasil?

    Empresas sustentáveis: o que são e quais são as principais no Brasil?

    Existe uma tendência no mercado de renda variável pela busca de ações de empresas sustentáveis para a composição da carteira de investimentos.

    Isso se deve ao fato de que há uma perspectiva muito grande de que as empresas sustentáveis cada vez mais cresçam e se consolidem como grandes potências no mercado.  

    O que são empresas sustentáveis?

    Empresas sustentáveis são empresas que tomam cuidado com os impactos causados no meio ambiente e também oferecem capacidade econômica e operacional no longo prazo.

    Muitos especialistas acreditam que futuramente será muito difícil se consolidar e se manter no topo de um mercado se práticas de sustentabilidade empresarial não forem adotas.

    E-book: Comece a Investir na Bolsa

    Comece a investir! Saiba tudo que você precisa saber para dar os seus primeiros passos na Bolsa com o nosso Manual Gratuito do Investidor Iniciante!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Por isso, os investimentos ESG (Enviromental, Social and Corporate Governance), com percalços relacionados ao meio ambiente, social e a governança corporativa, tendem a crescer e se consolidar cada vez mais entre as principais opções de investimento no mercado financeiro.

    Saber se uma empresa é sustentável pode ser um bom indicador de investimento. Quer saber tudo que precisa para analisar ações de empresas? Então baixe o Ebook Como Analisar Uma Ação, elaborado pela Suno Research.

    Exemplo de empresas sustentáveis no Brasil

    Apesar de uma grande necessidade de melhora, várias empresas brasileiras, e/ou que são negociadas no mercado nacional, vêm adotando práticas de sustentabilidade.

    Por isso, é interessante conhecer alguns exemplos de empresas sustentáveis no cenário brasileiro.

    Natura

    Um dos principais exemplos de empresas sustentáveis no Brasil, a Natura é uma empresa fabricante de produtos de beleza e cosméticos que sempre utilizou a lógica da sustentabilidade como diferencial para seu branding.

    A empresa é líder e participa de diversos projetos desenvolvidos com foco na sustentabilidade, como é o caso do(a):

    • Amazônia Viva;
    • Menos lixo;
    • Mais Beleza;
    • Entre outros.

    Cemig

    A Companhia Energética de Minas (Cemig) faz parte da lista das 100 empresas mais sustentáveis do mundo, segundo pesquisas da Knights.

    Entre os critérios de sustentabilidade que a Cemig se destaca, estão:

    • Controle de emissão de gases efeito estufa (GEE);
    • Consumo consciente de energia;
    • Gestão eficiente de resíduos.

    Engie

    Assim como a Natura e a Cemig, a Engie é uma empresa considerada sustentável e é negociada na bolsa de valores.

    Desde 2006, a maior empresa privada do setor de energia do Brasil, a Engie, publica periodicamente relatórios de responsabilidade socioambiental, o que é muito útil para prestar contas e atrair investidores.

    Vantagens de investir em empresas sustentáveis

    As empresas que adotam práticas sustentáveis desde já possuem uma maior probabilidade de se destacar caso o mundo valorize mais esse tipo de conduta.

    Nesse sentido, investir em empresas que já são pioneiras nesse quesito pode ser uma opção, sobretudo para investimentos com foco no longo prazo.

    Mas antes de investir em uma companhia, mesmo que ela seja sustentável, é preciso realizar uma boa análise dos fundamentos do negócio, para assim ter mais segurança em relação aos rendimentos que serão obtidos.

    Esse artigo te ajudou a entender mais sobre as empresas sustentáveis? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *