empresas de sucesso

No dia a dia das pessoas é comum observarmos casos de empresas de sucesso, que obtiveram o seu reconhecimento muitas vezes através da inovação e de inúmeros outros atributos que a fizeram atingir o patamar que foi estabelecido pelas mesmas.

Identificar as empresas de sucesso deve ser o principal trabalho de um investidor que deseja atingir o sucesso em seus investimentos.

Podemos dizer que as empresas de sucesso são aquelas que se tornaram famosas por se tornarem referência em seu setor de atuação, seja pela qualidade dos produtos produzidos, ou pelos números e retornos alcançados através de suas operações.

Pensando do lado do investidor, nem sempre encontrar uma excelente empresa para realizar um investimento pode gerar significativos retornos ao longo do tempo, pois afinal de contas, o preço de compra de um ativo sempre deve ser levado em consideração na hora de realizar um investimento.

Quais são os atributos de uma empresa de sucesso?

empresas de sucesso

Quais são os atributos de uma empresa de sucesso?

Citar detalhadamente todas as qualificações possíveis para uma empresa de excelência não seria uma tarefa fácil, então de forma simplificada, podemos resumir os principais atributos de uma empresa de sucesso em 3 qualidades principais:

  1. Vantagem competitiva: Esse tipo de diferenciação acontece quando uma empresa consegue fornecer um produto ou serviço que é visto de forma superior pelos clientes em relação ao resto da concorrência. A vantagem de conseguir realizar uma operação de baixo custo também pode ser considerada uma vantagem competitiva. Esse tipo de qualificação é muito importante, pois permite à companhia uma previsibilidade de receitas maior ao longo do tempo.
  2. Gerenciamento de altíssimo nível: A qualidade da gestão é um fator primordial para determinar uma empresa de sucesso. Uma gerência experiente pode fazer toda a diferença na hora de fazer as escolhas certas no momento certo de modo a trazer o maior benefício possível à companhia.
  3. Liderança de mercado: Normalmente, a empresa líder de mercado possui o produto com a maior visibilidade e reputação dentro do seu setor de atuação. Esse rótulo de qualidade obviamente atribui maior valor aos seus produtos na visão da maioria dos clientes, o que não significa que essa situação não possa ser invertida por um concorrente que possua outros atributos de maior qualidade.

Obviamente, esses são apenas alguns dos principais fatores que compõe as qualidades de uma empresa de referência, o que significa que outros atributos podem ser adicionados à medida que tratamos de setores individuais.

O que fazer para criar uma empresa de sucesso?

empresas de sucesso

O que fazer para criar uma empresa de sucesso?

Existe uma série de atitudes que podem fazer com que uma empresa alcance o sucesso em seu setor de atuação.

A primeira delas é manter sempre o foco no cliente, pois no fim das contas, é ele quem aprova ou desaprova os produtos e serviços produzidos pela companhia.

Um segundo fator de extrema importância é o pensamento de longo prazo nas tomadas de decisões, principalmente com relação ao cuidado em não entrar em investimentos fora do escopo estratégicos da empresa.

Por ultimo, o empreendedor deve ter consciência de criar um modelo de negócios que seja eficiente e flexível com relação às constantes mudanças das preferências do mercado.

Como conclusão, podemos dizer que para criar empresas de sucesso não é uma tarefa simples, porém, é plenamente possível que um empreendedor ao se planejar estratégicamente possa alcançar os seus objetivos.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.