BolsaConhecimento

Você sabe o que é uma empresa de capital aberto?

By 14 de fevereiro de 2018 No Comments

As empresas de capital aberto podem ser definidas como companhias onde o capital é formado por ações que são negociadas em bolsa de valores. De modo geral, as pessoas que compram as ações de uma empresa se tornam proprietárias de uma fração do patrimônio líquido daquela companhia.

Esses compradores de ações de uma empresa de capital aberto possuem direitos e obrigações. Dentre eles o direito de receber, proporcionalmente à sua participação, os lucros e prejuízos de uma companhia.

Os acionistas dessas empresas podem responder por dívidas assumidas por elas com a responsabilidade de apenas e tão-somente em função do valor monetário da parte ideal, que é quantificada pelas ações que estão sob a posse do acionista.

Diferença entre empresa de capital aberto e empresa de capital fechado

É muito comum, principalmente no Brasil, que as pessoas tenham muitas dúvidas em saber diferenciar esses dois tipos de empresas, já que em nosso país a cultura do investimento em bolsa de valores ainda é muito pouco difundida em comparação a outras nações com o nosso grau de desenvolvimento.

Quando falamos em empresas de capital fechado, a grande diferença entre elas e as companhias de capital aberto é a sua contabilidade. Nas companhias de capital fechado, o processo de contabilidade se dá através de contadores contratados pelos empresários.

Já em uma companhia de capital aberto, as contas são verificadas de maneira bastante diferente, já que os proprietários não possuem autonomia sobre a contabilidade. Nesses casos é eleito um conselho de contabilidade, no qual é escolhido pelos acionistas daquele negócio.

Outra grande diferença está no processo de comercialização das ações. Nas empresas de capital aberto, as ações dessas companhias estão livremente disponíveis para a compra e venda na bolsa de valores. Fato que não pode ser observado nas organizações de capital fechado, que apenas trabalham com a compra e venda de ações em “balcão”.

Algumas vantagens em se abrir o capital de uma empresa

Abrir o capital de uma companhia pode ser uma atitude muito interessante para aqueles que estão procurando melhorar a governança e aumentar a velocidade de crescimento de uma empresa.

Porém, antes de listarmos algumas das vantagens mais marcantes desse processo, gostaríamos de ressaltar que abrir o capital de uma companhia requer muitos custos, tanto no processo de abertura, quanto no processo de manutenção ao manter uma plataforma voltada para investidores.

A seguir listaremos algumas vantagens de abrir o capital de uma empresa:

  • Ampliar os recursos financeiros: Ao abrir capital, uma empresa está captando recursos financeiros que poderão ser voltados para o reinvestimento na própria companhia, aumentando assim, o seu potencial de crescimento futuro.
  • Maior flexibilidade estratégica: Uma empresa de capital aberto consegue ter maior flexibilidade estratégica, podendo atuar e se posicionar em seu mercado de diversas formas.
  • Melhoria da imagem institucional da companhia: No momento em que uma empresa resolve abrir capital no mercado de ações, naturalmente ela passará por um processo rigoroso de controle e auditoria para verificar possíveis irregularidades nos seus balanços e processos internos. Essa atitude naturalmente diminui o risco de empresas sem ética entrarem no mercado, obviamente que esse processo não é 100% perfeito, e algumas companhias, vez ou outra, podem se envolver em escândalos de corrupção.

Enfim, é muito importante ter em mente que toda empresa de capital aberto é um guia para as demais companhias menores de capital fechado. Desse modo, ter um mercado de capitais fortalecido e ético, é um grande pilar para que uma civilização prospere no longo prazo.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.