Por: Tiago Reis

Employee Value Proposition: o que é a Proposta de Valor ao Colaborador?

Dentro da gestão de pessoas existem conceitos importantes, como: Employee Value Proposition e Employer Branding. São termos que estão em evidência e que envolvem os profissionais da empresa.

Employee Value Proposition, em específico, está empregado dentro do contexto corporativo, principalmente na apresentação do trabalho aos possíveis colaboradores, mas também para manutenção destes colaboradores no trabalho.

O que é Employee Value Proposition?

O Employee Value Proposition, também é conhecido por EVP, é um conceito corporativo que apresenta uma proposta de valor ao colaborador. A proposta de valor de uma empresa é uma forma de fidelizar e engajar as pessoas dentro de uma cultura organizacional.

Ou seja, se trata de uma estratégia para atrair e reter profissionais do mercado de trabalho que realmente se enquadrem ao perfil da empresa, que se adequem ao “fit cultural” da companhia.

10 livros que todo investidor deveria ler

Assim, é comum as empresas apresentarem os valores no momento da entrevistas de emprego, assim como os benefícios, como por exemplo: salários, vale refeição, plano de saúde etc. Porém, o significado do próprio trabalho vem sendo desenvolvido dentro da gestão de pessoas e compreendem os aspectos do EVP.

Qual é a importância do EPV?

As pessoas podem mudar de emprego pelos motivos errados. A busca por salários maiores, clima organizacional melhor e oportunidade de carreira melhor são algum destes motivos.

Por isso, a empresa deve possuir mais aspectos para atrair os profissionais e conseguir retê-los. Nesse contexto, entram uma série de aspectos do Employee Value Proposition, como:

  • Qualidade de vida;
  • Cultura organizacional;
  • Oportunidade de crescer na carreira;
  • Condições para trabalho;
  • Princípios e valores da organização;
  • Propósito;
  • Relacionamento com lideres;
  • Relacionamento interpessoal e qualidade dessas relações;
  • Valor e significado dos produtos e serviços da empresa;
  • Prestigio da marca no mercado;
  • Reputação da empresa;
  • Influencia e poder da marca;
  • Benefícios;

Estes aspectos do EVP formam uma proposta de valor para atrair os profissionais adequados ao perfil da corporação. Além disso, eles também ajudam a desenvolver no trabalhador um senso de pertencimento e eficiência, o que os tornam mais produtivos.

Assim uma boa estratégia de EVP conseguirá desenvolver seus colaboradores e bons colaboradores produzem bons resultados.

As empresas vivem de metas e resultados, por isso alinhar profissionais com potencial facilitará a gestão de pessoas. Isso é o fit cultural, uma relação saudável e harmônica entre empregados e empregadores. Assim o clima organizacional propicia a produtividade e a gestão de desempenho das pessoas se tornará mais fácil e metas mais possíveis de serem alcançadas.

Invista como Warren Buffett

Conceitos do EPV

Os conceitos e aspectos do Employee Value Proposition são simples, porém o processo de criação é complexo.

Existem empresas que possuem dificuldades na composição dos valores e benefícios, pois não bastar monta-los e descreve-los. Precisam ser empregados na cultura cotidiana.

As fontes de valor desenvolvidas superam os benefícios. No ambiente organizacional benefícios como: prêmios, eventos, festas, trabalhar meio período etc podem ser copiados pelos concorrentes. Por isso, os valores devem ser mais importantes, pois refletem o dia a dia do trabalhador.

Normalmente, uma boa estratégia de EVP consideram os seguintes pontos:

  • Clima organizacional
  • Relacionamento interno
  • Princípios e valores
  • Propósito da empresa

Por fim, o Employee Value Proposition deve ser empregado na realidade da empresa e refletido na cultura. Se a empresa apresentar uma proposta de valor ao colaborador que não reflete com a realidade, além de atrapalhar o desempenho profissional. Também conseguem disseminar uma imagem negativa para a marca. 

Se ficou alguma dúvida sobre a função do Employee Value Proposition dentro da gestão de pessoas de uma empresa, deixe um comentário abaixo contando qual é a sua dúvida ou opinião sobre o tema.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!