Educação Financeira fornece conhecimento essencial sobre investimentos
Por: Tiago Reis

Educação Financeira: conhecimento cada vez mais relevante e necessário

Educação financeira consiste em fornecer a quem a estuda um conhecimento extremamente importante no que diz respeito às finanças pessoais e a acumulação e multiplicação de patrimônio ao longo do tempo.

Atualmente, o nível de educação financeira na população brasileira encontra-se extremamente baixo, muito por conta de um sistema educacional um tanto quanto ineficiente e ultrapassado.

A grande questão é que, com a situação previdenciária cada vez mais calamitosa no país, investir em uma carteira previdenciária se tornou uma necessidade e, nesse sentido, saber pelo menos o mínimo desse conhecimento é uma responsabilidade cada vez mais necessária para as pessoas.

Educação Financeira – Dicas

Existem, atualmente, muitas ferramentas que podem auxiliar aos potenciais investidores a expandir os seus conhecimentos a respeito das finanças e, por consequência, da sua educação financeira pessoal.

Algumas dicas para esse fim se fazem interessantes, como por exemplo a leitura de livros para iniciantes no assunto, documentários disponíveis de maneira gratuita no Youtube, além de feiras e cursos de educação financeira.

Ainda, o conceito dessa escola de conhecimentos é diretamente relacionado com a prática dos investimentos, uma vez que esse hábito desenvolve, para o seu praticante, a magnífica capacidade de expansão de seus recursos e, por consequência, do seu patrimônio pessoal.

Vale lembrar, também, que por consequência da prática, o estudo se torna parte da rotina, o que, com o tempo, torna o processo, de certa forma, automático e também prazeroso, o que tende a impulsionar ainda mais o desempenho desse investidor ao longo do tempo.

Importância da Educação Financeira

Como já destacado anteriormente, atualmente esse tipo de conhecimento representa um papel de muita relevância na vida das pessoas.

Saber sobre finanças, pelo menos o mínimo, é essencial.

Assim, a importância da educação financeira se faz na capacidade que esse conhecimento apresenta de possibilitar a criação de um patrimônio no mercado financeiro que gera renda através de dividendos e demais proventos concedidos pelos ativos.

Isso possibilita, para o investidor, a tranquilidade de não depender do governo e nem de ninguém para poder usufruir do seu tempo da maneira que achar mais conveniente no futuro.

Isso é sensacional!

Por isso, o interesse e a busca pelo conhecimento das finanças pessoais são um fator de extrema relevância.

Se esse tipo de estudo fosse disponibilizado desde os nossos primeiros anos na escola, certamente teríamos uma sociedade mais próspera e independente.

Os Estados Unidos é uma das nações mais desenvolvidas do planeta muito por conta de possuir um mercado financeiro bastante difundido e utilizado por sua população.

Isso é resultado direto de um alto nível de desse tipo de conhecimento disponibilizado aos americanos desde os seus primeiros anos de vida.

Outros países desenvolvidos também seguem essa cultura.

No Brasil, infelizmente, somente 0,3% de uma população de mais de 200 milhões de pessoas possui o seus CPF’s cadastrados na BM&F Bovespa, ao passo que no país do Tio Sam esse percentual ultrapassa dos 50%.

Realmente, ainda temos muito a evoluir enquanto uma nação sustentável.

Conclusão

Fica claro perceber que, nos dias de hoje, depender do sistema previdenciário disponibilizado pelo Governo se faz uma atitude bastante perigosa.

É obvio que esse modelo não se sustentará durante muito tempo.

Assim, saber sobre educação financeira é uma necessidade urgente para todos os brasileiros e, certamente, só conseguiremos um futuro melhor transferirmos esse conhecimento também para as próximas gerações que ainda estão por vir.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

231 artigos
Ações

FIIs

39 artigos
FIIs

Clube Exclusivo Suno

Small Caps

Pequenas em capitlização, gigantes em potencial.

Conheça o Clube Suno Small Caps e receba recomendações das melhores Small Caps para você investir na Bolsa de Valores.