economia pessoal
Por: Gabriela Mosmann

Economia pessoal: 5 dicas para melhorar as suas finanças

Realizar a economia pessoal de forma organizada garante paz e tranquilidade no dia a dia. Isso é algo importante que deve se realizado no aprimoramento da educação financeira de cada individuo.

No entanto, a maioria das pessoas não consegue organizar a sua economia pessoal. E dessa forma, acabam perdendo grande parte do seu orçamento com pagamentos de juros e outras despesas que poderiam ser evitadas.

O que é a Economia Pessoal?

Economia Pessoal é um conjunto de hábitos capazes de melhorar a vida financeira pessoal. São pequenas atitudes que fazem uma grande diferença no dia a dia assim como no orçamento familiar.

Economizar dinheiro não é uma tarefa fácil. No entanto, é preciso entender que para melhorar a educação financeira é necessário disciplina e mudança de hábitos.

Planilha de Controle de Gastos

Não perca o controle das suas finanças! Baixe nossa planilha gratuita de controle de gastos e organize melhor toda a sua vida financeira!

5 dicas de economia pessoal

Dessa maneira, algumas dicas de economia pode, ajudar nesse processo. Principalmente para indivíduos que estejam tentando melhorar o seu planejamento financeiro.

Algumas dicas importantes podem funcionar para os indivíduos. São elas:

  • Evitar compras a prazo;
  • Evitar compras por impulso;
  • Aproveitar descontos;
  • Poupança pessoal;
  • Evitar produtos com muita manutenção.

1. Evitar compras a prazo

Evitar a compra a prazo é um importante começo para melhorar as finanças pessoais. Pois, ao realizar a compra a prazo , assume-se que haverá dinheiro futuramente para o pagamento.

Logo, se surge algum imprevisto e não é possível realizar esse pagamento, os juros começam a incindir na dívida, aumentando as despesas do individuo.

2. Evitar compras por impulso

Uma outra dica importante para melhorar a educação financeira pessoal é evitar as compras por impulso.

Desse modo, é sempre importante planejar as compras. Separar o dinheiro para o pagamento das contas básicas, separar uma parcela para investimento e o que sobrar realizar compras não essenciais. Isso ajudará bastante à organização financeira.

Orçamento familiar

3. Aproveitar descontos

É uma prática comum oferecer descontos ao longo do ano para os consumidores. Procurar por produtos que estejam em promoção ou aguardar períodos sazonais como a black friday para aproveitar descontos pode ser uma estratégia eficiente para economizar.

4. Poupança pessoal

Destinar uma parte dos ganhos para uma poupança é uma outra atitude que ajuda a melhorar as finanças. A partir de 15% do valor do salário pode ser uma porcentagem adequada.

Construir o hábito de poupar mensalmente, pode oferecer mais equilíbrio geral para as finanças pessoais. Uma reserva de emergência, por exemplo, pode oferecer muita mais tranquilidade para a pessoa em caso de algum imprevisto em sua vida financeira.

5. Evitar produtos com muita manutenção

Os brasileiros tem o hábito de comprar carros. Todavia, esse é um produto onde normalmente se perde dinheiro. Pois, o valor dele deprecia-se rapidamente além do seu alto custo de manutenção.

Um carro precisa ser abastecido, tem gastos de revisão, IPVA, seguro, entre outros. Sendo assim, evitar trocar de carro constantemente, preferindo veículos mais baratos e econômicos poderá gerar uma grande economia financeira no mês melhorando assim o controle financeiro pessoal.

Foi possível saber mais sobre economia pessoal? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Telegram Suno
Gabriela Mosmann

Gabriela Mosmann é analista de investimentos na Suno Research. É economista, mestre e doutoranda em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui também certificação CNPI.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

210 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!