drawdown
Por: Tiago Reis

Drawdown: entenda o que esse parâmetro de volatilidade representa

Vários índices e informações são utilizados para criar e avaliar estratégias de negócios no mercado de finanças. Em relação a volatilidade de um ativo, um dos parâmetros que pode ser aplicado é o chamado drawdown.

O drawdown é uma medida de varialão bastante útil em relação a investimentos como contratos, moedas e ações. Dependendo do tipo de estratégia aplicada, é indispensável que o investidor o calcule para ter uma gestão eficiente de seus ativos.

O que é drawdown?

Drawdown expressa quanto foi a queda do valor de um ativo em relação a sua cotação máxima. Dessa forma, o indicador pode ser utilizado para representar quanto dinheiro o investidor perdeu, em termos percentuais, em determinado ativo durante um período.

Ou seja, em termos técnicos, o drawdown representa a porcentagem da queda desde o mais recente ponto máximo de lucro, o qual é sujeito a acumulação.

Assim, observar o drawdown de um ativo pode ser um indicador essencial para definir e monitorar estratégias de investimento nos mercados financeiros. Isso devido ao fato dele indicar o quão estável ou instável se mostra um ativo.

Valuation e precificação de ativos

Como analisar o drawdown?

O drawdown é um indicador normalmente usado para medir a volatilidade histórica de diferentes investimentos. Logo, é possível comparar o indicador de dois ou mais ativos para saber quais possuem um histórico de queda maior entre si.

Dessa forma, valores menores nesse indicador provam uma maior estabilidade de uma ativo, e vice-versa;

A Suno pode ajudar você a entender tudo sobre mercado financeiro e investimentos, prevendo riscos e rentabilidade. Fale conosco. Inscreva-se, 100% grátis, em nosso curso “Valuation & Precificação de Ativos”.

Como calcular o drawdown?

Para calcular o drawdown de um ativo, se aplica a seguinte fórmula:

  • Drawdown = (Valor máximo do ativo/Valor mínimo do ativo) – 1

Sendo que:

  • Valor do máximo = a cotação mais alta de um ativo (pico) em um série histórica, ocorrida antes do vale;
  • Valor do mínimo = a cotação mais baixo de um ativo (vale) em uma série histórica, ocorrida após o pico.

Ou seja, para calcular esse índice, em forma de porcentagem, em geral deve-se tomar como fundamento o capital destinado a um investimento, ou seja, o capital fundamental.

Contabilidade para Investidores

A fim de entender como fazer o cálculo desse indicador, vamos à prática. Por exemplo, suponha a situação onde temos um ativo que vale R$ 20.000,00.

Ocorre, então, uma queda de R$ 5.000,00 sobre a cotação do ativo.

Nesse caso, o drawdown do ativo é de 25%.

Analisando o drawdown máximo de um ativo

Dependo do intuito de quem analisa, é possível calcular diversas quedas diferentes. Entretanto, dentre elas, o mais analisado é o Máximo Drawdown (MDD).

O Máximo Drawdown (MDD) corresponde à porcentagem máxima de queda em uma série de dados. É o percentual máximo de perdas na conta do investidor.

Portanto, o MDD é um indicador de riscos que:

  1. Mede, em uma série cronológica, a perda máxima de um pico (ponto de alta) a um ponto de mínima;
  2. Aponta a queda máxima do valor de determinado ativo, em forma de percentual.

O período de análise é um ponto crucial no MDD. Ele mostra a queda mais acentuada entre duas altas.

10 livros que todo investidor deveria ler

Portanto, drawdown exprime a rentabilidade de um investidor que se viu em seu pior período, mas conseguiu sair dele no momento mais crítico. Levar esse indicador como estratégia pode ser uma peça fundamental para gerir o desempenho de ativos no mercado financeiro.

 

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

194 artigos
Ações

FIIs

49 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Bufeett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Suno Black

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para se tornar Suno Black e ter acesso a todas as nossas assinaturas em 1 único plano!

Suno Black

tudo.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para garantir a sua assinatura Suno Black e ter acesso a todo o conteúdo exclusivo Suno, com somente 1 assinatura!