Dovish e Hawkish
Por: Tiago Reis

Dovish e Hawkish: conheça essas duas condutas na economia

No meio macroeconômico, existem uma série de termos e jargões que a maioria sequer ouviu falar. Dois exemplos claros são os termos dovish e hawkish. Eles compreendem, de certa forma, duas medidas antagonistas que podem ditar o comportamento de toda a economia.

As políticas econômicas adotadas pelo governo influenciam diretamente a vida de todos. Por isso, mesmo que pareça um assunto distante, é necessário entender o que significam essas duas expressões (dovish e hawkish). Além disso, também é importante entender diferença entre elas e quais efeitos elas podem causar.

O que é Dovish e Hawkish?

Dovish e Hawkish são dois termos frequentes em política econômica, onde o primeiro significa uma política expansionista e o segundo, uma política contracionista.

Dessa forma, pode-se dizer que os formuladores econômicos podem se dividir basicamente em duas posturas: Dovish ou Dove e Hawkish ou Hawk (“dove” é “pomba” em português, e “hawk”, “falcão”).

10 livros que todo investidor deveria ler

O significado dessas duas palavras são intimamente ligadas as perspectivas em relação a economia, sendo praticamente antagônicas:

  1. Dovish ou Dove: expansionista, leniente para com a inflação, voltado à manutenção da atividade econômica;
  2. Hawkish ou Hawk: ao contrário da Dovish, a postura Hawkish considera como o maior entrave da economia a elevada inflação, a qual precisa ser contida mesmo que custe o crescimento da economia.

Portanto, as condutas Dovish ou Hawkish são adotadas pelos formuladores de Política Econômica de um país. Entre eles, estão os membros do Comitê de Política Monetária, o presidente do Banco Central e demais agentes.

Como o Dovish e Hawkish podem ser aplicados?

Uma política econômica significa um conjunto de medidas tomadas pelo governo de um país para regular a produção, distribuição e consumo de bens e serviços.

Um governo pode formular suas medidas econômicas em três frentes:

  • Política fiscal: ajuste de contas públicas, considerando essencialmente as despesas e as receitas, bem como a questão dos impostos;
  • Política monetária: influencia a inflação através do Banco Central, empregando a taxa de juros para influenciar a oferta de moeda;
  • Incentivo à cadeia produtiva: subsídios e desonerações, chamada “política dos campeões nacionais”.
Valuation e precificação de ativos

Diferenças entre Dovish e Hawkish

Dovish é, basicamente, alguém que se preocupa mais com o problema do desemprego e do crescimento econômico que com a inflação alta a médio e longo prazos. Eles preferem uma política monetária mais acomodada, mantendo, para isso, juros baixos.

Já o Hawkish, por sua vez, é mais incisivo. Ele considera que a inflação elevada consiste em um entrave mais prejudicial à economia que o aumento do desemprego. Dessa forma, eles defendem o aumento na taxa de juros ou que estes sejam mantidos elevados.

Hawkish também atenta aos efeitos negativos, a longo prazo, dos juros baixos na economia. Por isso, a conduta Dovish é mais complacente com a inflação que a Hawkish.

A diferença entre Dovish e Hawkish, portanto, representa basicamente um dilema entre inflação e atividade econômica, especialmente em curto prazo.

Entusiastas do Dovish geralmente votam em cortes de juros ou na manutenção da taxa de juros baixa. Por outro lado, os Hawks preferem o aumento das taxas de juros ou a manutenção de taxas de juros elevadas.

E-book Comece a Investir na Bolsa

Como uma política monetária Dovish afeta o mercado?

A política monetária Dovish levará a taxas de juros mais baixas e a um possível enfraquecimento da moeda do país.

Entretanto, se uma taxa de juros mais baixa tende a enfraquecer a moeda, também se deve considerar a taxa de juros do país em relação às taxas de juros de outros países.

Caso a taxa de juros seja reduzida, mas siga muito maior que a taxa de juros de outros países, a redução não tende a afetar significativamente o valor da moeda do país.

Portanto, Dovish e Hawkish são comportamentos praticamente opostos. Porém, para entender melhor quando uma das duas é aplicada, é preciso estar atualizado nos movimentos da equipe econômica do governo. Para se manter informado sobre as novidades da economia e do mercado, se inscreva gratuitamente em nossa Lista do WhatsApp e receba um resumo completo no seu celular sobre as notícias mais importantes do dia.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Jonas Azambuja 6 de agosto de 2019

    Ótimo artigo, esclarecedor

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

206 artigos
Ações

FIIs

53 artigos
FIIs

GARANTA ACESSO AOS DESCONTOS EXCLUSIVOS DA CYBERWEEK

não perca tempo! As ofertas terminam em:

DIAS
 HOR
 MIN
 SEG

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA ACESSAR AS OFERTAS:

%d blogueiros gostam disto: