Acesso Rápido

    Dovish e Hawkish: conheça essas duas condutas na economia

    Dovish e Hawkish: conheça essas duas condutas na economia
    dovish-hawkish

    No meio macroeconômico, existem uma série de termos e jargões que a maioria sequer ouviu falar. Dois exemplos claros são os termos dovish e hawkish. Eles compreendem, de certa forma, duas medidas antagonistas que podem ditar o comportamento de toda a economia.

    As políticas econômicas adotadas pelo governo influenciam diretamente a vida de todos. Por isso, mesmo que pareça um assunto distante, é necessário entender o que significam essas duas expressões (dovish e hawkish). Além disso, também é importante entender diferença entre elas e quais efeitos elas podem causar.

    O que é Dovish e Hawkish?

    Dovish e Hawkish são dois termos frequentes em política econômica, onde o primeiro significa uma política expansionista e o segundo, uma política contracionista.

    Dessa forma, pode-se dizer que os formuladores econômicos podem se dividir basicamente em duas posturas: Dovish ou Dove e Hawkish ou Hawk (“dove” é “pomba” em português, e “hawk”, “falcão”).

    O significado dessas duas palavras são intimamente ligadas as perspectivas em relação a economia, sendo praticamente antagônicas:

    1. Dovish ou Dove: expansionista, leniente para com a inflação, voltado à manutenção da atividade econômica;
    2. Hawkish ou Hawk: ao contrário da Dovish, a postura Hawkish considera como o maior entrave da economia a elevada inflação, a qual precisa ser contida mesmo que custe o crescimento da economia.

    Portanto, as condutas Dovish ou Hawkish são adotadas pelos formuladores de Política Econômica de um país. Entre eles, estão os membros do Comitê de Política Monetária, o presidente do Banco Central e demais agentes.

    Como o Dovish e Hawkish podem ser aplicados?

    Uma política econômica significa um conjunto de medidas tomadas pelo governo de um país para regular a produção, distribuição e consumo de bens e serviços.

    Um governo pode formular suas medidas econômicas em três frentes:

    • Política fiscal: ajuste de contas públicas, considerando essencialmente as despesas e as receitas, bem como a questão dos impostos;
    • Política monetária: influencia a inflação através do Banco Central, empregando a taxa de juros para influenciar a oferta de moeda;
    • Incentivo à cadeia produtiva: subsídios e desonerações, chamada “política dos campeões nacionais”.

    Diferenças entre Dovish e Hawkish

    Dovish é, basicamente, alguém que se preocupa mais com o problema do desemprego e do crescimento econômico que com a inflação alta a médio e longo prazos. Eles preferem uma política monetária mais acomodada, mantendo, para isso, juros baixos.

    Já o Hawkish, por sua vez, é mais incisivo. Ele considera que a inflação elevada consiste em um entrave mais prejudicial à economia que o aumento do desemprego. Dessa forma, eles defendem o aumento na taxa de juros ou que estes sejam mantidos elevados.

    Hawkish também atenta aos efeitos negativos, a longo prazo, dos juros baixos na economia. Por isso, a conduta Dovish é mais complacente com a inflação que a Hawkish.

    A diferença entre Dovish e Hawkish, portanto, representa basicamente um dilema entre inflação e atividade econômica, especialmente em curto prazo.

    Entusiastas do Dovish geralmente votam em cortes de juros ou na manutenção da taxa de juros baixa. Por outro lado, os Hawks preferem o aumento das taxas de juros ou a manutenção de taxas de juros elevadas.

    Como uma política monetária Dovish afeta o mercado?

    A política monetária Dovish levará a taxas de juros mais baixas e a um possível enfraquecimento da moeda do país.

    Entretanto, se uma taxa de juros mais baixa tende a enfraquecer a moeda, também se deve considerar a taxa de juros do país em relação às taxas de juros de outros países.

    Caso a taxa de juros seja reduzida, mas siga muito maior que a taxa de juros de outros países, a redução não tende a afetar significativamente o valor da moeda do país.

    Portanto, Dovish e Hawkish são comportamentos praticamente opostos. Porém, para entender melhor quando uma das duas é aplicada, é preciso estar atualizado nos movimentos da equipe econômica do governo. Para se manter informado sobre as novidades da economia e do mercado, se inscreva gratuitamente em nossa Lista do WhatsApp e receba um resumo completo no seu celular sobre as notícias mais importantes do dia.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    8 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Jonas Azambuja 6 de agosto de 2019

      Ótimo artigo, esclarecedor

      Responder
    • Luiz Fernando 29 de janeiro de 2020

      Sou economista e precisamos ser mais simples para que as pessoas entendam um pouco de economia. Dessa forma, termos rebuscados, difíceis afastam as pessoas.

      Somos um país de 210 milhões de pessoas e quantas investem em bolsa? não temos 2 milhões de pessoas no mercado financeiro, daí que a modernidade mora na simplicidade.

      Responder
      • RFL 21 de maio de 2020

        dovish e hawkish: nao tem nada complicado de entender, são apena 2 palavras.

        Responder
    • Helio R Miculis 4 de março de 2020

      Gostei muito, um ótimo artigo.

      Responder
    • Luiz 19 de março de 2020

      Muito bom artigo, objetivo e de fácil leitura.

      Responder
    • Alex Tavares Dias 7 de maio de 2020

      Sempre encontro na suno o que procuro. Parabéns

      Responder
    • Allan Robs 22 de junho de 2020

      show. muito obrigado.

      Responder
    • eduardo vieira 16 de setembro de 2020

      muito esclarecedor!!

      Responder