Acesso Rápido

    Dolarização: entenda como funciona essa política monetária

    Dolarização: entenda como funciona essa política monetária

    Quando a moeda oficial de um país é substituída por outra moeda mais forte e representativa temos o evento conhecido como dolarização.

    A dolarização decorre da necessidade de fortalecer o sistema econômico de um país. Sendo que o objetivo maior nesse processo é alcançar o controle da inflação e combater crises econômicas.

    O que é o processo de dolarização?

    A dolarização de uma economia ocorre quando um país adota o dólar como moeda oficial. Contudo essa substituição de moedas pode ser ainda informal — neste caso, o país negocia suas transações com a moeda oficial e também em dólares.

    Esse fenômeno é muito comum em países com economia em desenvolvimento. Em virtude de um ambiente econômico frágil e instável, esses países se utilizam da dolarização na tentativa de colocar a economia nos eixos.

    Contudo, não é só o dólar americano que utilizado nesse processo. A dolarização pode ser efetuada em outras moedas também. Entre elas, o Euro tem sido muito adotado por países que não pertencem a União Europeia.

    Vantagens da dolarização

    Dentre as vantagens da dolarização, estão os seguintes pontos

    • Através da adoção do dólar, é possível proteger o país de especulações contra o câmbio;
    • Resguardar os indicadores macroeconômicos do país, como a inflação, de deteriorações mais graves;
    • Compartilhar dos benefícios da estabilidade no valor da moeda estrangeira frente a moeda nacional;
    • Permite aumentar o poder de compra de seus cidadãos e indiretamente aumentar o crescimento econômico do país;
    • Torna possível o planejamento de políticas econômicas de longo prazo.
    • Além disso, contribui para reduzir os custos de transação do comércio entre os países que utilizam a mesma moeda

    Desvantagens da dolarização

    Entretanto, esse processo de substituição monetária também possui seus pontos negativos. Dentre as desvantagens da dolarização, estão os seguintes aspectos:

    • O país perde a capacidade de influenciar sua própria política monetária, ou seja, ele perde autonomia financeira. Isso decorre da dependência a qual esse país se sujeita em relação a política econômica americana, no caso de substituir pela moeda americana.
    • O processo de dolarizar uma economia é complexo e de difícil reversão no futuro. Além de implicar em alto custo para sua implantação.
    • As autoridades monetárias não podem atuar como emprestador de última instância aos bancos comerciais, em uma economia com substituição total da moeda.

    Dolarização parcial e dolarização total

    A dolarização parcial de moeda ocorre quando os habitantes de um país optam por deter uma parte uma parte de seus recursos em moeda estrangeira. Além disso essa substituição parcial pode fazer parte de um processo gradual e definitivo para a substituição total.

    Já a dolarização total ocorre quando há a substituição total da moeda. Essa situação é muito observada quando ocorre uma grande crise econômica.

    Países que adotaram o dólar como moeda corrente

    Muitos países já adotaram a dolarização tanto parcial como total. Em 2000, o Equador decretou oficialmente sua adoção do dólar como moeda corrente.

    Naquela época, o país se viu às voltas com uma significativa crise econômica e inflacionária. Então isso criou as bases necessárias para adotar o dólar americano como sua moeda oficial.

    Já na Argentina, é possível observar uma dolarização parcial da economia. Isto porque apesar de a moeda do país ser oficialmente o peso argentino, o dólar também é aceito.

    Então o cidadão pode fazer suas compras em dólar para se proteger da inflação que corrói a moeda oficial.

    Para saber mais sobre assuntos econômicos inscreva-se gratuitamente em nosso canal de WhatsApp e se mantenha sempre atualizado sobre economia e demais processos monetários como a dolarização.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    1 comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Valtecir Brandão 25 de abril de 2020

      Se o Brasil adotasse o dólar com moeda corrente, qual seria a vantagem e desvantagem para o país?

      Responder