doji
Por: Tiago Reis

O que é doji e como esse tipo de indicador é usado em análises

Doji é um candlestick ou padrão gráfico comum para a análise técnica. Esse tipo avaliação é usada para tentar prever oscilações no preço de ativos. Tentar prever oscilações no mercado financeiro, contudo, é uma prática altamente incerta e arriscada.

O doji  é uma forma usada para fazer a relação entre padrões gráficos e preços. Para os adeptos da análise gráfica, essa correlação é possível.  As oscilações do mercado seriam ilustradas pelos candlesticks.

O que é doji?

O doji é um candle, ou vela, que representa um momento de indecisão no mercado. Ou seja, nessa representação, o preço de fechamento de um ativo será igual ao de abertura do mesmo. Ele é representado por uma linha ou traço horizontal.

Invista como Warren Buffett

Frequentemente, podemos observar o seu desenho no chamado gráfico de velas (candlesticks). As velas buscam ilustrar uma situação do mercado, ou seja, o que ocorre com os preços, de forma visual. Elas buscam mostrar o equilíbrio das forças entre compradores e vendedores de um ativo.

Para se fazer a interpretação das velas, são usados os seguintes conceitos:

  • Preço de abertura e fechamento;
  • Preço máximo e mínimo negociado;

Assim, tiram-se os chamados conceitos de força para interpretar uma vela doji, que não possui o corpo de alta ou de baixa. Como não possui autopreenchimento, não representa domínio de compradores e nem de vendedores. Outro conceito aplicado é o da altura da vela, que serve como convicção (ato de convencer sobre a ação dos preços).

Interpretação

Como falamos, a indecisão é a interpretação chave para o doji. Ou seja, não sabemos se o preço do ativo irá subir ou descer. Por isso, para os adeptos da análise gráfica, um padrão como este é marcante e sugere uma possível reversão da tendência.

Essa teoria diz que, em algum momento, um dos lados, compradores ou vendedores, terá que tomar uma posição relevante. Mas  somente a presença dele no gráfico não determina isso. O que predomina, no caso, são os volumes financeiros diários.

Um padrão de análise pode ser associado individualmente ou em composição de padrões gráficos (conjunto de velas).

Quer aprender a calcular o preço de ativos? Faça o curso online de valuation e precificação de ativos da Suno.

Aprenda como analisar uma ação

O peso do doji nas análises é maior do que uma vela de corpo pequeno. O que, por exemplo, indicaria o enfraquecimento da tendência ou até mesmo o equilíbrio de forças.

Mas porque é mais potente que um candle de corpo pequeno? Porque esta é uma vela que apresenta uma simetria. Ou um fechamento igual ao de abertura. E isso apresenta um sinal maior para representação da indecisão do mercado.

Tipos de doji

As classificações mais comuns desse tipo de indicador são:

  • Doji star: Também é conhecido como doji estrela. Acontece quando temos o mesmo comprimento das sombras do candle, a inferior e a superior;
  • Doji libélula: Conhecido como doji dragonfly. Nesse padrão, temos a sombra inferior maior e a falta da sombra superior;
  • Doji lápide: Nesse, não temos a presença da sombra inferior, somente da superior;
  • Doji pernalta: A sombra inferior é maior que a superior.

É importante ressaltar que os candlesticks são reflexos de movimentações passadas. Portanto, esses gráficos não servem para previsões das movimentações dos preços futuros. Tratam-se do reflexo de volume de compras e vendas diária.

Foi possível entender mais sobre doji com esse artigo? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

 

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

202 artigos
Ações

FIIs

51 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Como analisar uma ação

Conheça o Passo A Passo para você analisar quais as melhores ações para investir!

Série Guia Suno

3 Livros pelo preço de 1

Aprenda tudo que você precisa saber para começar a investir com a série didática de livros Guia Suno