Acesso Rápido

    Veja quais documentos para abrir conta em banco são exigidos

    Veja quais documentos para abrir conta em banco são exigidos

    Fazer o levantamento dos documentos para abrir conta é uma das etapas burocráticas do relacionamento com o sistema bancário. Atualmente, administrar esse tipo de relação faz parte do planejamento financeiro da maioria dos cidadãos.

    Os documentos para abrir conta variarão de acordo com o tipo de conta que se pretende ter. E também com o banco que será responsável por esta conta, porque cada um tem suas próprias regras.

    O que são documentos para abrir conta?

    Os documentos para abrir conta são aqueles exigidos para comprovar a veracidade das informações a respeito do titular. O intuito da exigência é evitar fraudes e manter um cadastro completo com os dados dos clientes para uso da instituição bancária e de órgãos fiscalizadores.

    Planilha de Controle de Gastos

    Não perca o controle das suas finanças! Baixe nossa planilha gratuita de controle de gastos e organize melhor toda a sua vida financeira!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Isso porque os bancos têm a obrigação legal de prestar informações sobre seus clientes. Entre elas, avisar ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) se algum deles solicitar saques ou depósitos de valores acima de R$ 50 mil.

    Neste caso, os clientes precisam ser identificados. Porém, o monitoramento de transações começa a ser feito com atenção em movimentações a partir de R$ 10 mil. A exigência existe desde o final de 2017.

    O que é exigido

    Os documentos exigidos para a abertura de conta bancária podem variar de acordo com a instituição financeira. No caso de quem for abrir conta poupança, é uma prática comum exigir, além dos documentos, um valor para depósito inicial. Este valor precisa ficar parado na conta, ou seja, sem ser sacado ou transferido, por pelo menos um mês.

    Em geral, os principais documentos para a abertura de conta são:

    • Documentos de identificação com foto – que pode ser RG, Carteira de Motorista (CNH) ou Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), para os estrangeiros;
    • Comprovante de endereço – necessariamente uma conta de consumo como água, luz, telefone ou gás. Boletos de cartão de crédito, por exemplo, não terão validade;
    • Comprovante de renda – como holerite ou contrato de trabalho de até dois meses antes da data da abertura da conta;
    • CPF (Cadastro da Pessoa Física).

    No caso do comprovante de endereço, a questão pode ser complexa. Ainda mais para quem ainda mora com os pais ou divide moradia com colegas, por exemplo.

    Para abrir uma conta corrente, os documentos necessários são o CPF, documento de identificação original com foto, além de comprovantes de endereço e renda (validade de três meses). Em casos de não possuir o comprovante de residência no próprio nome, é aceita declaração do titular do comprovante com firma reconhecida em cartório.

    Quer administrar melhor os gastos da sua família? Baixe a planilha do orçamento familiar.

    Menores de 18 anos

    Alguns bancos aceitam abrir conta corrente para menores de 18 anos e maiores de 16 anos. Porém, os requisitos são ainda maiores, porque é preciso, além dos documentos já citados, ter uma das seguintes opções:

    • Autorização dos pais ou responsáveis;
    • Certidão de casamento (se casado);
    • Diploma de curso superior (se diplomado);
    • Termo de posse do cargo (para os concursados);
    • Documento que comprove a posse de uma empresa ou residência;
    • Carteira de trabalho com comprovação de registro.

    Prazo

    Ao abrir uma conta na agência bancária, é comum que a aprovação ocorra na hora. Mas há casos em que a espera seja de até cinco dias úteis. Algumas instituições enviam um e-mail ou mensagem de texto para os seus clientes informando que a conta foi aberta.

    É possível abrir conta online

    Com o avanço da tecnologia, alguns bancos tem oferecido a possibilidade de abrir uma conta corrente sem precisar ir a uma agência. Tudo é feito pela internet, por meio do aplicativo do banco no smartphone.

    Em geral, o candidato a cliente envia os dados ao banco, juntamente com uma foto sua segurando os seus documentos para abrir conta online.

    Entretanto, a praticidade de abrir conta pela internet ainda não se aplica a contas de pessoas jurídicas ou contas poupança de pessoa física. Nestes casos, não dá para abrir conta em aplicativo.

    Foi possível saber mais sobre os documentos para abrir conta? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    7 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Beatriz 27 de julho de 2020

      muito obrigada

      Responder
    • Francisco Ricardo Gomes 28 de julho de 2020

      Trabalho como autonomo presto servicos manutencao porem sempre recebo ou em espece ou em conta de terceiros como faco para abrir conta sem comprovante de renda?

      Responder
    • Elaine 12 de outubro de 2020

      Eu trabalho por conta nada de registro em carteira mas gostaria muito de ter uma conta para começar guardar um dinheiro para meu futuro como faço?poço abrir com apenas dois mil e oitocentos?

      Responder
      • Suno Research 13 de outubro de 2020

        Olá, Elaine! Tudo bem?
        Claro! Para abrir uma conta, você pode procurar por uma agência física ou acessar o site do banco desejado.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • William 15 de novembro de 2020

      Que dados são verificados no RG para abrir conta?

      Responder
    • Benedita 27 de novembro de 2020

      Não tenho nem uma conta no meu nome o qui devo fazer para abrir um conta poupança?

      Responder
      • Suno Research 30 de novembro de 2020

        Olá, Benedita! Tudo bem?
        Sugerimos que procure a agência de banco mais próxima da sua residência para criar sua conta.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder