Conceito de dividendos é muito relevante para investimentos

Muitos investidores, ao ingressar no mercado de capitais, não se atentam aos proventos pagos pelas companhias no âmbito da remuneração a seus acionistas e, por isso, saber de antemão o conceito de dividendos é de extrema importância numa visão de investimentos de longo prazo.

O conceito de dividendos pode ser definido como uma remuneração paga pelas companhias abertas a seus acionistas, que geralmente é definida através de uma percentagem de seus lucros referentes a um período pré-estabelecido.

Dividendos a pagar

As empresas, normalmente, estabelecem período de pagamentos dessas bonificações e, diante disso, esses prazos podem ser diferentes de companhia para companhia.

O ideal, para um investidor de valor que visa os proventos no longo prazo, é que entre em contato com o RI (relação com investidores) das empresas as quais tenha interesse em aplicar os seus recursos e, então, solicite um esclarecimento a respeito das datas estabelecidas por elas no âmbito dos dividendos a pagar.

Normalmente, os RI’s das empresas são bastante prestativos e solícitos para esclarecem as dúvidas dos interessados.

Como investir em dividendos?

Montar uma carteira de investimentos focada em dividendos é uma alternativa bastante comum e interessante para investidores simpatizando do Value Investing e no longo prazo.

Neste sentido, nós, da Suno Research, desenvolvemos um minicurso gratuito de dividendos voltado para esta estratégia, o qual recomendamos fortemente para todas as pessoas.

Neste minicurso, é explorado de maneira bastante relevante a dinâmica de uma estratégia de dividendos, além de conter, também, casos reais de investidores reais de sucesso que se beneficiaram dessa modalidade de investimento ao longo do tempo e que hoje colhem frutos bastante recompensadores por acreditarem nessa escola bastante relevante de aplicação.

Dividendos mensais

Para os investidores ainda mais interessados nessa estratégia, existe também uma possibilidade de formatar uma carteira de dividendos de modo que os proventos sejam pagos alternadamente e de mês a mês pelas companhias, gerando assim, uma renda recorrente mensal proveniente de suas aplicações, o que, evidentemente, pode ser uma alternativa muito interessante e viável para quem deseja montar renda previdenciária relevante no futuro.

Outras considerações

Investir focando no recebimento de proventos é uma alternativa que, certamente, vale muito a pena.

Considerando-se ainda, o reinvestimento desses proventos em empresas que estejam, naquele momento, precificadas abaixo do seu real valor intrínseco, é muito provável que o efeito dessa prática remeta ao efeito bola de neve, que faz com que o crescimento do patrimônio de uma pessoa cresça de maneira exponencial no decorrer do tempo.

Conclusão

Diante do que foi abordado, fica claro que, ao se optar por aplicar em uma carteira de investimentos focada nos proventos pagos pelas companhias, dificilmente um investidor não obterá sucesso em seus rendimentos.

É claro que o tempo e a paciência devem ser usados como ferramentas de apoio para esses investidores, visto que, na grande maioria das vezes, os resultados esperados são vistos após anos de prática.

Assim sendo, a crença de se aplicar focado no conceito de dividendos é, certamente, uma estratégia que pode beneficiar muitos frutos vitoriosos para os investidores que estejam dispostos a pagar o preço de todos os sacrifícios que devem ser feitos ao se tomar essa decisão, mas que, ao final, terá valido a pena.

Comentários

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

©2018 SUNO RESEARCH | Investimentos inteligentes

Share This

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account