Por: Tiago Reis

Dicas sobre a psicologia dos investimentos

Um livro que acho bastante interessante é o “The Little Book of Behavioral Investing”, escrito por James Montier. Trata-se de uma leitura que deveria ser realizada por todo investidor, uma vez que trata da psicologia dos investimentos – um aspecto determinante para o sucesso no longo prazo.

Não deixe de conferir os nossos descontos da Black Friday, são várias oportunidades com desconto para você, e elas já estão acabando!

Ao longo deste artigo, elencarei alguns dos conceitos introduzidos por Montier em seu livro. São conceitos capazes de fomentar reflexões que podem ajudar a melhorar seus processos de investimento para o longo prazo.

Não faça previsões sobre o futuro

Tentar prever o futuro é impossível. Assim, é perigoso seguir uma estratégia na qual seu patrimônio está dependente de eventos específicos que podem ou não acontecer no futuro.

Diferentes investidores farão diferentes previsões e dificilmente algum deles estará correto. Quando uma previsão é feita sobre alguma variável, outras variáveis atreladas a ela devem ser previstas e, assim, quanto mais variáveis previstas, maior a chance de erro.

Cuidado com os vieses confirmatórios

Os vieses confirmatórios podem ser muito destrutivos, não apenas no âmbito dos investimentos.

Trata-se da tendência de buscar a informação que concorda com a nossa linha de pensamento. Por exemplo: se você acredita que os lucros de uma companhia têm um potencial de crescer a uma taxa de 15% ao ano pelos próximos cinco anos, você irá buscar informações que suportem a sua tese.

O perigo dessa prática é o de ignorar os possíveis riscos e ameaças que se associam com essa tese. Deste modo, o investidor passa a arriscar seu patrimônio sem perceber a dimensão do dano que pode ser causado.

Estabeleça procedimentos e se atenha a eles

Um jeito de se proteger dos vieses confirmatórios é focar no seu processo de investimento. Analisar os riscos potenciais e utilizar uma abordagem cautelosa nas projeções de crescimento deve auxiliar em tal proteção.

Psicologicamente, investidores tendem a entrar em pânico e desinvestir quando o mercado está caindo, enquanto deveriam, na verdade, estar comprando. De modo similar, também há uma tendência de seguir as emoções e comprar quando o mercado está subindo.

Buscar margem de segurança e estabelecer um preço justo para o ativo também é parte do processo de investimento. Neste sentido, acredito que a forma mais adequada de evitar agir por impulso emocional é saber qual o valor intrínseco de cada ativo que lhe interessa, ignorando o impacto emocional da volatilidade dos preços.

“A história não se repete, mas ela rima”

Investir é, inevitavelmente, uma arte na qual não se pode ter certeza sobre suas hipóteses. Como dito anteriormente, não podemos prever o que acontecerá no futuro.

Por outro lado, embora se tenha conhecimento dos acontecimentos do passado, isso não garante que os mesmos cenários se repetirão posteriormente.

No entanto, ainda que não seja adequado extrapolar acontecimentos passados para o futuro, é possível aprender com estes eventos, buscando preparação para o que há de vir.

Neste aspecto, Montier acredita que todos deveriam manter um “diário” dos investimentos, a fim de cruzar nossas decisões com suas razões e com seus resultados.

Assim, uma análise do passado, no âmbito das decisões e seus resultados, deve nos ajudar a separar e entender quando tivemos sorte e quando, de fato, nos beneficiamos do uso de habilidades. Além disso, este tipo de registro pode também indicar quando estamos cometendo erros recorrentes.

Por fim, de modo geral, o “The Little Book of Behavioral Investing” é um livro bastante construtivo para os investidores. Uma leitura atenta deve permitir aos leitores o entendimento de seus próprios pontos fracos psicológicos.

Vale ressaltar que os pontos apresentados são apenas excelentes pontos de partida para os investidores que buscam entender mais a respeito da psicologia dos investimentos.

 

Clique aqui e responda à nossa pesquisa de satisfação. Fazendo isso, você nos ajuda a trazer conteúdos cada vez melhores.

Invista como Warren Buffett
Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

206 artigos
Ações

FIIs

53 artigos
FIIs

GARANTA ACESSO AOS DESCONTOS EXCLUSIVOS DA CYBERWEEK

não perca tempo! As ofertas terminam em:

DIAS
 HOR
 MIN
 SEG

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA ACESSAR AS OFERTAS: