Diagrama de Ishikawa
Por: Tiago Reis

Diagrama de Ishikawa: como descobrir a razão dos problemas

Um método bastante conhecido de gestão de qualidade, o Diagrama de Ishikawa é bastante utilizado por empresas que enfrentam problemas – como lucro bruto em queda, por exemplo.

Em tese, qualquer empresa pode aplicar o Diagrama de Ishikawa, mesmo que não seja em um contexto de dificuldades, para melhoraria de sua organização.

O que é Diagrama de Ishikawa

O Diagrama de Ishikawa é um gráfico elaborado com o intuito de organizar ideias, para que seja possível enxergar a relação entre os efeitos e suas causas. Ou seja, entre um problema e o que o está causando.

O método foi desenvolvido pelo teórico organizacional japonês Kaoru Ishikawa. Ele também é conhecido como diagrama espinha de peixe, diagrama de causa e efeito e ainda Diagrama 6Ms.

O Diagrama de Ishikawa tem como premissa a investigação das verdadeiras causas dos problemas e desafios enfrentados pelas empresas. É também um método que pode ser usado para aprimoramento, como o PDCA. A teoria parte do princípio que, sem conhecer a raiz da questão, dificilmente será possível encontrar uma solução definitiva para ela.

Quer entender melhor como funcionam os indicadores de uma empresa? Faça o minicurso de contabilidade para investidores.

Estrutura do Diagrama de Ishikawa

O diagrama é composto por uma linha principal horizontal que aponta para o efeito a ser superado (ou problema). Dentro dele, há seis categorias, representadas por linhas atreladas à linha principal, causando o efeito de espinha de peixe. Isso porque o método Ishikawa entende que a questão pode estar relacionada a um destes fatores.

Estas categorias também são chamadas de 6Ms. Elas são:

  • Máquina;
  • Mão de obra;
  • Matéria prima;
  • Método;
  • Medida;
  • Meio ambiente.
E-book Comece a Investir na Bolsa

O problema pode ser ocasionado, por exemplo, por falta de espaço dentro da organização ou por excesso de umidade no local. Neste caso, estaria ligado ao meio ambiente. Pode estar também na matéria-prima que é utilizada na elaboração do produto, item especialmente importante em uma indústria de bens de produção.

Assim como em atividades feitas de modo incorreto por um funcionário ou sócio, o que pode ser motivado por um assessment inadequado. Ele ainda pode ser encontrado na forma como esta atividade é desenvolvida, no uso incorreto de um equipamento, ou em uma medida incorreta.

Veja abaixo o gráfico do Diagrama de Ishikawa:

Diagrama de Ishikawa

Método de Ishikawa para empresas de serviços

Um ponto a observar é que o diagrama é mais voltado a meios de produção. Se a empresa for prestadora de serviços será até mais complicado descobrir como se encaixar nestas seis categorias.

Uma opção para estes negócios terem como fazer o Diagrama de Ishikawa é trocá-las para adequar a ferramenta às suas necessidades. Neste caso, as categorias passariam a ser apenas cinco:

  • Equipamentos;
  • Procedimentos;
  • Políticas;
  • Pessoas;
  • Meio ambiente.

Analisando cada uma destas categorias, o gestor do diagrama e sua equipe devem levantar possíveis causas para o problema analisado.

Após esse processo, geralmente feito em um brainstorm, o raciocínio precisará ser refinado. Assim, entre estas opções, os participantes do projeto precisarão ver quais são as causas mais prováveis para a questão. Para estas, serão buscadas soluções.

5 amostras gratuitas para você conhecer a Suno!

Isso porque, uma vez que estas causas forem solucionadas, segundo a abordagem do método, o problema deixará de ocorrer. Apesar de parecer simples, é um trabalho que demanda dedicação e concentração para que dê certo.

Conseguiu entender mais sobre o Diagrama de Ishikawa? Escreva suas dúvidas nos comentários abaixo.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!