Por: Tiago Reis

Devo visitar as empresas em que pretendo investir?

Para os grandes investidores do mundo, antes de realizar um investimento devemos nos perguntar se realmente conhecemos o modelo de negócio em questão.

Warren Buffett, o maior investidor de todos os tempos, define este ponto através do círculo de competência. Empresas que operam de forma que o investidor não compreende plenamente estão fora de seu círculo de competência e, portanto, não devem ser levadas em consideração quando analisamos oportunidades de investimentos.

Entretanto, mesmo quando acreditamos que conhecemos bem um modelo de negócio, podemos estar equivocados. Existem muitos elementos que não podem ser vistos em relatórios anuais e demonstrativos financeiros. Deste modo, uma visita à companhia pode esclarecer muitos pontos quanto ao futuro do empreendimento.

Quando você visita uma companhia, é capaz de compreender muito melhor como ela se estrutura, qual é a cultura que os gestores implementam, bem como suas estratégias e produtos.

Perceber elementos como a motivação dos funcionários e dos líderes da empresa entre outras peculiaridades podem ser elementos extremamente relevantes no sucesso futuro de um empreendimento.

Quando lidamos com micro e small caps, empresas menores quando comparadas às gigantes da bolsa, a compreensão do modelo de negócio e da estrutura da empresa para além dos números pode reduzir muito o risco do investimento.

Nestas empresas, os fundadores, CEOs e outros indivíduos que ocupam cargos administrativos relevantes, geralmente são mais acessíveis e podem guiar os investidores em visitas que podem ser muito esclarecedoras.

Quando visitar uma companhia, tente absorver o máximo de informação possível sobre a mesma. Seja observador e analise criticamente todos os âmbitos possíveis, afinal, você está querendo se tornar sócio da empresa.

Use seu conhecimento prévio para avaliar se a empresa está atuando da forma que você espera ou se as decisões tomadas pelos gestores têm origem em interesses conflitantes aos seus.

O investidor deve se sentir confortável com seus investimentos, portanto, tente encontrar qualquer elemento que possa tirar sua tranquilidade.

Logística interna ineficiente, insatisfação dos funcionários em trabalhar na empresa, endividamento elevado e desnecessário, margens insustentáveis ou qualquer outro elemento que mostre que os resultados da empresa podem ser afetados no longo prazo.

Além disso, a compreensão das necessidades dos clientes pelo produto/serviço é fundamental.

Uma visita pode esclarecer muitas dúvidas quanto a isso.

As explicações que o fundador/CEO pode te fornecer esclarecerão muitos elementos acerca da estratégia da empresa e dos meios que esta utiliza para atender as demandas dos clientes.

Elementos mal compreendidos podem levar a conclusões errôneas que podem acarretar investimentos desnecessários.

A plena compreensão de uma empresa, sua estratégia, operação e demandas de seus clientes é de suma importância para um investimento seguro.

Lembre-se, a falta de informação eleva significativamente os riscos de um investimento.

E é neste ponto que se fundamenta a importância de uma visita. Atravessar o país para visitar uma empresa que se configura como investimento potencial, pode te surpreender.

O conhecimento adquirido na experiência pode te poupar de um investimento malsucedido ao mesmo tempo que pode te assegurar uma grande oportunidade de investimento.

Não hesite em visitar uma companhia por julgar que os deslocamentos necessários são caros.

Um investimento ruim devido à falta de informação custará muito mais ao investidor do que alguns dias de viagem.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

56 artigos
FIIs
kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!