desenvolvimento econômico
Por: Tiago Reis

Desenvolvimento econômico: conheça as principais teorias a respeito

Você sabe o que um país deve fazer para alcançar o desenvolvimento econômico?

A teoria do desenvolvimento econômico é uma das mais estudas pelos economistas. A sua base é discutida no campo da macroeconomia.

Existem diversas concepções sobre o que representa o crescimento econômico. No entanto, ele pode ser definido, em suma, como a melhora do bem-estar geral da população. Isto é, além da elevação dos indicadores quantitativos da economia, tais como o PIB, é também esperado um avanço de indicadores qualitativos a respeito da qualidade de vida da população.

Diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico

Desenvolvimento econômico

Existe uma diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico.

O crescimento econômico é mais fácil de ser atingido. Ele pode ser definido como a melhora dos indicadores quantitativos da economia.

Como, por exemplo, o aumento da renda, a redução do desemprego ou o aumento do consumo.

Por outro lado, o desenvolvimento econômico se trata de um conceito mais abrangente. Pode-se dizer, portanto, que o desenvolvimento abrange o crescimento econômico. Ou seja, não há desenvolvimento sem o crescimento. Porém, nem sempre que há crescimento pode ser considerado que existiu o desenvolvimento.

Como visto anteriormente, o desenvolvimento deve ser acompanhado também de melhorias nos indicadores de bem-estar geral da população. Alguns desses indicadores são:

  • Distribuição de renda
  • Expectativa de vida
  • Segurança e grau de liberdade econômica

Teorias a respeito do desenvolvimento

Não existe, até hoje, um consenso sobre como atingir o desenvolvimento da economia. No entanto, existem teorias que são mais aceitas.

É importante ressaltar, no entanto, que essas teorias representam correntes de pensamento. E, ainda, que muitas dessas teorias variam de acordo com a época que foram produzidas.

Dito isto, existem duas principais correntes atuais na teoria do desenvolvimento da economia. A primeira deriva da teoria clássica, e as suas variações tais como a teoria neoclássica e o neoliberalismo.

Em suma esta corrente crê no avanço do comércio e da liberdade econômica como a chave para o desenvolvimento. Os defensores desta corrente acreditam no poder da iniciativa privada em gerar desenvolvimento e pregam que o estado deve interferir o mínimo possível na economia.

O desenvolvimento se daria, principalmente, através do aumento da produtividade dos fatores de produção. Isto é, através do avanço da tecnologia, que permitiria uma maior produção com menor uso do tempo e do trabalho.

Os principais expoentes desta teoria são os Estados Unidos da América e a Inglaterra. Além disso, outros países adotaram, em maior ou menor medida, as teorias neoliberais para se desenvolver – tais como os tigres asiáticos e o Chile.

A outra corrente do desenvolvimento econômico deriva das ideias do Keynesianismo. As pessoas que suportam esta corrente acreditam que o estado deve ter um maior papel como indutor do crescimento econômico.

Principalmente de acordo com Keynes, o estado deveria atuar com políticas anticíclicas em momentos de crise. Como por exemplo, elevando a demanda agregada para frear o desemprego.

Um exemplo de país que cresceu com a intervenção do estado na economia é a China. Discute-se, porém, se a China teria atingido o crescimento ou o desenvolvimento econômico.

Conclusão

Como você pode ver, existem diferentes ideias a respeito do desenvolvimento econômico. Em suma, no entanto, todas convergem para o fato de que o país deve atingir o crescimento da renda (PIB) e do consumo, bem como o avanço de aspectos qualitativos do bem-estar da população.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

2 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Pires Sozinho 9 de agosto de 2019

    Muito Bom seu artigo. Parabens

    Responder
  • Pires Sozinho 9 de agosto de 2019

    Muito Bom seu Artigo

    Parabens

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

194 artigos
Ações

FIIs

49 artigos
FIIs

Minicurso Gratuito

Invista
No Tesouro
Direto

Aprenda tudo o que você precisa sobre um dos investimentos mais populares e seguros do Brasil

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!

Suno Black

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para se tornar Suno Black e ter acesso a todas as nossas assinaturas em 1 único plano!

Suno Black

tudo.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para garantir a sua assinatura Suno Black e ter acesso a todo o conteúdo exclusivo Suno, com somente 1 assinatura!

%d blogueiros gostam disto: