Acesso Rápido

    Desenvolvimento econômico: conheça as principais teorias a respeito

    Desenvolvimento econômico: conheça as principais teorias a respeito

    Você sabe o que um país deve fazer para alcançar o desenvolvimento econômico?

    A teoria do desenvolvimento econômico é uma das mais estudas pelos economistas. A sua base é discutida no campo da macroeconomia.

    O que é desenvolvimento econômico?

    Desenvolvimento econômico é definido como a melhora do bem-estar geral da população, indicado pela elevação dos indicadores quantitativos da economia, tais como o PIB, é também esperado um avanço de indicadores qualitativos a respeito da qualidade de vida da população.

    Guia de Economia para Investidores

    Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico

    Existe uma diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico.

    O crescimento econômico é mais fácil de ser atingido. Ele pode ser definido como a melhora dos indicadores quantitativos da economia.

    Como, por exemplo, o aumento da renda, a redução do desemprego ou o aumento do consumo.

    Por outro lado, o desenvolvimento econômico se trata de um conceito mais abrangente. Pode-se dizer, portanto, que o desenvolvimento abrange o crescimento econômico. Ou seja, não há desenvolvimento sem o crescimento. Porém, nem sempre que há crescimento pode ser considerado que existiu o desenvolvimento.

    Como visto anteriormente, o desenvolvimento deve ser acompanhado também de melhorias nos indicadores de bem-estar geral da população. Alguns desses indicadores são:

    • Distribuição de renda;
    • Expectativa de vida;
    • Segurança e grau de liberdade econômica.

    Teorias a respeito do desenvolvimento econômico

    Não existe, até hoje, um consenso sobre como atingir o desenvolvimento da economia. No entanto, existem teorias que são mais aceitas.

    É importante ressaltar, no entanto, que essas teorias representam correntes de pensamento. E, ainda, que muitas dessas teorias variam de acordo com a época que foram produzidas.

    Dito isto, existem duas principais correntes atuais na teoria do desenvolvimento da economia. A primeira deriva da teoria clássica, e as suas variações tais como a teoria neoclássica e o neoliberalismo.

    Em suma esta corrente crê no avanço do comércio e da liberdade econômica como a chave para o desenvolvimento. Os defensores desta corrente acreditam no poder da iniciativa privada em gerar desenvolvimento e pregam que o estado deve interferir o mínimo possível na economia.

    O desenvolvimento se daria, principalmente, através do aumento da produtividade dos fatores de produção. Isto é, através do avanço da tecnologia, que permitiria uma maior produção com menor uso do tempo e do trabalho.

    Os principais expoentes desta teoria são os Estados Unidos da América e a Inglaterra. Além disso, outros países adotaram, em maior ou menor medida, as teorias neoliberais para se desenvolver – tais como os tigres asiáticos e o Chile.

    A outra corrente do desenvolvimento econômico deriva das ideias do Keynesianismo. As pessoas que suportam esta corrente acreditam que o estado deve ter um maior papel como indutor do crescimento econômico.

    Principalmente de acordo com Keynes, o estado deveria atuar com políticas anticíclicas em momentos de crise. Como por exemplo, elevando a demanda agregada para frear o desemprego.

    Um exemplo de país que cresceu com a intervenção do estado na economia é a China. Discute-se, porém, se a China teria atingido o crescimento ou o desenvolvimento econômico.

    Qual a importância do conceito de desenvolvimento?

    Como você pode ver, existem diferentes ideias a respeito do desenvolvimento econômico. Em suma, no entanto, todas convergem para o fato de que o país deve atingir o crescimento da renda (PIB) e do consumo, bem como o avanço de aspectos qualitativos do bem-estar da população.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    3 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Pires Sozinho 9 de agosto de 2019

      Muito Bom seu artigo. Parabens

      Responder
    • Pires Sozinho 9 de agosto de 2019

      Muito Bom seu Artigo

      Parabens

      Responder
    • Prof. Dr. Sandro Maskio 27 de setembro de 2020

      Os tigres asiáticos adotaram políticas contrárias às recomendadas pelos preceitos neoliberais. Os países hoje desenvolvidos, como EUA, Inglaterra, Alemanha e outros, trilharam o processo de desenvolvimento por meio de ações que vão de encontro ao receituário neoliberal.

      A despeito da indiscutível importância da ampliação da produtividade, os caminhos para sua ampliação, em especial nas economias mais ricas, sempre estiveram longe do receituário neoliberal

      Responder