demonstrações financeiras

Você sabe o que são as demonstrações financeiras? Todo investidor que quiser analisar uma empresa deve entender do que se tratam esses documentos.

As demonstrações financeiras são os documentos padronizados obrigatórios, enviados à CVM pelas companhias abertas, e que contém várias informações financeiras importantes, como por exemplo, receitas, despesas, dívidas,contas a pagar e receber, movimentações no caixa da empresa, entre muitas outras..

As demonstrações mais importantes para o investidor são:

  • Demonstração do resultado do Exercício (DRE)
  • Balanço Patrimonial
  • Demonstração do Fluxo de Caixa

Mas também existem outras demonstrações acessórias, como:

  1. Demonstração do Resultado Abrangente
  2. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
  3. Demonstração do Valor Adicionado
  4. Notas Explicativas
  5. Relatório da administração

As demonstrações podem ainda ser individuais ou consolidadas. Quando forem individuais estamos falando apenas da companhia controladora. Já no caso da apresentação consolidada, enxergamos a empresa controladora, assim como suas subsidiárias, como se fossem uma única entidade econômica.

O ideal para quem está começando a analisar ações é utilizar as demonstrações consolidadas.

Também é importante ressaltar que esses demonstrativos possuem prazo para serem entregues. No Brasil, as empresas devem divulgar essas informações trimestralmente, e o atraso na entrega não deve ser visto com bons olhos.

Por fim, vale mencionar que alguns desses documentos não possuem muita utilidade para o investidor pessoa física, que é o cliente da Suno. Assim, iremos tratar neste artigo apenas das 3 demonstrações principais, utilizando como exemplo a empresa Movida (MOVI3). Para encontrar esses demonstrativos, basta ir no site da B³, CVM, ou do ri da empresa.

Então vamos começar.

 

DRE da Movida

Demonstração do Resultado de Exercício – Movida

A DRE é o documento que mostra o total de receitas, despesas, e o lucro durante um determinado período.  De fato, as companhias costumam mostrar esses valores para cada trimestre no ano, assim como o acumulado em 3,6,9 e 12 meses. Também são apresentados os valores correspondentes para o período anterior, para fins de comparação.

Além disso, existe uma estrutura padrão na DRE. Começamos com a receita operacional e depois vamos deduzindo as despesas, primeiro as de produção, depois operacionais, financeiras e tributárias. É comum que receitas e despesas não recorrentes também apareçam no meio da DRE.

Vale mencionar ainda que existem três formatos diferentes de DRE, dependendo se a empresa for comercial ou industrial, seguradora, ou banco.

 

Balanço Patrimonial da Movida

balanço patrimonial – Movida

O balanço patrimonial apresenta os ativos e passivos circulante e não circulante, e também o patrimônio líquido da empresa no final do 1º,2º,3º e 4º trimestres do ano, como se fosse um retrato da situação financeira nesta desta. Ainda, aparecem os valores correspondentes para os dois anos anteriores.

De fato, é importante que você saiba analisar o balanço da empresa em questão, para determinar o nível de endividamento e a qualidade dos ativos, por exemplo.

Demonstração do Fluxo de Caixa da Movida

Demonstração de Fluxo de Caixa – Movida

Por fim, a última demonstração que iremos olhar é a do Fluxo de Caixa, abrangendo o mesmo período da DRE. Esse documento mostra as movimentações do caixa da companhia, a qual é divida em três grandes categoria, que são:

  1. Atividades operacionais
  2. Atividades de investimento
  3. Atividades de financiamento

Mas o que importa isso? É simples. Avaliar essa demonstração junto com a DRE traz uma visão mais realista da situação econômica da empresa. Ou seja, se a companhia está traduzindo lucros em caixa e caixa em lucros, e também para onde está indo o caixa gerado nas operações.

Conclusão sobre as Demonstrações Financeiras

conclusão demonstrações financeiras

As demonstrações financeiras são documentos indispensáveis para realizar uma análise minimamente adequada de uma companhia e portanto, dar conforto na hora de investir.  Entre as principais demonstrações, destacamos a DRE, Balanço Patrimonial, e Fluxo de Caixa. Assim, se você souber como avaliar cada uma dessas demonstrações, temos certeza de que conseguirá entender mais profundamente o desempenho e solidez financeira de determinada empresa.

 

 

 

Compartilhe a sua opinião
Rodrigo Wainberg

Rodrigo Wainberg

Profissional aprovado no Level III da certificação CFA, investidor em ações há 6 anos, possui registro de Analista e Consultor de Valores Mobiliários, e é Bacharel em Física pela UFRGS.