deflator
Por: Tiago Reis

Deflator: como funciona esse indicador de correção monetária?

Para os estudos da economia, o entendimento do conceito de deflator é fundamental.

Com o auxílio do deflator, é possível comparar séries de preços de diferentes períodos. Esse conceito é muito utilizado para avaliar o PIB (Produto Interno Bruto) de diferentes anos, por exemplo.

O que é deflator?

O deflator é um indicador econômico utilizado para corrigir valores presentes para valores passados, possibilitando que o efeito da inflação com o tempo seja removido do valor presente.

O deflator do PIB é uma das principais aplicações deste importante conceito econômico. Contudo, mesmo com algumas similaridades, existem diferenças entre os índices de inflação e o deflator, que tornam a utilidade de ambas as informações distintas.

Guia de Economia para Investidores

Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

Para que serve o deflator implícito?

O deflator implícito, ou do PIB, é uma importante informação econômica, calculada e utilizada pelas principais potências mundiais.

Diferente dos índices de inflação, como é o caso do IPCA, o deflator do PIB não considera apenas o valor de uma determinada cesta de bens, mas sim de todo fluxo de produção em determinado período.

Por isso, além dos preços dos bens, informações como: gasto do governo, formação de capital bruta de capital fixo e balança de pagamentos do país.

Este indicador é conhecido como implícito, já que o valor não é calculado a partir de uma pesquisa, mas sim através de um cálculo envolvendo o PIB nominal e o PIB real.

10 livros que todo investidor deveria ler

Como calcular o deflator do PIB?

Muitas pessoas se perguntam como calcular o PIB real, já que esta informação não é dada diretamente através da soma dos gastos do governo, consumo, investimento e exportações líquidas de determinado ano corrente.

Para calcular  o PIB real, é necessário dividir o valor do PIB nominal pelo deflator do PIB.

Logo, para calcular o deflator do PIB, é apenas necessário inverter a ordem desta equação.

Através da divisão do PIB nominal pelo PIB real, é possível encontrar o valor do deflator. Por isso, muitas vezes, o indicador em questão pode até ser reconhecido como índice PIB.

A fórmula do deflator do PIB é a seguinte:

  • Deflator do PIB = (PIB nominal / PIB real) x 100

Se o valor calculado for igual a 105, por exemplo, podemos interpretar que houve um aumento de preços de 5% entre o ano atual e o ano base utilizado.

É importante lembrar que o indicador do PIB do ano base escolhido sempre será igual a 100, já que neste caso o PIB nominal e real serão os mesmos.

E-book: Comece a Investir na Bolsa

Comece a investir! Saiba tudo que você precisa saber para dar os seus primeiros passos na Bolsa com o nosso Manual Gratuito do Investidor Iniciante!

Deflator do PIB e os gastos do governo

No Brasil, e em grande parte do mundo, a política monetária é guiada pelas famosas metas de inflação.

Uma das implicações deste fato é que o teto de gastos do governo deverão ser corrigidos pela inflação do período em questão.

No entanto, essa correção ocorre através de algum índice de inflação, como o IPCA, por exemplo.

Quando deflator do PIB é maior que o índice de inflação é importante entender o que acontece na relação dívida/PIB.

Como o aumento de gastos do governo (dívida) é corrigido pelo IPCA e o PIB é atualizado pelo deflator, o denominador (PIB) tende a aumentar mais, permitindo o governo aumentar mais seus gastos, sem alterar a relação dívida/PIB do país.

Esse artigo te ajudou a entender mais sobre o que é o deflator? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

Telegram Suno
Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs
accounting (1)

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Aprenda os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!

Frame

NÃO VÁ EMBORA AINDA...

Inscreva-se e receba Grátis conteúdo exclusivo sobre Poupança, Ações, Economia e muito mais!