Acesso Rápido

    Déficit orçamentário: saiba o que é e quais seus efeitos

    Déficit orçamentário: saiba o que é e quais seus efeitos

    Um dos principais componentes do PIB são os gastos do governo, que, quando superam o que a receita arrecada, podem resultar em um déficit orçamentário.

    Com a existência de um déficit orçamentário, ocorrem consequências que podem resultar em impactos em outras variáveis e parâmetros econômicos.

    O que é déficit orçamentário do governo?

    O déficit orçamentário do governo, conhecido também como déficit público, é o resultado da avaliação de determinado período quando os gastos do governo superam a sua arrecadação.

    Por gastar mais do que se recebe, evidentemente, há uma contribuição para o aumento da dívida pública.

    Guia de Economia para Investidores

    Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Logo, o extremo oposto ao déficit orçamentário, a situação onde as arrecadações são maiores do que os gastos do governo, é conhecido como superávit.

    É verdade que o termo déficit orçamentário, ou déficit spending (no inglês), pode ser aplicado para todas formas de gestão, até em empresas privadas.

    Mas como o déficit orçamentário do governo tem tantas implicações econômicas e é centro de muitos debates, é interessante focar no caso do déficit público.

    Tipos de déficit orçamentário do governo

    O governo pode divulgar o seu déficit de algumas formas distintas, considerando ou não alguns fatores para o cálculo.

    As principais e mais frequentes formas de desmontar o déficit do governo, são:

    Como o governo pode se livrar de um déficit?

    Para se livrar de um déficit orçamentário, o governo precisará atacar algum dos lados da equação: a receita ou as despesas.

    Pelo lado da receita, é possível fazer reformas tributárias, a fim de arrecadar mais através dos impostos.

    Essa medida sobre os tributos pode ser tanto sobre o imposto de renda, como no imposto sobre mercadorias ou outras formas de tributação.

    A adoção de um imposto como a CPMF, por exemplo, poderia ser um ponto adotado em uma reforma tributária para aumentar as receitas do governo através da taxação de transações bancárias.

    Em contrapartida, pelo lado dos gastos, é possível reduzi-los através de algumas medidas, como o congelamento de gastos ou tornando a gestão mais eficiente.

    Apesar de toda polêmica acerca do assunto, as vezes é preciso frear o aumento real de gastos em determinados setores, para assim controlar o aumento da dívida pública.

    Mas é preciso entender que o déficit orçamentário pode comprometer a política pública e, consequentemente, a economia.

    Percepções sobre o déficit público

    Por muito tempo, influenciada principalmente pelas ideias do keynesianismo, a política pública não via com maus olhos um déficit fiscal.

    Afinal, quanto maior o gasto do governo, maior o PIB. E, além disso, se esse gasto fosse aplicado para obras públicas, por exemplo, que aumentassem o nível de emprego, o resultado obtido seria melhor ainda.

    No entanto, após algumas observações e avaliações econômicas, foi percebido como os gastos desenfreados do governo podem contribuir para um aumento na inflação esperada e, consequentemente, na taxa de juros.

    É certo que os gastos do governo podem ajudar muito, se bem aplicados. A grande questão é melhorar a eficiência para cada centavo investido pelo governo.

    Assim, é possível atingir os objetivos da política pública, sem comprometer o bom funcionamento da economia, que tem muito impacto sobre o bem-estar da sociedade.

    Esse artigo te ajudou a entender melhor sobre déficit orçamentário? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    1 comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Sumbo Mamponde 27 de outubro de 2020

      Simplesmente claro!!

      Responder