Acesso Rápido

    Débito de veícuilos: entenda seu funcionamento e como quitar

    Débito de veícuilos: entenda seu funcionamento e como quitar

    A sabedoria popular afirma que ter um carro demanda um custo equivalente ao de manter uma família. E não é pra menos. Com as diversas obrigações que o envolvem, é fácil acabar com débitos de veículos.

    Os débitos de veículos nem sempre são fáceis de encontrar quando isto é necessário. E, quando menos se espera, o proprietário do automóvel se depara com um grande valor a ser pago, graças às multas e juros, afetando seu planejamento financeiro.

    O que são débitos de veículos?

    Débitos de veículos são os valores obrigatórios que não foram pagos dentro do prazo pelo seu proprietário. Isso abrange, por exemplo, seguro, licenciamento, imposto e revisões. Estas dívidas também podem ser oriundas de multas de trânsito não quitadas dentro do tempo estipulado pelo órgão fiscalizador, no caso, o Detran.

    Assim como toda dívida, estes débitos não quitados podem se transformar em uma bola de neve e, consequentemente, uma grande dor de cabeça para o devedor.

    Planilha de Controle de Gastos

    Não perca o controle das suas finanças! Baixe nossa planilha gratuita de controle de gastos e organize melhor toda a sua vida financeira!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Tanto é que nas grandes cidades é comum encontrar carros abandonados pelos seus antigos donos nos pátios do Detran, porque os custos para obtê-lo de volta seriam maiores do que a aquisição de um novo veículo.

    Assim, vale a pena de tempos em tempos verificar se há alguma pendência com relação ao carro, moto ou mesmo caminhão pelo qual se é responsável.

    Como consultar débitos de veículos?

    A consulta da situação do veículo pode ser feita, na maior parte dos casos, pela internet. O que torna todo o processo bem mais fácil para o proprietário ou candidato à compra de um veículo.

    Em São Paulo, por exemplo, esta consulta pode ser feita no site da Secretaria da Fazenda do Estado. Lá é possível encontrar débitos das seguintes obrigações:

    É interessante que esta consulta seja feita periodicamente pelo proprietário, afinal não são raros os erros no sistema que mostram dívidas abertas que, na verdade, já foram pagas.

    Quer organizar melhorar suas finanças? Baixe a planilha da Vida Financeira da Suno Research.

    Consequências de não pagar o débito de um veículo

    O não pagamento de débitos de um veículo pode ter sérias consequências para o proprietário do bem. Isso porque o IPVA, por exemplo, é um imposto que pode ir para dívida ativa. O que pode causar problemas ao contribuinte com o Estado.

    Por isso, o ideal é não ter IPVA em atraso. Além disso, se houver alguma pendência financeira ligada ao veículo, não será possível fazer o seu licenciamento. Com isso, ele não pode ser dirigido na rua legalmente.

    Isso porque dirigir um carro que esteja com o licenciamento em atraso pode fazer com que o veículo seja apreendido em caso de blitz ou fiscalização.

    Como quitar débitos de veículos?

    Os débitos de um veículo devem ser pagos diretamente ao órgão competente. Em geral, é gerado um boleto para que o pagamento seja feito.

    Porém, há vezes em que o governo abre a possibilidade de negociação de dívidas, oferecendo facilidades para a quitação da dívida, como um parcelamento e redução de juros e multas.

    Então vale a pena ficar atento aos avisos deste tipo de oportunidade.

    Foi possível saber mais sobre débitos de veículos? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *