D2C
Por: Tiago Reis

D2C: entenda como funciona o modelo de negócios direct to consumer

Há no mercado, atualmente, uma série de modelos de venda. Cada negócio pode optar por aquele que garante o maior lucro líquido. Recentemente, um novo modelo tem se tornado popular, conhecido como D2C.

A expressão significa “direto para o consumidor”, mas é popularmente conhecida como D2C.

O que é o modelo de negócios D2C?

O modelo de negócios D2C (direct to consumer) ocorre quando uma indústria vende diretamente para o consumidor final. Isto é, sem passar por revendedores e/ou distribuidoras. Estratégia que cresceu, recentemente, com facilidade do e-commerce.

Também conhecido como venda direta ao consumidor ou estratégia de desintermediação, o modelo é voltado para indústrias que visam coletar dados sobre os consumidores e aumentar as margens de lucro.

Através de canais de venda digitais, por exemplo, um negócio consegue entender o comportamento e transformar em dados as vendas. Assim, um negócio pode testar, desenvolver e aprimorar produtos.

Dessa forma, o negócio se torna mais eficiente. Além disso, a empresa consegue se aproximar dos clientes e ser mais assertivo.

Outra vantagens do modelo D2C, é o número menor de custos. Diferentes de outros modelos de negócio que envolvem maiores despesas para se manterem.

Como funciona o modelo D2C?

Os empreendedores têm criado uma série de estratégias para aumentarem os lucros. Os diferentes modelos de negócio são um exemplo. As características do modelo D2C incluem o encurtando de processo de venda.

Desta forma, há a diminuição de custos. Este modelo é conhecido por eliminar intermediários. Diminuindo os gastos com representantes, franquias, distribuidores ou lojas físicas.

Entretanto, a empresa fica responsável por todos os custo que podem ir de logística até retenção de clientes. Isso porque as despesas não são divididas pelos intermediários como em negócios mais tradicionais.

O modelo D2C vem crescendo entre as empresas, já que ele representa um custo de distribuição menor e, consequentemente, margens maiores. Para saber como analisar esse e outros modelos de vendas,

Principais modelos de negócio

d2c

Além do D2C, existe uma série de siglas para diversos outros modelos de negócios. Alguns deles são:

  • C2C: Modelo de venda entre consumidor e consumidor. Como as vendas feitas pelo eBay e OLX;
  • B2C: Business to Customer, onde a transação ocorre entre a empresa e seus clientes. Normalmente, o B2C é o formato de venda mais visto no mercado;
  • B2B: Acontece quando a venda ocorre de uma empresa para outra. O termo se refere a Business to Business;
  • B2G: Business to Government, é quando um negócio faz uma venda, presta serviços para órgãos públicos;
  • G2P: Significa Government to Public, que é a venda feita pelo governo para o público;
  • G2G: Significa Government to Government, que ocorre quando um governo faz negócios com outras instituições públicas ou até mesmo outros governos.

Exemplos de negócios D2C

O modelo de venda direta para o consumidor não possui um inventor e nem uma data que começou. O modelo foi se popularizando com o advento da internet. Hoje, diversas empresas adotam a estratégia de venda.

Um exemplo de negócio D2C é a empresa automotiva Tesla Motors. Fundada e comandada pelo empreendedor Elon Musk, a Tesla é avaliada atualmente em 50 bilhões de dólares. As vendas dos veículos e acessórios são feitas direto para o consumidor.

Há outras empresas que têm resultados positivos com o modelo D2C. Como a Nike, que pretende atingir 50 bilhões de dólares em vendas até 2020, sendo o modelo D2C a principal maneira de vendas.

O modelo de vendas D2C cresce com a popularização dos e-commerces. Além disso, as vendas direto para o consumidor podem gerar uma série de benefícios para os negócios pelo número menor de despesas.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

60 artigos
FIIs
kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!