custo de oportunidade

Escolher comprar um determinado produto ou realizar um investimento pode ser uma atividade de intensa pesquisa sobre as diversas opções que podemos possuir. Esse conceito está intimamente ligado à idéia do custo de oportunidade.

Para um investidor de qualidade, entender o que é custo de oportunidade é fundamental em sua formação e desempenho de sua carteira de investimentos.

Portanto, podemos dizer que o custo de oportunidade é um termo utilizado na economia do qual indica o custo da escolha de alguma coisa em detrimento de outra.

Dessa forma, essa idéia representa a noção de renúncia que uma determinada escolha tem em relação a todas as demais.

Por exemplo, ao um investidor escolher comprar uma determinada ação, ele terá que automaticamente renunciar à compra de todas as demais.

Aprofundando o conhecimento sobre o custo de oportunidade

custo de oportunidade

Aprofundando o conhecimento sobre o custo de oportunidade

Ao analisar a lucratividade potencial de um investimento, um bom gestor de recursos precisará compará-lo à melhor opção possível disponível no mercado.

Para fazer isso, ele precisará fazer cálculos de taxas de retorno esperado para diversos investimentos, na esperança de poder escolher aquele que, segundo as suas premissas, é o que dará o melhor retorno possível.

É importante salientar que aquele empresário que não possui uma boa compreensão desse conceito pode, recorrentemente, fazer más escolhas de alocação de capital.

Por exemplo, um empresário deve saber escolher entre fazer um investimento numa nova fábrica em uma localidade mais próxima de seus clientes ou decidir realizar uma expansão de sua fábrica já existente a partir do terreno que possui.

Para isso, esse gestor terá que realizar cálculos de retorno esperado, baseados em estimativas realistas, sempre levando em consideração os riscos envolvidos em todas as opções envolvidas.

Isso acontece porque, para toda companhia, os recursos demandados pela mesma sempre serão escassos e, desse modo, tenderão a apresentar preços e taxas de retorno bastante diferentes.

O custo de oportunidade na vida

custo de oportunidade

O custo de oportunidade na vida

Obviamente, o conceito de custo de oportunidade não se restringe apenas a investimentos. Ele pode ser observado nos mais diversos aspectos do cotidiano.

Esse conceito pode estar presente desde as grandes decisões como comprar uma casa em determinado bairro e não em outro, ou abrir um negócio próprio ao invés de fazer investimentos em bolsa de valores.

Mas também ao escolher comer em um restaurante todos os dias ao invés de fazer a sua própria comida em casa.

O próprio casamento pode ser um ótimo exemplo desse conceito, pois caso seja monogâmico, sempre haverá uma escolha em detrimento de todas as outras.

Esses são apenas alguns exemplos práticos que servem para ilustrar que todas as nossas escolhas possuem conseqüências, sejam elas rápidas ou tardias, boas ou más.

O mais importante nesse sentido, é saber sempre avaliar o momento certo de entrar, mas também quando sair, à medida que oportunidades melhores aparecerem.

Desse modo, podemos concluir que o custo de oportunidade sempre deve estar presente em nosso pensamento. Além disso, a avaliação das escolhas deve ser feita com o cuidado proporcional ao impacto que ele pode gerar na vida de uma pessoa.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.